Estudo de Isaías 43:15 – Comentado e Explicado

Eu sou o Senhor, vosso Santo, o criador de Israel, vosso rei.
Isaías 43:15

Comentário de Albert Barnes

I am the Lord – I am Yahweh – proved to be such, as the connection demands that we should interpret this, by sending to Babylon and bringing down your oppressors. This interposition in destroying Babylon would be a demonstration that he was Yahweh, the only true God, and their God.

The Creator of Israel – (See the note at Isaiah 43:1 ).

Your King – Ruling over you, and showing the right to do it by delivering you from your foes.

Comentário de Adam Clarke

O Criador – Para ???? , “Criador”, seis MSS. (dois antigos) têm ???? Elohey , “Deus”.

Comentário de John Calvin

15. eu Jeová. Este versículo não contém nenhuma declaração, e apenas mostra quem é que fala, quão grande é seu poder e majestade e, em uma palavra, quão calorosamente ele ama o povo eleito, de modo a dar maior peso à promessa anterior. Em suma, pode ser visto como o selo da afirmação anterior, confirmando mais poderosamente o que foi dito anteriormente, que é Deus quem faz essas promessas. Mas que Deus?

Seu Santo, o Criador de Israel, seu Rei. Ele é chamado Santo, porque escolheu e separou um povo, para que ele possa consagrá-lo a si mesmo; pois por esse título ele os lembra da adoção pela qual os uniu a si de uma maneira peculiar, para que eles entendam que ele será seu Pai e Salvador. E pela mesma razão, agora devemos reconhecê-lo como nosso Santo, porque ele nos separou para sermos membros da Igreja, dos quais somos assegurados por nosso chamado. O nome Criador não deve ser visto como uma referência à criação universal, pela qual os incrédulos também são criados, mas à nova criação, pela qual também somos chamados ( Efésios 2:10 ), “sua obra” ( t? p???µa ) como afirmamos anteriormente, enquanto expomos outras passagens.

Seu rei Isso pode realmente ser considerado absurdo; pois nem mesmo a aparência de um reino era visível, e nada era visto entre os judeus, a não ser o que estava coberto de vergonha e desgraça, por terem sido privados de toda ajuda e alívio. No entanto, havia espaço para o exercício da fé, para que eles esperassem a restauração do reino, embora aparentemente arruinados e quase extintos, e pudessem reconhecer que Deus era seu Rei.

Referências Cruzadas

Salmos 74:12 – Mas tu, ó Deus, és o meu rei desde a antigüidade; trazes salvação sobre a terra.

Isaías 30:11 – Deixem esse caminho, abandonem essa vereda, e parem de confrontar-nos com o Santo de Israel! “

Isaías 33:22 – Pois o Senhor é o nosso juiz, o Senhor é o nosso legislador, o Senhor é o nosso rei; é ele que nos salvará.

Isaías 40:25 – “Com quem vocês me compararão? Quem se assemelha a mim? “, pergunta o Santo.

Isaías 41:14 – Não tenha medo, ó verme Jacó, ó pequeno Israel, pois eu mesmo o ajudarei”, declara o Senhor, seu Redentor, o Santo de Israel.

Isaías 41:16 – Você irá peneirá-los, o vento os levará, e uma ventania os espalhará. Mas você se regozijará no Senhor e no Santo de Israel se gloriará.

Isaías 43:1 – Mas agora assim diz o Senhor, aquele que o criou, ó Jacó, aquele que o formou, ó Israel: “Não tema, pois eu o resgatei; eu o chamei pelo nome; você é meu.

Isaías 43:3 – Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, o Santo de Israel, o seu Salvador; dou o Egito como resgate por você, a Etiópia e Sebá em troca de você.

Isaías 43:7 – todo o que é chamado pelo meu nome, a quem criei para a minha glória, a quem formei e fiz”.

Isaías 43:21 – ao povo que formei para mim mesmo a fim de que proclamasse o meu louvor”.

Isaías 45:11 – “Assim diz o Senhor, o Santo de Israel, o seu Criador: A respeito de coisas vindouras, você me pergunta sobre meus filhos, ou me dá ordens sobre o trabalho de minhas mãos?

Isaías 48:17 – Assim diz o Senhor, o seu redentor, o Santo de Israel: “Eu sou o Senhor, o seu Deus, que lhe ensina o que é melhor para você, que o dirige no caminho em que você deve ir.

Jeremias 51:5 – Israel e Judá não foram abandonadas como viúvas pelo seu Deus, o Senhor dos Exércitos, embora a terra dos babilônios esteja cheia de culpa diante do Santo de Israel.

Habacuque 1:12 – Senhor, tu não és desde a eternidade? Meu Deus, meu Santo, tu não morrerás. Senhor, tu designaste essa nação para executar juízo; ó Rocha, determinaste a ela que aplicasse castigo.

Mateus 25:34 – “Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo.

Apocalipse 3:7 – Ao anjo da igreja em Filadélfia escreva: Estas são as palavras daquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que ele abre ninguém pode fechar, e o que ele fecha ninguém pode abrir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *