Estudo de Atos 8:24 – Comentado e Explicado

Retorquiu Simão: Rogai vós por mim ao Senhor, para que nada do que haveis dito venha a cair sobre mim.
Atos 8:24

Comentário de Albert Barnes

Ore … – Aqui observe:

(1) Que Simão foi instruído a orar por si mesmo Atos 8:22 , mas ele não tinha disposição para fazê-lo, mas estava disposto a pedir que outros o fizessem por ele. Os pecadores costumam pedir aos outros que orem por eles, quando estão orgulhosos demais ou apaixonados pelo pecado, para orarem por si mesmos.

(2) a principal coisa que Pedro desejava impressionar nele era a sensação de seu pecado. Simon não considerou isso, mas olhou apenas para o castigo. Ele estava aterrorizado e alarmado; ele procurou evitar futuras “punições”, mas não teve nenhum alarme sobre seus “pecados”. O mesmo acontece com os pecadores. O mesmo aconteceu com o faraó Êxodo 8:28 , Êxodo 8:32 , e com Jeroboão 1 Reis 13: 6 . Os pecadores geralmente acalmam suas próprias consciências pedindo aos ministros e amigos cristãos que orem por eles, enquanto “eles” ainda pretendem perseverar na iniqüidade. Se as pessoas esperam ser salvas, devem orar “por si mesmas”; e ore não principalmente para se libertar do “castigo”, mas do “pecado que merece o inferno”. Isso é tudo o que ouvimos de Simão no Novo Testamento; e a probabilidade é de que, como muitos outros pecadores, ele não orou por si mesmo, mas continuou a viver na irritação da amargura e morreu no laço da iniqüidade. O testemunho da antiguidade é decidido nesse ponto. Veja as notas em Atos 8: 9 .

Comentário de E.W. Bullinger

respondeu, & c. App-122.

para. Grego. profissionais.

nenhum = nenhum . Grego. medeis.

em cima de. Grego. epi. App-104. Deste incidente, vem o termo “simonia” para o tráfego de coisas sagradas.

Comentário de John Calvin

24. Simon respondeu. Por este meio, concluímos que ele não aceitou o que Pedro havia ameaçado, mas considerou que sua salvação era buscada. E, embora só Pedro tenha falado, ele atribui o discurso a todos por causa do consentimento. Agora, surge uma pergunta sobre o que devemos pensar de Simon. As Escrituras não nos levam mais longe, exceto apenas para uma conjectura. Considerando que ele se rende quando é reprovado, e sendo tocado com o sentimento de seu pecado, teme o julgamento de Deus; e isso feito voa para a misericórdia de Deus e se entrega às orações da Igreja; estes certamente não são pequenos sinais de arrependimento; portanto, podemos supor que ele se arrependeu. E, no entanto, os escritores antigos afirmam com um consentimento que ele foi um grande inimigo de Pedro depois e que disputou com ele pelo espaço de três dias em Roma. A disputa também existe por escrito sob o nome de Clemente, mas possui manchas tão sujas que é de se admirar que os ouvidos cristãos consigam ouvi-los. Mais uma vez, Agostinho, escrevendo para Januarius, diz que havia mergulhadores e falsos boatos espalhados no exterior em Roma em seu tempo sobre esse assunto. Portanto, nada é mais seguro do que dar adeus a opiniões incertas, simplesmente para abraçar o que está estabelecido nas Escrituras. O que lemos em outros lugares de Simon pode ser justamente suspeito por muitas causas.

Comentário de Adam Clarke

Orem ao Senhor por mim – As palavras de Pedro certamente causaram uma profunda impressão na mente de Simão; e ele deve ter tido uma alta opinião da santidade e influência do apóstolo com Deus, quando ele assim se recomendou às suas orações. E podemos esperar bem o seu arrependimento e salvação, se a leitura do Codex Bezae e a margem do siríaco posterior puderem ser apoiadas: Ore por mim ao Senhor por mim, para que nenhum ( t??t?? t?? ?a??? ) de todos esses males que você falou ( µ?? ) A Mim, pode vir sobre mim: ( ?? p???a ??a??? ?? d?e??µpa?e? ) Quem chorou muito e não cessou. Ou seja, ele era um penitente incessante. No entanto, favoravelmente este ou qualquer outro EM. pode-se falar de Simão, geralmente ele deve ter ficado cada vez pior, opondo-se aos apóstolos e à doutrina cristã e enganando muitas cidades e províncias por operações mágicas; até estar em Roma, no reinado do imperador Cláudio, ele se gabava que ele podia voar e, ao exibir diante do imperador e do senado, a presença de São Pedro e São Paulo, que sabiam que seu vôo era ocasionado por magia, oraram a Deus para que o povo não fosse enganado e que seu poder pudesse falhar, em conseqüência de que ele caiu, e morreu logo depois de suas contusões. ” Esse relato vem da forma mais questionável e não possui evidências que possam contestar nosso consentimento. Para mim, isso e o restante das coisas ditas por Simão, o feiticeiro, parecem totalmente indignos de crédito. Calmet faz uma coleção geral do que pode ser encontrado em Justin Mártir, Irineu, Tertuliano; Eusébio, Teodoreto, Agostinho e outros, sobre o assunto de Simão Mago; e para ele, se o leitor achar que vale a pena, ele pode se referir. A substância desses relatos é dada acima e na nota de Atos 8: 9 ; e para dizer o mínimo deles, todos eles são muito duvidosos. A história de ele ter um altar erguido para ele em Roma, com a inscrição Simoni sancto deo , “ao santo deus Simão”, foi fundada em um erro absoluto e há muito tempo foi suficientemente refutada. Veja as inscrições em Gruter, vol. ip 96, inscrição. 5, 6, 7.

Comentário de Thomas Coke

Atos 8:24 . Orem ao Senhor por mim: É de se temer muito que essa pretensão de convicção e humilhação tenha sido apenas para impedir que Pedro e João o desonrem entre o corpo de cristãos; pois é razoável supor que essa conversa tenha passado em particular entre eles; e talvez Simão tivesse alguma esperança de que, se o segredo fosse mantido, ele poderia reduzir o povo, quando os apóstolos se foram, à sua sujeição anterior a ele, apesar da conversão ao cristianismo. As palavras, essas coisas que vocês disseram, sendo plurais, parecem naturalmente se referir às coisas terríveis que Simão ouvira no decorrer da pregação cristã, a respeito dos terríveis efeitos do desagrado divino contra pecadores impenitentes no mundo futuro. Talvez ele também tenha ouvido falar do terrível castigo infligido a Ananias e Safira, cap. 5:

Referências Cruzadas

Gênesis 20:7 – Agora devolva a mulher ao marido dela. Ele é profeta, e orará em seu favor, para que você não morra. Mas se não a devolver, esteja certo de que você e todos os seus morrerão”.

Gênesis 20:17 – A seguir Abraão orou a Deus, e Deus curou Abimeleque, sua mulher e suas servas, de forma que puderam novamente ter filhos,

Exodo 8:8 – O faraó mandou chamar Moisés e Arão e disse: “Orem ao Senhor para que ele tire estas rãs de mim e do meu povo; então deixarei o povo ir e oferecer sacrifícios ao Senhor”.

Exodo 10:17 – Agora perdoem ainda esta vez o meu pecado e orem ao Senhor seu Deus para que leve esta praga mortal para longe de mim”.

Exodo 12:32 – Levem os seus rebanhos, como tinham dito, e abençoem a mim também”.

Números 21:7 – O povo foi a Moisés e disse: “Pecamos quando falamos contra o Senhor e contra você. Ore pedindo ao Senhor que tire as serpentes do meio de nós”. E Moisés orou pelo povo.

1 Samuel 12:19 – E todo o povo disse a Samuel: “Ore ao Senhor seu Deus em favor dos seus servos, para que não morramos, pois a todos os nossos pecados acrescentamos o mal de pedir um rei”.

1 Samuel 12:23 – E longe de mim esteja pecar contra o Senhor, deixando de orar por vocês. Também lhes ensinarei o caminho que é bom e direito.

1 Reis 13:6 – Então o rei disse ao homem de Deus: “Interceda junto ao Senhor, o seu Deus, e ore por mim para que meu braço se recupere”. O homem de Deus intercedeu junto ao Senhor, e o braço do rei recuperou-se e voltou ao normal.

Esdras 6:10 – para que ofereçam sacrifícios agradáveis ao Deus dos céus e orem pelo bem-estar do rei e dos seus filhos.

Esdras 8:23 – Por isso jejuamos e suplicamos essa bênção ao nosso Deus, e ele nos atendeu.

Jó 42:8 – Vão agora até meu servo , levem sete novilhos e sete carneiros, e com eles apresentem holocaustos em favor de vocês mesmos. Meu servo Jó orará por vocês; eu aceitarei a oração dele e não farei com vocês o que vocês merecem pela loucura que cometeram. Vocês não falaram o que é certo a meu respeito, como fez meu servo Jó”.

Tiago 5:16 – Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *