Estudo de Isaías 48:13 – Comentado e Explicado

Foi minha mão que fundou a terra, e minha destra que estendeu os céus; quando os convoco, todos se apresentam.
Isaías 48:13

Comentário de Albert Barnes

A minha mão também pôs … – Eu sou o Criador de todas as coisas, tenho todo o poder e sou abundantemente capaz de libertá-lo de todos os seus inimigos.

E a minha mão direita atravessou os céus. Margem: A palma da minha mão direita se estendeu. A sensação é de que ele, com a mão direita, havia medido ou medido os céus. A frase foi projetada para mostrar sua grandeza e poder (ver as anotações em Isaías 40:12 ).

Quando eu os chamo – (Veja a nota em Isaías 40:26 ). O sentido aqui é que aquele que tinha poder para comandar as hostes do céu e garantir sua perfeita obediência por sua palavra, também tinha poder para defender seu povo, libertá-lo de seus inimigos e conduzi-lo em segurança para sua própria terra.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 48:13 . Quando eu chamo, etc. – Nada pode nos dar uma idéia mais sublime de Deus do que esta passagem. A idéia é tirada dos servos, que, com a voz de seus senhores, se levantam instantaneamente e ficam prontos para executar seus comandos. Toda a criação, ao chamado de Deus, surge com pronta obediência e está pronta para executar sua vontade soberana.

Comentário de John Calvin

13. Certamente minha mão fundou a terra. Aqui o Profeta explica mais claramente o que ele quis dizer no versículo anterior. Depois de ter falado da constante e invariável vontade de Deus para conosco, ele também elogia o poder de Deus como manifestado pelas obras que contemplamos diariamente. Nessas obras, pode-se dizer que o Senhor se apresenta à nossa visão; e, saindo de seu santuário, ele se aproxima de nós por meio deles.

E a minha mão direita mediu, ou sustentou os céus. Quer traduzamos ???? (tippechah), “Mediu” ou “Manteve”, o significado será o mesmo; e não precisamos nos preocupar muito com a interpretação da palavra. Pela palavra “medida” é denotada a incrível sabedoria de Deus em ter ajustado por todos os lados, com uma proporção exata, a vasta extensão dos céus, de modo que não fique nem mais perto da terra nem mais longe dela do que é vantajoso para preservar a ordem, e que nesta extensão prodigiosa não há nada chocante ou impróprio. Se preferirmos a palavra “defender”, esta também é uma recomendação extraordinária da sabedoria e poder de Deus, ao “defender” a enorme massa dos céus em movimento contínuo, de modo que ela não cambaleie nem se incline mais para um lado do que para outro.

Quando eu os chamo, eles se levantam, ou devem se levantar juntos. Esta última cláusula, na qual ele diz que todas as coisas estão prontas, sob seu comando, é acompanhada de alguma dificuldade maior; pois pode referir-se à primeira criação ou ao governo contínuo do mundo. Se a referirmos à primeira criação, o futuro ????? (yagnamdu), que permanecerão, será colocado como pretérito. “Assim que o Senhor ordenou que aparecessem, eles imediatamente obedeceram;” como o salmista diz: “Ele falou, e eles terminaram.” ( Salmos 33: 9. ) Mas se adotarmos esse significado, a palavra igualmente, que ele acrescenta, pode parecer não concordar bem com a história da criação, conforme relatada por Moisés; pois o céu e a terra não foram criados e embelezados em um momento, mas a princípio tudo ficou sem forma e confuso, e depois o Senhor os reduziu à ordem. ( Gênesis 1: 2. ) A resposta é fácil; pois o Profeta não significa nada além de que o Senhor, pela mera expressão de sua vontade, criou todas as coisas e deu ao céu e à terra sua forma, para que eles imediatamente obedecessem a seu comando.

No entanto, eu voluntariamente o estendo ao governo contínuo do mundo; como se ele tivesse dito: “O céu e a terra cedem à autoridade do Senhor e obedecem à sua voz, e os corpos que estão à maior distância um do outro movem-se por vontade própria com uma harmonia surpreendente, como se fossem carregados por o mesmo movimento de uma roda. Embora o céu esteja separado da terra por um amplo espaço, ainda assim a voz do Senhor seja ouvida em toda parte, ele não precisa de mensageiros para transmitir sua vontade, mas pela menor expressão ele executa tudo no momento. ” Existe algum príncipe que tenha seus servos por toda parte prestando obediência instantânea? Certamente não. Assim, o poder de Deus é infinito, difunde-se por toda parte e se estende a todas as partes do mundo, como declara a Escritura ( Salmos 47: 2 ), e conforme aprendemos pelas instruções da fé.

Comentário de John Wesley

Também a minha mão lançou os fundamentos da terra, e a minha direita estendeu os céus; quando eu os chamo, eles se levantam juntos.

Levante-se – Eles ainda estão sempre prontos para executar meus comandos.

Referências Cruzadas

Exodo 20:11 – Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou.

Jó 37:18 – pode ajudá-lo a estender os céus, duros como espelho de bronze?

Salmos 102:25 – No princípio firmaste os fundamentos da terra, e os céus são obras das tuas mãos.

Salmos 119:89 – A tua palavra, Senhor, para sempre está firmada nos céus.

Salmos 147:4 – Ele determina o número de estrelas e chama cada uma pelo nome.

Salmos 148:5 – Louvem todos eles o nome do Senhor, pois ordenou, e eles foram criados.

Isaías 40:12 – Quem mediu as águas na concha da mão, ou com o palmo definiu os limites dos céus? Quem jamais calculou o peso da terra, ou pesou os montes na balança e as colinas nos seus pratos?

Isaías 40:22 – Ele se assenta no seu trono, acima da cúpula da terra, cujos habitantes são pequenos como gafanhotos. Ele estende os céus como um forro, e os arma como uma tenda para neles habitar.

Isaías 40:26 – Ergam os olhos e olhem para as alturas. Quem criou tudo isso? Aquele que põe em marcha cada estrela do seu exército celestial, e a todas chama pelo nome. Tão grande é o seu poder e tão imensa a sua força, que nenhuma delas deixa de comparecer!

Isaías 42:5 – É o que diz Deus, o Senhor, aquele que criou o céu e o estendeu, que espalhou a terra e tudo o que dela procede, que dá fôlego aos seus moradores e vida aos que andam nela:

Isaías 45:18 – Pois assim diz o Senhor, que criou os céus, ele é Deus; que moldou a terra e a fez, ele a fundou; ele não a criou para estar vazia, mas a formou para ser habitada; ele diz: “Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro.

Hebreus 1:10 – E também diz: “No princípio, Senhor, firmaste os fundamentos da terra, e os céus são obras das tuas mãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *