Estudo de Jeremias 21:2 – Comentado e Explicado

Consulta o Senhor em nosso nome porque Nabucodonosor, rei de Babilônia, nos ataca. Talvez o Senhor queira renovar seus milagres a nosso favor, fazendo com que ele se afaste de nós.
Jeremias 21:2

Comentário de Albert Barnes

Nabucodonosor – Uma maneira mais correta de escrever o nome do que Nabucodonosor.

De acordo com todas as suas maravilhosas obras – O rei e seus enviados esperavam uma resposta que Isaías havia dado em uma ocasião anterior Isaías 37: 6 .

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 21: 2 . Pergunte, peço-te, o Senhor por nós – Como Zedequias não era um dos melhores, então ele não era um dos piores dos reis de Judá. Tendo alguma reverência por Deus, ele envia o profeta para consultá- lo. Ou, como a palavra ???? , significa procurar ou aplicar a Deus pela oração e súplica: ver Isaías 55: 6 . Se assim for, o Senhor tratará conosco, etc. –

Se ele mostrar seu maravilhoso poder, ao nos dar uma libertação total das mãos de nossos inimigos, os caldeus. Se eles tivessem atendido às predições dos profetas, não teriam feito essa investigação a Jeremias; pois todas as coisas que já haviam acontecido com eles haviam sido preditas pelos profetas. Mas talvez eles se lisonjearam que todas as ameaças de Deus não seriam executadas; ou que já haviam sido executados, em grande número deles sendo levados para o cativeiro, primeiro no reinado de Jeoiaquim e depois no de Jeoiaquim.

Comentário de Adam Clarke

Pergunte, peço-te – Veja se Deus pretende nos libertar dentro ou fora das mãos dos caldeus.

Comentário de John Calvin

Ele então acrescenta: Se Jeová nos tratará de acordo com todas as suas maravilhosas obras (19) Vemos novamente que Zedequias tinha algum senso de religião; mas era muito evanescente; pois ele não foi influenciado por nenhuma impressão real, sendo como hipócritas que desejam, como já foi dito, ter paz com Deus, desde que seja em seus próprios termos. Mas, como não estão dispostos a se render totalmente a Deus, seguem um curso circuituoso e procuram seduzir Deus a si mesmos, pelo menos não vêm a ele, exceto por vários enrolamentos, e não de maneira direta. Portanto, Zedequias se refere aqui às obras milagrosas de Deus que foram realizadas em favor dos israelitas em todas as épocas; como se ele tivesse dito: “Deus até agora negociou; de uma maneira maravilhosa com seu povo escolhido, e sempre que ele trouxe ajuda a nossos pais, ele manifestou maravilhosas provas de seu poder; Ele não vai lidar conosco neste dia da mesma maneira? ” Ele assume o princípio de que a aliança de Deus permaneceu inviolável; e isso era verdade, mas a aplicação era falsa; pois Zedequias e todo o povo deveriam ter mantido fé em Deus. Pois se eles desejavam que Deus fosse propício a eles, por que eles não o adoravam e o serviam como seu Deus? Mas como eles quebraram os convênios, com que tolice e em vão eles alegaram a aliança de Deus, que eles mesmos anularam? Mas é comum entre os hipócritas aplicar a si mesmos todos os favores que Deus mostra a seus próprios filhos; pois eles falsamente assumem o nome como cobertura e dizem que são membros da Igreja porque Deus os adotou. Esta foi a razão pela qual Zedequias perguntou se Deus faria de acordo com suas maravilhosas obras, como se ele tivesse dito: “Certamente Deus é sempre como ele e nós somos o seu povo; e como ele tantas vezes entregou sua Igreja, e de várias maneiras, seu poder sempre foi maravilhosamente exibido; por que, então, ele não vai lidar conosco da mesma maneira? ”

Por fim, acrescenta que ele pode ascender de nós , (20) ou seja, que o rei Nabucodonosor possa levantar o cerco e nos deixar livres.

2. Orem agora por nós para Jeová; pois Nabucodonosor, rei da Babilônia, está em guerra contra nós: pode ser que Jeová nos trate de acordo com todas as suas maravilhas, e faça com que ele se afaste de nós.

O verbo ??? , de maneira transitória como aqui, significa procurar: ver Salmos 34: 5 . E buscar o favor de Jeová, ou orar a ele, parece mais consistente com a última parte do versículo. A tradução de Blayney é: “Intratamente, rogamos a você, Jeová por nós;” e este é o significado adotado por Venema e Gataker. – Ed

Comentário de E.W. Bullinger

o Senhor. Hebraico. Jeová . App-4.

Nabucodonosor. Primeira ocorrência em Jeremias.

suba de nós: ou seja, levante o cerco.

Comentário de John Wesley

Peça, peço-te, o Senhor por nós; porque Nabucodonosor, rei da Babilônia, faz guerra contra nós; se é que o Senhor nos tratará segundo todas as suas maravilhas, para que suba de nós.

Inquira – Zedequias, como ele não era dos melhores, então ele não era dos piores dos reis de Judá. Tendo alguma reverência a Deus, ele envia o profeta para consultar o Senhor.

Referências Cruzadas

Exodo 14:1 – Disse o Senhor a Moisés:

Exodo 15:27 – Depois chegaram a Elim, onde havia doze fontes de água e setenta palmeiras; e acamparam junto àquelas águas.

Josué 10:1 – Sucedeu que Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém, soube que Josué tinha conquistado Ai e a tinha destruído totalmente, fazendo com Ai e seu rei o que fizera com Jericó e seu rei, e que o povo de Gibeom tinha feito a paz com Israel e estava vivendo no meio deles.

Josué 11:23 – Foi assim que Josué conquistou toda a terra, conforme o Senhor tinha dito a Moisés, e deu-a por herança a Israel, repartindo-a entre as suas tribos. E a terra teve descanso da guerra.

Juízes 4:1 – Depois da morte de Eúde, mais uma vez os israelitas fizeram o que o Senhor reprova.

Juízes 5:31 – “Assim pereçam todos os teus inimigos, ó Senhor! Mas os que te amam sejam como o sol quando se levanta na sua força”. E a terra teve paz durante quarenta anos.

Juízes 20:27 – E os israelitas consultaram ao Senhor. ( Naqueles dias a arca da aliança estava ali,

1 Samuel 7:10 – Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus se aproximaram para combater Israel. Naquele dia, porém, o Senhor trovejou com fortíssimo estrondo contra os filisteus e os colocou em pânico. Então foram derrotados por Israel.

1 Samuel 10:22 – Então consultaram novamente o Senhor: “Ele já chegou? ” E o Senhor disse: “Sim, ele está escondido no meio da bagagem”.

1 Samuel 14:6 – E Jônatas disse a seu escudeiro: “Vamos ao destacamento daqueles incircuncisos. Talvez o Senhor aja em nosso favor, pois nada pode impedir o Senhor de salvar, seja com muitos ou com poucos”.

1 Samuel 17:45 – E Davi disse ao filisteu: “Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou.

1 Samuel 28:6 – Ele consultou o Senhor, mas este não lhe respondeu nem por sonhos nem por Urim nem por profetas.

1 Samuel 28:15 – Samuel perguntou a Saul: “Por que você me perturbou, fazendo-me subir? ” Respondeu Saul: “Estou muito angustiado. Os filisteus estão me atacando e Deus se afastou de mim. Ele já não responde nem por profetas nem por sonhos; por isso o chamei para dizer-me o que fazer”.

1 Reis 14:2 – e este disse à sua mulher: “Use um disfarce para não ser reconhecida como a mulher de Jeroboão, e vá a Siló, onde vive o profeta Aías, aquele que me disse que eu seria rei sobre este povo.

1 Reis 22:3 – Este havia perguntado aos seus oficiais: “Por acaso vocês não sabem que Ramote-Gileade nos pertence, e ainda assim não estamos fazendo nada para retomá-la do rei da Síria? “

2 Reis 1:3 – Mas o anjo do Senhor disse ao tesbita Elias: “Vá encontrar-se com os mensageiros do rei de Samaria e lhes pergunte: ‘Acaso não há Deus em Israel? Por que vocês vão consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom? ’

2 Reis 3:11 – Mas Josafá perguntou: “Será que não há aqui profeta do Senhor, para que possamos consultar o Senhor por meio dele? ” Um conselheiro do rei de Israel respondeu: “Eliseu, filho de Safate, está aqui. Ele era auxiliar de Elias”.

2 Reis 22:13 – “Vão consultar o Senhor por mim, pelo povo e por todo Judá acerca do que está escrito neste livro que foi encontrado. A ira do Senhor contra nós deve ser grande, pois nossos antepassados não obedeceram às palavras deste livro, nem agiram de acordo com tudo que nele está escrito a nosso respeito”.

2 Reis 25:1 – Então, no nono ano do reinado de Zedequias, no décimo dia do décimo mês, Nabucodonosor, rei da Babilônia, marchou contra Jerusalém com todo o seu exército. Ele acampou em frente da cidade e construiu rampas de ataque ao redor dela.

2 Crônicas 14:9 – O etíope Zerá marchou contra eles com um exército de um milhão de soldados e trezentos carros de guerra, e chegou a Maressa.

2 Crônicas 20:1 – Depois disso, os moabitas e os amonitas, com alguns dos meunitas, entraram em guerra contra Josafá.

2 Crônicas 32:21 – E o Senhor enviou um anjo, que matou todos os homens de combate e todos os líderes e oficiais no acampamento do rei assírio, de forma que este se retirou envergonhado para a sua terra. E certo dia, ao adentrar o templo do seu deus, alguns dos seus filhos o mataram à espada.

Salmos 44:1 – Com os nossos próprios ouvidos ouvimos, ó Deus; os nossos antepassados nos contaram os feitos que realizaste no tempo deles, nos dias da antigüidade.

Salmos 46:8 – Venham! Vejam as obras do Senhor, seus feitos estarrecedores na terra.

Salmos 48:4 – Vejam! Os reis somaram forças, e juntos avançaram contra ela.

Salmos 105:5 – Lembrem-se das maravilhas que ele fez, dos seus prodígios e das sentenças de juízo que pronunciou,

Salmos 136:1 – Dêem graças ao Senhor, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre!

Isaías 59:1 – Vejam! O braço do Senhor não está tão curto que não possa salvar, e o seu ouvido tão surdo que não possa ouvir.

Jeremias 32:24 – “As rampas de cerco são erguidas pelos inimigos para tomarem a cidade, e pela guerra, pela fome e pela peste, ela será entregue nas mãos dos babilônios que a atacam. Cumpriu-se aquilo que disseste, como vês.

Jeremias 37:3 – O rei Zedequias, porém, mandou Jucal, filho de Selemias, e o sacerdote Sofonias, filho de Maaséias, ao profeta Jeremias com esta mensagem: “Ore ao Senhor, ao nosso Deus, em nosso favor”.

Jeremias 37:7 – “Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Digam ao rei de Judá, que os mandou para consultar-me: ‘O exército do faraó, que saiu do Egito para vir ajudá-los, retornará à sua própria terra, ao Egito.

Jeremias 38:14 – Então o rei Zedequias mandou trazer o profeta Jeremias e o encontrou na terceira entrada do templo do Senhor. “Quero pedir de você uma palavra”, disse o rei. “Não me esconda nada. “

Jeremias 39:1 – Foi assim que Jerusalém foi tomada: No nono ano do reinado de Zedequias, rei de Judá, no décimo mês, Nabucodonosor, rei da Babilônia, marchou contra Jerusalém com todo seu exército e a sitiou.

Jeremias 42:4 – “Eu os atenderei”, respondeu o profeta Jeremias. “Orarei ao Senhor, ao seu Deus, conforme vocês pediram. E tudo o que o Senhor responder eu lhes direi; nada esconderei de vocês. “

Jeremias 52:3 – A ira do Senhor tem sido provocada em Jerusalém e em Judá de tal forma que tenho que tirá-los da minha frente. Zedequias se rebelou contra o rei da Babilônia.

Ezequiel 14:3 – “Filho do homem, estes homens ergueram ídolos em seus corações e puseram tropeços ímpios diante de si. Devo deixar que me consultem?

Ezequiel 20:1 – No décimo dia do quinto mês do sétimo ano do exílio, alguns dos líderes de Israel vieram consultar o Senhor, e se sentaram diante de mim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *