Estudo de Lamentações 3:56 – Comentado e Explicado

Ouvistes-me gritar: Não aparteis do meu chamado o vosso ouvido.
Lamentações 3:56

Comentário de Thomas Coke

Lamentações 3:56 . Minha respiração meu gemido ou suspiro.

Comentário de Adam Clarke

Não escondas os teus ouvidos à minha respiração – Ele não ousou nem reclamar, nem chorar, nem orar em voz alta: ele era obrigado a sussurrar sua oração a Deus. Foi apenas uma respiração.

Comentário de John Calvin

Quando o Profeta diz que Deus ouviu, é o mesmo que ele disse, que ele havia rezado para que Deus se tornasse testemunha de sua seriedade e solicitude; porque muitos se gabam em termos elevados de sinceridade, fervor e constância na oração, mas todos os seus jactos são vazios e vaidosos. Mas o Profeta convoca Deus como testemunha de seu clamor, como se dissesse que não estava tão impressionado com sua adversidade, mas que sempre fugia para Deus.

Ele então diz: não feche, etc .; é propriamente “não esconda”; mas como isso não é adequado para os ouvidos, estou disposto a dar esta versão: Não feche os ouvidos ao meu clamor. O verbo ??? ruch significa dilatar, respirar; portanto, quase todos traduzem o substantivo aqui, “respiração”; mas o que se segue não pode admitir esse sentido, para minha oração ou choro. Não tenho dúvida, mas que essas duas palavras significam choro; pois ao gemer, o espírito do homem se dilata, e a alma, comprimida pela dor, se expande. Mas quando lançamos nossos cuidados e problemas no seio de Deus, então o espírito emerge à força. Isto é, então, o que o Profeta quer dizer quando pede a Deus que não feche seus ouvidos à sua dilatação ou gemido e ao seu clamor. (202) Segue-se:

Ouviste a minha voz, não ensurdeces o teu ouvido
Ao meu suspiro, ao meu choro.

O verbo ??? significa ocultar e, portanto, ocultar. Velar o olho é não olhar para o que está posto diante dele; ocultar o ouvido é torná-lo surdo ao que é dito. O Profeta diz que Deus ouviu sua voz, pois ele orou; mas ele ainda pede a Deus que não dê ouvidos surdos aos seus suspiros ou soluços, conforme dados pelos Vulg , e ao seu clamor. – Ed

Comentário de E.W. Bullinger

na minha respiração. Veja nota em Malaquias 3:16 .

no meu choro. Alguns códices, com Vulgate, lêem “e ao meu choro” (ou clamor).

Comentário de John Wesley

Ouviste a minha voz; não escondas os teus ouvidos à minha respiração, ao meu clamor.

Ouvido – Em antigas aflições.

Não esconda – Mostre-me agora o mesmo favor.

Referências Cruzadas

2 Crônicas 33:13 – Quando ele orou, o Senhor o ouviu e atendeu o seu pedido; de forma que o trouxe de volta a Jerusalém e a seu reino. E assim Manassés reconheceu que o Senhor é Deus.

2 Crônicas 33:19 – Sua oração e a resposta de Deus, bem como todos os seus pecados e a sua infidelidade, além dos locais onde construiu altares idólatras e ergueu postes sagrados e ídolos, antes de humilhar-se, tudo está escrito nos registros históricos dos videntes.

Jó 34:28 – Fizeram chegar a ele o grito do pobre, e ele ouviu o clamor do necessitado.

Salmos 3:4 – Ao Senhor clamo em alta voz, e do seu santo monte ele me responde. Pausa

Salmos 6:8 – Afastem-se de mim todos vocês que praticam o mal, porque o Senhor ouviu o meu choro.

Salmos 34:6 – Este pobre homem clamou, e o Senhor o ouviu; e o libertou de todas as suas tribulações.

Salmos 55:1 – Escuta a minha oração, ó Deus, não ignores a minha súplica;

Salmos 66:19 – mas Deus me ouviu, deu atenção à oração que lhe dirigi.

Salmos 88:13 – Mas eu, Senhor, a ti clamo por socorro; já de manhã a minha oração chega à tua presença.

Salmos 116:1 – Eu amo o Senhor, porque ele me ouviu quando lhe fiz a minha súplica.

Isaías 38:5 – “Vá dizer a Ezequias: ‘Assim diz o Senhor, o Deus de seu antepassado Davi: Ouvi sua oração e vi suas lágrimas; acrescentarei quinze anos à sua vida.

Romanos 8:26 – Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *