Estudo de Lucas 13:22 – Comentado e Explicado

Sempre em caminho para Jerusalém, Jesus ia atravessando cidades e aldeias e nelas ensinava.
Lucas 13:22

Comentário de Albert Barnes

Cidades e vilas – Principalmente da Galiléia, e aquelas que estavam entre a Galiléia e Jerusalém.

Ensinar e viajar – Isso demonstra a diligência de nosso Senhor. Embora estivesse viajando, ainda se lembrava de seu trabalho. Ele não se desculpou com o argumento de que estava com pressa. Os cristãos e ministros cristãos devem lembrar que, quando o Mestre viajou, ele não “ocultou” seu caráter, ou pensou que ele estava então livre da obrigação de fazer o bem.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 13: 22-24 . E ele passou pelas cidades e aldeias, etc. – Estar a caminho da Jordânia, a partir das partes nordeste de Peræa; ensino – onde quer que ele viesse; viajando em direção a Jerusalém – Para a qual ele agora começara a seguir seu curso, pretendendo estar presente na próxima festa de dedicação ( João 10:22 ) e passar o pouco restante de seu tempo, durante sua continuação na Terra, em aquela cidade, ou nas partes vizinhas, não mais retornará a essas regiões do norte, até que ele apareça lá após sua ressurreição. Então lhe disse um – Em algum lugar na estrada, provavelmente logo depois de descrever o sucesso do evangelho pelas parábolas do grão de mostarda e do fermento: Senhor, poucos são salvos – Ou seja, poucos serão salvo eternamente? Por todo o contexto, e especialmente a resposta de nosso Senhor, evidentemente mostra que nenhuma preservação temporal, mas a salvação da ira vindoura e o gozo da vida eterna são destinados. Não se sabe ao certo qual motivo induziu essa pessoa a fazer essa investigação nesse momento, ou o que a levou a fazê-la. Talvez o rigor da doutrina de Cristo o fizesse apreensivo, pois, segundo ela, poucos seriam salvos; e como isso poderia ser uma pedra de tropeço em seu caminho, ele desejava satisfação nessa cabeça, a fim de removê-la. E seu motivo pode ser, não mera curiosidade, como supõe a maioria dos comentaristas, mas um desejo de receber informações que possam ao mesmo tempo resolver uma dificuldade com a qual ele ficou perplexo e ministrar em outros aspectos ao seu lucro espiritual: a saber, que se o Senhor Jesus (de quem, como professor, ele parece ter formado uma alta opinião) deveria informá-lo, mas poucos seriam salvos; ele poderia se esforçar para ser daqueles poucos; ou se lhe desse razão para pensar que a generalidade de seus compatriotas estava em um estado seguro e deveria atingir a vida eterna, ele não se preocuparia mais, mas se contentaria em se parecer com eles e viver como eles. Seja qual for o motivo que a pessoa aqui mencionada fez a pergunta, e o que quer que tenha sido motivo para fazê-la, nosso Senhor achou apropriado, em sua resposta, dar-lhe aquele conselho que poderia tender à sua própria salvação, não sendo nossa preocupação. saber quantos serão salvos, mas como podemos ser salvos. Nosso Senhor, portanto, respondeu: Esforce-se, etc. – Como se ele tivesse dito: Ao investigar assim a condição dos outros, você parece estar à vontade em relação a si mesmo. Portanto, devo aconselhá-lo, em vez de ocupar suas mentes, e dedicar seu tempo a essas perguntas, em relação aos outros, a prestar atenção ao que mais lhe interessa, e ser solícito para garantir sua própria salvação. Pois devo assegurar-lhe que, embora como judeus você tenha grandes vantagens, o portão que leva à vida eterna ainda é estreito; e que se você fosse salvo, deve se esforçar ao máximo.

Embora nosso Senhor não diga aqui positivamente, se poucos ou muitos seriam salvos; todavia, ao denominar o portão estreito, pelo qual o caminho que leva à vida eterna é introduzido, ele certamente sugere o que havia declarado claramente em outro lugar (ver Mateus 7: 13-14 ) que apenas poucos judeus adultos daquela geração , seria salvo, qualquer que seja o caso com essas pessoas em alguma idade futura. E a igreja cristã em geral está em um estado muito melhor do que a igreja judaica? Os cristãos professos podem entrar no céu sem se conformar em princípio e prática à doutrina de Cristo, assim como os judeus não poderiam entrar nela sem uma conformidade com a de Moisés e dos profetas? Mas a exortação de nosso Senhor aqui implica outra coisa, a saber, que os poucos que entram por esse portão, não entram sem muita oposição e dificuldade. Por esse motivo, ele também denomina o portão estreito e nos exorta a lutar, ou melhor, a agonizar, como a palavra a?????es?e significa adequadamente, ou seja, lutar e lutar como uma agonia, ou, exercer nossa força máxima para entre, como Doddridge o expressa, um sentido que a palavra certamente expressa muito plenamente; importando o ato de disputar da maneira mais ardente e resoluta, como os antagonistas nos jogos ou na guerra; e pode-se considerar que o portão estreito é cercado por uma variedade de inimigos, através dos quais, se aspiramos a uma coroa de glória eterna, devemos forçar o nosso caminho; uma representação igualmente justa e desperta. Compare 1 Coríntios 9:25 ; Colossenses 1:29 ; 1 Timóteo 6:12 ; 2 Timóteo 4: 7 . “Aqui”, diz o Dr. Whitby, “Cristo mostra que o número deles que podem ser salvos não é definido por nenhum decreto de Deus, excluindo todos os outros da salvação ou tornando-os incapazes de alcançá-lo; pois, nesse caso, Cristo deve em vão exortá-los a usar sua diligência para entrar por esse portão estreito; e, no entanto, ao dizer, se esforça como uma agonia para fazê-lo, ele mostra que fazer isso requer grande constância, zelo, diligência e coragem, e um forte conflito com o diabo, o mundo e a carne e, portanto, que somente aqueles que assim se esforçam o obterão. ” Pois muitos procurarão entrar, e não poderão – Confiando em seus privilégios como descendentes de Abraão, na circuncisão, em ser favorecidos com os oráculos e ordenanças de Deus, e, nesse meio tempo, vivendo em negligência da , amor e obediência, da mediação do Messias, da reconciliação com Deus através dele, e das influências do Espírito Divino; da justificação de suas pessoas e da renovação de sua natureza, e de todos os seus frutos abençoados. Mas não apenas muitos judeus criados, mas muitos cristãos, assim chamados, tentarão entrar por este portão estreito e não poderão: 1º: porque procuram de maneira errada, um caminho diferente daquele que Deus prescreveu , não produzindo frutos dignos de arrependimento; não crer em Cristo, e nas verdades e promessas do evangelho, com uma fé que trabalha pelo amor e com o coração para a justiça, ou não segue a santidade, sem a qual nenhum homem verá o Senhor, ou fará isso por si próprio força, e não na devida dependência da graça do Espírito Divino. Ou, 2d, eles mal procuram, e não se esforçam, ou agonizam; não busque com todo o coração e com toda diligência no uso dos meios. Ou, 3d, como está implícito no próximo versículo, eles procuram quando é tarde demais, usando, talvez, pedidos importunos (como as virgens tolas da parábola, Mateus 25.), depois que o período de seu julgamento é concluído, e seu estado é finalmente e irreversivelmente determinado.

Comentário de E.W. Bullinger

através . Grego. kata. App-104.

jornada = progredindo.

em direção a . Grego. eis . App-104.

Comentário de John Calvin

13:22 . Viajando em direção a Jerusalém. É incerto se Lucas fala apenas de uma jornada, ou significa que, enquanto Cristo andava pela Judéia e visitava cada parte dela com o objetivo de ensinar, ele costumava ir a Jerusalém nos festivais. A cláusula anterior, certamente, parece descrever o curso da vida que Cristo invariavelmente seguia, desde o momento em que começou a cumprir o ofício que o Pai lhe havia cometido. Para fazer a última cláusula concordar com isso, o significado será que, quando os festivais estavam próximos, ele compareceu, juntamente com outros, (226) às sagradas assembléias.

Comentário de Adam Clarke

Caminhando em direção a Jerusalém – Lucas representa tudo o que é dito, de Lucas 9:51 , como tendo sido feito e falado enquanto Cristo estava em sua última jornada a Jerusalém. Veja as notas em Lucas 9:51 e Lucas 12:58 ; (nota) e consulte o Prefácio.

Referências Cruzadas

Mateus 9:35 – Jesus ia passando por todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças.

Marcos 6:6 – E ficou admirado com a incredulidade deles. Então Jesus passou a percorrer os povoados, ensinando.

Marcos 10:32 – Eles estavam subindo para Jerusalém, e Jesus ia à frente. Os discípulos estavam admirados, enquanto os que o seguiam estavam com medo. Novamente ele chamou à parte os Doze e lhes disse o que haveria de lhe acontecer:

Lucas 4:43 – Mas ele disse: “É necessário que eu pregue as boas novas do Reino de Deus noutras cidades também, porque para isso fui enviado”.

Lucas 9:51 – Aproximando-se o tempo em que seria elevado ao céu, Jesus partiu resolutamente em direção a Jerusalém.

Atos dos Apóstolos 10:38 – como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *