Estudo de Atos 19:13 – Comentado e Explicado

Alguns judeus exorcistas que percorriam vários lugares inventaram invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que se achavam possessos dos espíritos malignos, com as palavras: Esconjuro-vos por Jesus, a quem Paulo prega.
Atos 19:13

Comentário de Albert Barnes

Os judeus vagabundos – grego: judeus circulandope??e???µ???? perierchomenonA palavra “vagabundo” conosco agora é comumente usada em mau sentido, para denotar “um vagabundo; um homem que não tem casa; um sujeito ocioso e inútil. A palavra, no entanto, significa apropriadamente “alguém que vagueia de um lugar para outro, sem habitação habitada, por qualquer causa que possa ser”. Aqui denota “aqueles judeus que vagavam de um lugar para outro, praticando exorcismo”.

Exorcistas – ex?????st?? exorkistonEsta palavra corretamente indica “aqueles que fingiram ser capazes de expulsar espíritos malignos, ou curar doenças por encantos, encantamentos” etc. Foi aplicado nesse sentido, porque aqueles que fingiam ser capazes de expulsar demônios usavam a fórmula de um juramento, ou os ajustavam, para obrigá-los a deixar as pessoas possuídas. Compare Mateus 12:27 . Eles costumavam usar o nome de Deus ou apelavam aos demônios em nome de Deus para deixar a pessoa. Aqui eles usaram o nome Jesus para ordenar que eles saíssem. Tais andarilhos e pretendentes são comuns nos países orientais agora. Veja Land and the Book, vol. Eu. 224.510.

Convocá-los – Para nomear ou usar o nome dele como suficiente para expulsar o espírito maligno.

O nome do Senhor Jesus – As razões pelas quais eles tentaram isso foram:

(1) Que Jesus havia expulsado muitos espíritos malignos; e,

(2) Que foi em seu nome que Paulo realizou seus milagres. Talvez eles supusessem que havia algum encanto nesse nome para expulsá-los.

Nós o adulteramos – Nós o prendemos por um juramento; nós te ordenamos como sob a solenidade de um juramento, Marcos 5: 7 ; 1 Tessalonicenses 5:27 . É uma forma de colocar alguém sob juramento, 1 Reis 2:43 ; Gênesis 24:37 ; 2 Reis 11: 4 ; Neemias 13:25 (Septuaginta). Que essa arte foi praticada então, ou tentada, é abundantemente comprovada por Irineu, Orígenes e Josefo ( Antiq. , Livro 8, capítulo 2, seção 5). Veja Doddridge. O nome comum usado foi o nome incomunicável de Deus, Javé, ao declarar que, de uma maneira especial, era fingido que eles tinham o poder de expulsar demônios.

Comentário de E.W. Bullinger

vagabundo = itinerante. Grego. perierchomai. Somente aqui, Atos 28:13 . 1 Timóteo 5:13 . Hebreus 11:37 . Compare Gênesis 4:14 .

exorcistas . Grego. exorkistes. Só aqui. O verbo exorkizo, para conjugar , apenas em Mateus 26:63 .

tomou sobre eles = tomou na mão. Grego. epicheireo. Veja nota em Atos 9:29 .

ligar . . . o nome = nome.

acabou . Grego. epi. App-104. Para ter controle sobre um demônio, era necessário conhecer seu nome (compare Marcos 5: 9 ) ou invocar o nome de um poder ou espírito superior. Josefo ( Antiguidades VIII. Ii. 5) relata como um exorcista, chamado Eleazar, ao expulsar um demônio na presença de Vespasiano, invocou o nome de Salomão. O grande Papiro mágico do século III, na Bibliotheque Nationale de Paris, apresenta feitiços nos quais os nomes de Abraão, Isaac e Jacó e de Jesus, Deus dos hebreus, são usados.

Nós . Os textos lêem “eu” .

ajustar . Grego. orkizo. Esta é a fórmula para expulsar um demônio no Papyrus acima mencionado, onde o exorkizo também é encontrado.

prega . Grego. kerusso. App-121.

Comentário de John Calvin

13. Até o fim, pode parecer mais claro que o apostolado de Paulo foi confirmado por aqueles milagres de que se mencionou ultimamente, Lucas agora ensina que, quando certos fingem falsamente o nome de Cristo, esse abuso é mais severamente punido. Por meio do qual concluímos que tais milagres foram realizados pela mão de Paulo, sem nenhum outro fim, exceto que todos os homens pudessem saber que ele pregou fielmente a Cristo como o poder de Deus; pois o Senhor não apenas não os deixou separados da pura doutrina do evangelho; mas puniu tão severamente aqueles que os atraíram absurdamente aos seus encantamentos; de onde nos reunimos novamente, para que, qualquer que seja o milagre que obscurece o nome de Cristo, eles estão fazendo malabarismos com os modelos do diabo; e que esses sejam aconchego e falsificadores que atraem os verdadeiros milagres de Deus para qualquer outro fim, exceto que a verdadeira religião possa ser estabelecida. – (370)

Certos exorcistas. Não duvido, mas que este cargo tenha procedido de emulação tola. Deus costumava exercer seu poder de diversas maneiras entre os judeus; e ele havia usado os profetas no passado como ministros para afastar demônios; sob a cor da qual eles inventaram a conjuração, (371) e, a partir de então, foi erigida inadvertidamente uma função extraordinária sem o mandamento de Deus. Além disso, pode ser que (Deus o tenha nomeado), de alguma forma; – (372) não que ele fosse a favor de maneira absurda, mas que eles pudessem mais voluntariamente manter a religião de seus pais, até a vinda de Cristo. Sob o reinado de Cristo, a ambição perversa causou conflitos entre os cristãos e os judeus. Pois os exorcistas foram feitos segundo a vontade dos homens; depois disso (como a superstição sempre piora cada vez mais), o papa teria isso em comum com todos os seus funcionários, que deveriam ser promovidos em maior grau. Pois depois que eles são feitos guardiões de portas, imediatamente a conjuração de demônios é confiada a eles; e por muita experiência eles se riram. Pois eles são obrigados a confessar que dão um título vã e sem efeito, pois onde está o poder que têm para conjurar demônios? e os próprios exorcistas assumem, para sua própria reprovação, um cargo que nunca colocam em prática. Mas isso cai justamente, isso. não há fim de errar, quando os homens se afastam da palavra de Deus. Ao tocar nesses homens, concluímos que eles eram patifes errantes e que foram de porta em porta, do tipo que vemos muitos hoje em Papery; porque ele diz que eles foram por aí. Pelas palavras que ele nos dá a entender, elas foram de um lado para o outro quando a ocasião lhes foi oferecida para enganar os homens. –

Adjudicamos você por Jesus. É algo parecido com a verdade, [provável] que esses enganadores fogem para o nome de Cristo, para que eles possam obter um novo poder, do qual haviam se vangloriado antes, ou porque o poder que eles haviam cessado, poderia escurecer. o Evangelho. Essa invocação teve duas falhas; pois enquanto eles eram inimigos – (373) da doutrina de Paulo, eles abusam da cor dela sem , por assim dizer, em encantamentos mágicos; segundo, eles tomam para si mesmos sem o chamado de Deus o que não está nas mãos do homem. Mas o chamado legítimo ao nome de Deus e Cristo é o que é dirigido pela fé, e não ultrapassa os limites do chamado de um homem. Portanto, somos ensinados por este exemplo, que nada devemos tentar, a menos que tenhamos a luz da palavra de Deus diante de nós, para que não soframos como punição por nosso sacrilégio. O próprio Senhor nos ordena a orar. Quem quer que não tenha o dom de milagres, mantenha-se dentro desses limites. Pois quando os apóstolos fizeram os espíritos impuros saírem dos homens, eles tinham Deus como seu autor, e sabiam que executavam fielmente o ministério que Ele lhes ordenara. –

Sanciatur “, sancionado ou confirmado.

Exorelmos “, exorcismos.

Perfume líquido alíquido “, eles conseguiram um pouco.

Alieni “, estrangeiros de, estranhos para.

Comentário de Adam Clarke

Certos judeus vagabundos, exorcistas – ???e? ap? t?? pe??e???µe??? ???da??? e???????? ; Alguns dos judeus que praticaram exorcismos. O vagabundo tem uma aceitação muito ruim entre nós; mas, literalmente, vagabundo significa um andarilho, aquele que não tem um local de residência estabelecido. Estes, como todos os seus compatriotas, em todos os lugares, procuravam o pão da maneira que podiam; testando tudo o que eles poderiam ter a perspectiva de ganhar. Ao descobrir que Paulo expulsava demônios pelo nome de Jesus, eles pensavam que, usando o mesmo, poderiam produzir os mesmos efeitos; e, se pudessem, sabiam que seria para eles uma ampla fonte de receita; porque os demoníacos abundavam na terra.

Comentário de Thomas Coke

Atos 19:13 . Judeus vagabundos, exorcistas, Vários judeus dessa época fingiram ter o poder de expulsar demônios, particularmente por algumas artes e encantos que pareciam ser derivados de Salomão. Alguns desses exorcistas passeando , observando que São Paulo, invocando o nome de Jesus, fez verdadeiros milagres na expulsão de demônios, resolveram tentar o mesmo; cuja conseqüência foi não apenas impedir que esses impostores abusem do nome sagrado e venerável de Jesus no futuro, mas também torná-lo mais terrível.

Comentário de John Wesley

Então, alguns dos vagabundos judeus, exorcistas, convocaram-os a chamar aqueles que tinham espíritos malignos, o nome do Senhor Jesus, dizendo: Nós os admoestamos por Jesus, a quem Paulo prega.

Exorcistas – Vários judeus dessa época fingiram poder expulsar demônios, particularmente por certas artes ou feitiços, supostamente derivados de Salomão.

Compromisso com o nome – empreendimento vã! Satanás ri de todos aqueles que tentam expulsá-lo dos corpos ou das almas dos homens, mas pela fé divina. Toda a luz da razão não é nada para a arte ou força desse espírito sutil. Seu ofício não pode ser conhecido senão pelo Espírito de Deus, nem sua força pode ser conquistada senão pelo poder da fé.

Referências Cruzadas

Gênesis 4:12 – Quando você cultivar a terra, esta não lhe dará mais da sua força. Você será um fugitivo errante pelo mundo”.

Gênesis 4:14 – Hoje me expulsas desta terra, e terei que me esconder da tua face; serei um fugitivo errante pelo mundo, e qualquer que me encontrar me matará”.

Josué 6:26 – Naquela ocasião Josué pronunciou este juramento solene: “Maldito seja diante do Senhor o homem que reconstruir esta cidade de Jericó: “Ao preço de seu filho mais velho lançará os alicerces da cidade; ao preço de seu filho mais novo porá suas portas! “

1 Samuel 14:24 – Os homens de Israel estavam exaustos naquele dia, pois Saul havia lhes imposto um juramento, dizendo: “Maldito seja todo o que comer antes do anoitecer, antes que eu tenha me vingado de meus inimigos! ” Por isso ninguém tinha comido nada.

1 Reis 22:16 – O rei lhe disse: “Quantas vezes devo fazer você jurar que irá me dizer somente a verdade em nome do Senhor? “

Salmos 109:10 – Vivam os seus filhos vagando como mendigos, e saiam rebuscando o pão longe de suas casas em ruínas.

Mateus 12:27 – E se eu expulso demônios por Belzebu, por quem os expulsam os filhos de vocês? Por isso, eles mesmos serão juízes sobre vocês.

Mateus 26:63 – Mas Jesus permaneceu em silêncio. O sumo sacerdote lhe disse: “Exijo que você jure pelo Deus vivo: se você é o Cristo, o Filho de Deus, diga-nos”.

Marcos 5:7 – e gritou em alta voz: “Que queres comigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Rogo-te por Deus que não me atormentes! “

Marcos 9:38 – “Mestre”, disse João, “vimos um homem expulsando demônios em teu nome e procuramos impedi-lo, porque ele não era um dos nossos. “

Lucas 9:49 – Disse João: “Mestre, vimos um homem expulsando demônios em teu nome e procuramos impedi-lo, porque ele não era um dos nossos. “

Lucas 11:19 – Se eu expulso demônios por Belzebu, por quem os expulsam os filhos de vocês? Por isso, eles mesmos estarão como juízes sobre vocês.

Atos dos Apóstolos 8:18 – Vendo Simão que o Espírito era dado com a imposição das mãos dos apóstolos, ofereceu-lhes dinheiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *