Estudo de Mateus 17:4 – Comentado e Explicado

Pedro tomou então a palavra e disse-lhe: Senhor, é bom estarmos aqui. Se queres, farei aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias.
Mateus 17:4

Comentário de Albert Barnes

Vamos fazer aqui três tabernáculos – Um tabernáculo é uma tenda. Em geral, era feita fixando postes no chão e estendendo-os sobre o tecido preso por cordas. Veja as notas em Isaías 33:20 . Em alguns casos, eles eram feitos de galhos de árvores, um abrigo temporário do sol e da chuva, não uma habitação permanente. Pedro ficou satisfeito com a visão e desejava continuar com ela. Ele propôs, portanto, que eles deveriam prolongar essa entrevista e morar lá. Mark acrescenta: “Pois ele não sabia (isto é, não sabia) o que dizer, pois estavam com muito medo”. Eles ficaram assustados, maravilhados e se alegraram; e, no êxtase do momento, Peter propôs permanecer lá.

Comentário de E.W. Bullinger

se, etc. Veja a condição no App-118. Não é o mesmo que em Mateus 17:20 .

murchar. App-102.

tabernáculos = cabines.

Comentário de John Calvin

4. Senhor, é bom estarmos aqui. Lucas nos diz que Pedro proferiu essas palavras enquanto Moisés e Elias estavam partindo; e, portanto, inferimos que ele estava com medo de que, ao partirem, essa exibição agradável e agradável desaparecesse. Não é de admirar que Pedro tenha sido tão cativado pela beleza do que viu, a ponto de perder de vista todas as outras pessoas e ficar satisfeito com o mero prazer disso; como é dito no salmo,

Em tua presença há plenitude de alegria ( Salmos 16:11 .)

Mas seu desejo era tolo; primeiro, porque ele não compreendeu o design da visão; segundo, porque ele absurdamente colocou os servos no mesmo nível do seu Senhor; e, terceiro, ele se enganou ao propor construir tabernáculos esmaecidos (479) para homens que já haviam sido admitidos na glória do céu e dos anjos.

Eu disse que ele não entendeu o design da visão; pois, enquanto ouvia, pela boca de Moisés e Elias , que o tempo da morte de Cristo estava próximo, ele tolamente sonhou que seu aspecto atual, que era temporário, duraria para sempre. E se o reino de Cristo tivesse sido confinado dessa maneira aos limites estreitos de seis ou seis metros? Onde teria sido a redenção do mundo inteiro? Onde teria sido a comunicação da salvação eterna? Também era altamente absurdo conceber Moisés e Elias como companheiros do Filho de Deus, como se não fosse apropriado que todos fossem reduzidos a uma posição mais baixa, para que somente ele pudesse ter a preeminência. E se Peter está satisfeito com sua condição atual, por que ele supõe que essas pessoas precisavam de apoio terrestre, cuja própria visão, ele imaginou, era suficiente para fazê-lo feliz?

Justamente, portanto, é afirmado por dois evangelistas, que ele não sabia o que disse; e Mark atribui a razão, que eles estavam com medo; pois Deus não pretendia que os apóstolos, naquele momento, obtivessem qualquer vantagem além da contemplação por um momento, como em um espelho brilhante, a divindade de seu Filho. Em um período posterior, ele apontou para eles o fruto da visão e corrigiu o erro de seu julgamento. O que afirma Marcos deve, portanto, significar que Pedro foi levado pelo frenesi e falou como um homem que perdeu os sentidos.

Comentário de Adam Clarke

Pedro disse – vamos fazer, etc. – Ou seja, quando viu Moisés e Elias prontos para partir do monte, Lucas 9:33 , ele desejava detê-los, para que ele sempre pudesse desfrutar da companhia deles com a de seu Senhor e Mestre, ainda supondo que Cristo estabeleceria um reino temporal na terra.

Comentário de John Wesley

Respondeu Pedro e disse a Jesus: Senhor, é bom que estejamos aqui; se quiseres, façamos aqui três tabernáculos; um para ti, um para Moisés e um para Elias.

Vamos fazer três tendas – As palavras de surpresa arrebatadora. Ele diz três, não seis: porque os apóstolos desejavam estar com seu Mestre.

Referências Cruzadas

Exodo 33:18 – Então disse Moisés: “Peço-te que me mostres a tua glória”.

Salmos 4:6 – Muitos perguntam: “Quem nos fará desfrutar o bem? ” Faze, ó Senhor, resplandecer sobre nós a luz do teu rosto!

Salmos 16:11 – Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita.

Salmos 63:1 – Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água.

Isaías 33:17 – Seus olhos verão o rei em seu esplendor e vislumbrarão o território em toda a sua extensão.

Zacarias 9:17 – Ah! Como serão belos! Como serão formosos! O trigo dará vigor aos rapazes, e o vinho novo às moças.

Marcos 9:5 – Então Pedro disse a Jesus: “Mestre, é bom estarmos aqui. Façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés e uma para Elias”.

Lucas 9:33 – Quando estes estavam se retirando, Pedro disse a Jesus: “Mestre, é bom estarmos aqui. Façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés e uma para Elias”. ( Ele não sabia o que estava dizendo. )

João 14:8 – Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta”.

João 17:24 – “Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo.

Filipenses 1:23 – Estou pressionado dos dois lados: desejo partir e estar com Cristo, o que é muito melhor;

1 João 3:2 – Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.

Apocalipse 21:23 – A cidade não precisa de sol nem de lua para brilharem sobre ela, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua candeia.

Apocalipse 22:3 – Já não haverá maldição nenhuma. O trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade, e os seus servos o servirão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *