Estudo de João 19:27 – Comentado e Explicado

Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa.
João 19:27

Comentário de Albert Barnes

Eis tua mãe! Aquele que deve ser contigo como mãe. O fato de ela ser a mãe de Jesus garantiria a bondade de João, e o fato de que agora lhe eram confiadas exigia dele uma afetuosa consideração e ternura.

A partir dessa hora … – João parece ter estado em melhores circunstâncias do que os outros apóstolos. Ver João 18:16 . A tradição diz que ela continuou morando com ele na Judéia até o momento de sua morte, que ocorreu cerca de quinze anos após a morte de Cristo.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 27-40 . Então veio a ele alguns dos saduceus – Esses versículos são explicados em geral, em Mateus 22: 23-33 e Marcos 12: 18-26 . Os filhos deste mundo – Os habitantes da terra; casar e são dados em casamento – Como estando todos sujeitos à lei da mortalidade, de modo que a espécie precisa ser continuamente reparada. Mas aqueles que obtêm esse mundo – O mundo em que as almas santas entram na morte; ou seja, paraíso; e a ressurreição dos mortos – Deve-se observar, nosso Senhor, de acordo com o estilo judaico daquele período, que chama apenas a ressurreição que é uma ressurreição para a glória. Eles são filhos de Deus – Em um sentido mais eminente quando se levantam novamente, depois de terem recebido a manifestação pública de sua adoção, mencionados em Romanos 8:23 ; a redenção do seu corpo. Agora que os mortos ressuscitaram, Moisés – Assim como os outros profetas; mostrou, quando ele chama, & c. – Ou seja, quando ele recita as palavras que Deus falou de si mesmo, eu sou o Deus de Abraão, etc. – Não se pode dizer adequadamente que Deus é o Deus de qualquer um que pereceu totalmente. Ele não é um Deus dos mortos, etc. – Ou, como a cláusula pode ser adequadamente traduzida, não existe um Deus dos mortos, mas dos vivos – Ou seja, o termo Deus implica uma relação que não pode existir entre ele e os mortos; que, no sentido dos saduceus, são espíritos extintos, que não podiam adorá-lo nem receber dele bons. Pois todos vivem para ele – todos os que o têm como Deus, vivem e desfrutam dele. Esta frase não é um argumento para o que foi antes; mas a própria proposição que deveria ser provada. E a consequência é aparentemente justa. Pois, como todos os fiéis são filhos de Abraão, e a promessa divina de ser um Deus para ele e sua semente é imposta a eles, implica sua existência e felicidade contínuas em um estado futuro, tanto quanto o de Abraão. E como o corpo é uma parte essencial do homem, implica tanto sua ressurreição quanto a deles; e assim derruba todo o esquema da doutrina sadduceana. Eles não querem fazer nenhuma pergunta – os saduceus não. Um dos escribas fez o mesmo depois.

Comentário de E.W. Bullinger

de . Grego. apo. App-104.

para o seu . Grego. Este é um aplicativo (App-104.). Essa expressão ocorre em João 1:11 ; João 16:32 . Atos 21: 6 . Uma frase diferente em João 20:10 .

Comentário de John Calvin

27. O discípulo a levou para sua própria casa. É um sinal da reverência devida por um discípulo a seu mestre, que João obedece tão prontamente ao mandamento de Cristo. Por isso, também é evidente que os apóstolos tinham suas famílias; pois João não poderia ter exercitado hospitalidade com a mãe de Cristo, ou ter levado-a para sua própria casa, se ele não tivesse uma casa e um modo de vida regular. Esses homens, portanto, são tolos, que pensam que os apóstolos abandonaram suas propriedades e vieram a Cristo nus e vazios; mas são piores que tolos, que fazem a perfeição consistir em mendicância.

Comentário de John Wesley

Então ele disse ao discípulo: Eis tua mãe! E a partir dessa hora esse discípulo a levou para sua própria casa.

Eis tua mãe – A quem tu agora deves desempenhar a parte de um filho em meu lugar, uma honra peculiar que Cristo lhe conferiu.

Desde aquela hora – Desde a hora da morte de nosso Senhor.

Referências Cruzadas

Gênesis 45:8 – “Assim, não foram vocês que me mandaram para cá, mas sim o próprio Deus. Ele me tornou ministro do faraó, e me fez administrador de todo o palácio e governador de todo o Egito.

Gênesis 47:12 – Providenciou também sustento para seu pai, para seus irmãos e para toda a sua família, de acordo com o número de filhos de cada um.

Mateus 12:48 – “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos? “, perguntou ele.

Mateus 25:40 – “O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’.

Marcos 3:34 – Então olhou para os que estavam assentados ao seu redor e disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos!

João 1:11 – Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam.

João 16:32 – Aproxima-se a hora, e já chegou, quando vocês serão espalhados cada um para a sua casa. Vocês me deixarão sozinho. Mas, eu não estou sozinho, pois meu Pai está comigo.

1 Timóteo 5:2 – as mulheres idosas, como a mães; e as moças, como a irmãs, com toda a pureza.

1 João 3:18 – Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *