Estudo de Jó 21:15 – Comentado e Explicado

Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros.
Jó 21:15

Comentário de Albert Barnes

O que é o Todo-Poderoso, que devemos servi-lo? compare para expressões semelhantes, Êxodo 5: 2 ; Provérbios 30: 9 . O significado aqui é: “Que afirmação do Todo-Poderoso, ou quem é ele, de que devemos obedecer e adorá-lo? Que autoridade ele tem sobre nós? Por que devemos ceder nossa vontade à dele e por que nos submeter a suas reivindicações? Esta é a linguagem do coração humano em toda parte. O homem procura negar a autoridade de Deus sobre ele, e sentir que ele não tem direito a seu serviço. Ele deseja ser independente. Ele rejeitaria as reivindicações de Deus. Esquecido que ele fez, e que ele o sustenta; independentemente de suas infinitas perfeições e do fato de que ele depende dele a cada momento, ele pergunta com desprezo que direito Deus tem para estabelecer um domínio sobre ele. Tal é o homem – uma criatura de um dia – dependente de cada respiração que ele extrai daquele Grande Ser, cujo governo e autoridade ele tão desdenhosamente rejeita e rejeita!

E que lucro devemos ter se orarmos a ele? Que vantagem seria para nós se o adorássemos? Os homens ainda fazem essa pergunta, ou, se não perguntam abertamente, “sentem” a força dela em seus corações. Aprenda daí,

(1) Que as pessoas más são influenciadas pelo respeito a si próprio na investigação sobre Deus e no atendimento de suas reivindicações. Eles não perguntam o que é “certo”, mas que “vantagem” será agregada a eles.

(2) Se eles não vêem nenhum benefício imediato advindo da adoração a Deus, eles não o farão. Multidões abstêm-se da oração e da casa de Deus, porque não podem ver como seu interesse próprio seria promovido por ela.

(3) Os homens “devem” servir a Deus, sem respeitar o bem imediato, egoísta e pessoal que possa seguir a si mesmos. É um bem em si mesmo adorar a Deus. É o que é “certo”; o que a consciência diz que “deveria” ser feito ainda

(4) Não é difícil responder à pergunta que o pecador coloca. Há uma vantagem em invocar a Deus. Há sim

(a) a possibilidade de obter o perdão do pecado pela oração – um “lucro” imenso e indizível para um homem moribundo e culpado;

(b) uma paz que este mundo não pode fornecer – vale mais do que tudo o que custa para obtê-lo;

(c) apoio em julgamento em resposta à oração – em um mundo de sofrimento de mais valor que prata e ouro;

(d) a salvação de amigos em resposta à oração – um objeto que deveria ser de intenso interesse para aqueles que amam seus amigos:

(e) vida eterna – cujo “lucro” quem pode estimar? Quais são os poucos sacrifícios que a religião exige, em comparação com as bênçãos infinitas e imortais que podem ser obtidas ao “pedir” por elas? <Lucro! ‹O que pode ser feito pelo homem que se converterá em um relato tão bom a ponto de orar? Onde o homem pode fazer um investimento tão bom de tempo e força como pedir a Deus que salve sua alma e abençoe seus amigos e o mundo?

Comentário de Joseph Benson

Jó 21:15 . O que é o Todo-Poderoso, que devemos servi-lo? O que ele é para nós? Que excelência há nele? Que vantagem temos, ou podemos esperar dele? Estranho que todas as criaturas falem de maneira tão insolente, respeitando seu Criador, de quem cada momento depende da vida, da respiração e de todas as coisas! que criaturas sempre razoáveis ??falem de maneira tão absurda e irracional quanto a seu Redentor e Salvador, seu governador e seu juiz! Os dois grandes laços, pelos quais somos atraídos e mantidos à religião, são os de dever e interesse; mas aqui eles se esforçam para romper ambos os laços. Não admitem que lhe devam adoração ou serviço, nem acreditam que devam ser um pouco melhores para servi-lo.

Comentário de E.W. Bullinger

O que. ? Figura do discurso Erotose. App-6.

O TODO-PODEROSO. Shaddai hebraico. App-4.

Comentário de Adam Clarke

O que é o Todo-Poderoso – Que lealdade devemos a ele? Não sentimos nenhuma obrigação de obedecê-lo; e que lucro podemos obter da oração? Estamos tão felizes quanto a carne e o sangue podem nos fazer: nosso reino é deste mundo; não desejamos outra porção além da que possuímos. Aqueles que nunca oraram como nada sabem dos benefícios da oração.

Referências Cruzadas

Exodo 5:2 – O faraó respondeu: “Quem é o Senhor, para que eu lhe obedeça e deixe Israel sair? Não conheço o Senhor, e não deixarei Israel sair”.

Jó 34:9 – Pois diz: ‘Não dá lucro agradar a Deus’.

Jó 35:3 – Contudo, você lhe pergunta: ‘Que vantagem tenho eu, e o que ganho, se não pecar? ’

Salmos 12:4 – dos que dizem: “Venceremos graças à nossa língua; somos donos dos nossos lábios! Quem é senhor sobre nós? “

Provérbios 30:9 – Se não, tendo demais, eu te negaria e te deixaria, e diria: ‘Quem é o Senhor? ’ Se eu ficasse pobre, poderia vir a roubar, desonrando assim o nome do meu Deus.

Isaías 30:11 – Deixem esse caminho, abandonem essa vereda, e parem de confrontar-nos com o Santo de Israel! “

Isaías 45:19 – Não falei secretamente, de algum lugar numa terra de trevas; eu não disse aos descendentes de Jacó: ‘Procurem-me à toa’. Eu, o SENHOR, falo a verdade; eu anuncio o que é certo”.

Oséias 13:6 – Quando eu os alimentava, ficavam satisfeitos; quando ficavam satisfeitos, se orgulhavam, e então me esqueciam.

Malaquias 1:13 – E ainda dizem: ‘Que canseira! ’ e riem dela com desprezo”, diz o Senhor dos Exércitos. “Quando vocês trazem animais roubados, aleijados e doentes e os oferecem em sacrifício, deveria eu aceitá-los de suas mãos? “, pergunta o Senhor.

Mateus 7:7 – “Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.

João 16:24 – Até agora vocês não pediram nada em meu nome. Peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *