Estudo de Oséias 2:4 – Comentado e Explicado

Não terei compaixão de seus filhos, porque são adulterinos.
Oséias 2:4

Comentário de Albert Barnes

Não terei piedade de seus filhos – Deus visita os pecados dos pais sobre os filhos, até que a maldição implícita seja cortada pelo arrependimento. Deus reforça Sua própria palavra “lo-ruhamah, Unpitied”, repetindo-a aqui, “lo-arahem”, “não terei piedade”. As repreensões, que caem sobre a mãe, são sempre sentidas com especial atenção. De onde Saul chamou Jônatas 1 Samuel 20:30 , “Filho da perversa rebelde”. Portanto, quanto mais despertá-los, diz ele, “pois eles são filhos de prostituições”, filhos maus de pais maus, como João Immerser chama os judeus hipócritas de “geração de víboras” Mateus 3: 7 . “Eles eram, desde o seu nascimento e panos, nunca tocando nenhuma obra de piedade, nem cultivando nenhuma graça.” Quanto a Cristo, e aos que Nele se nutrem em obras de justiça, diz-se: “Fui lançado sobre Ti desde o ventre; Tu és o meu Deus da barriga da minha mãe; assim, ao contrário, é dito dos ímpios: “Os ímpios estão afastados do ventre; eles se perdem assim que nascem, falando mentiras. ”

E como aqueles que “vivem honestamente, como no dia e na luz”, são chamados “filhos do dia e da luz”, assim aqueles que vivem uma vida contaminada são chamados “filhos de prostitutas”. chamá-los de “filhos da prostituição” é o único a dizer, que eles também são incorrigíveis ou imutáveis. Por isso, a Sabedoria, depois de dizer: ‘executar Seus julgamentos sobre eles aos poucos e pouco’, acrescentou imediatamente (Sab. 12: 10,11), ‘não ignorando que você era uma geração desobediente e que sua malícia foi criada neles, e que sua cogitação nunca seria mudada, pois era uma semente amaldiçoada desde o princípio. ” Tudo isso é aqui expresso brevemente por essa palavra, “que eles são filhos de prostituições”, significando que sua “malícia” também era pura e que, tanto quanto os ammoritas e os hititas, eram uma “semente amaldiçoada”. Ainda assim, por assim dizer, ele culpou a natureza que Deus criou, mas ele reprova veementemente o abuso da natureza, que a malícia, que se apega à natureza, mas que não fazia parte dela, foi alterada por natureza. ”

Comentário de Joseph Benson

Oséias 2: 4-5 . E não terei piedade de seus filhos, etc. – Como um marido ferido não tem consideração pelos filhos que sua esposa teve por outro homem; assim também não terei piedade de teus filhos que são treinados para praticar tuas idolatras. Pois eles são filhos de prostituições – filhos espúrios, sem conhecerem seu pai; assim poderiam ser chamados apropriadamente aqueles que adoravam uma pluralidade de deuses; pois adorando uma multiplicidade deles, declararam claramente que não sabiam a quem era devida sua adoração, ou quem era seu Criador ou Pai original. Pois sua mãe jogou prostituta – Isso prova a verdade da acusação acima e justifica a severidade da punição. Ela que os concebeu fez vergonhosamente – Ele agiu como uma prostituta insolente e sem vergonha, pecando aberta e declaradamente. Ela disse: irei atrás dos meus amantes . Por amantes aqui, primeiro, os ídolos, com os quais os israelitas cometeram adultério espiritual: ver Jeremias 3: 1 ; e então as nações idólatras, cuja aliança os israelitas cortejaram e, para isso, praticaram suas idolatrias: a palavra pode ser entendida aqui em ambos os sentidos; pois atribuíram toda a abundância de que gozavam principalmente ao favor dos deuses-ídolos que eles adoravam, Jeremias 44:17 ; e depois depositaram sua confiança nas confederações que haviam feito com os idólatras vizinhos; e pensavam que a paz e a abundância que possuíam eram muito devidas à sua aliança e proteção.

Comentário de Adam Clarke

Eles são filhos de prostituições – são todos idólatras; e foram consagrados a ídolos, cujas marcas eles carregam.

Comentário de E.W. Bullinger

filhos = filhos: ou seja, os membros individuais da nação coletivamente.

Comentário de John Calvin

O Senhor agora se aproxima de cada indivíduo, depois de ter falado em geral de todo o povo: e assim vemos que é verdade o que eu disse, que estava longe da mente do Profeta supor, que Deus aqui ensina fiéis que já se arrependeram, que deveriam condenar sua própria mãe. O Profeta não quis dizer nada disso; mas, pelo contrário, ele queria checar a desobediência do povo, que deixou de não brigar com Deus, como se ele tivesse sido mais severo do que apenas em relação à raça deles. Agora então ele reprova cada um deles; seus filhos , ele diz, não terei piedade; pois são filhos espúrios. Ele já havia dito antes que haviam nascido por adultério; mas depois ele os recebeu em favor. Isso é verdade; mas o que eu disse deve ser lembrado que o Profeta ainda continua em suas repreensões; pois, embora tenha mesclado algum consolo, ele ainda viu que seus corações ainda não estavam arrependidos e suficientemente humilhados. Devemos ter em mente a diferença entre o estado atual e o favor futuro. Deus antes prometeu que seria propício aos apóstatas que haviam partido dele: mas agora ele mostra que ainda não era o momento certo, pois eles não haviam deixado de pecar. Por isso, ele diz: não terei piedade de seus filhos

Tendo falado do divórcio da mãe, ele agora diz que os filhos, nascidos de adultério, não eram dele: e certamente o que o Profeta prometeu antes não foi imediatamente cumprido; pois sabemos que o povo havia sido deserdado e, quando privado da terra de Canaã, foi rejeitado, por assim dizer, pelo Senhor. O exílio babilônico era uma espécie de morte: e então, quando eles voltaram do exílio, apenas uma pequena porção retornou, não todo o povo; e foram lançados, sabemos, por muitas calamidades até que Cristo nosso Redentor apareceu. Desde então, o Profeta incluiu todo esse tempo, não é de admirar que ele diga que os filhos deveriam ser repudiados pelo Senhor, porque nasceram de adultério; pois até que eles voltassem do cativeiro, e Cristo fosse finalmente revelado, esse repúdio, do qual o Profeta fala, continuou sempre Seus filhos, diz ele, não terei piedade. À primeira vista, parece muito terrível que Deus tire a esperança da misericórdia; mas devemos limitar essa sentença ao tempo em que agradou a Deus rejeitar seu povo. Enquanto durou o afastamento temporário, o favor de Deus foi escondido; e a isso o Profeta agora se refere, não sentirei mais pena de seus filhos, pois eles nasceram por adultério . Ao mesmo tempo, devemos lembrar que esta frase pertencia especificamente aos réprobos, que se gabavam de serem filhos de Abraão, enquanto eram profanos e profanos, enquanto perversamente impunham toda a adoração a Deus, enquanto eram totalmente ingovernáveis. Então, o Profeta justamente pronuncia um julgamento tão severo sobre homens obstinados, que não poderiam ser reformados sem advertências.

Referências Cruzadas

2 Reis 9:22 – Quando Jorão viu Jeú, perguntou: “Você vem em paz, Jeú? ” Jeú respondeu: “Como pode haver paz, enquanto continua toda a idolatria e as feitiçarias de sua mãe Jezabel? “

Isaías 27:11 – Quando os seus ramos estão secos e quebram-se, as mulheres fazem fogo com eles, pois esse é um povo sem entendimento. Por isso aquele que o fez não tem compaixão dele, aquele que o formou não lhe mostra misericórdia.

Isaías 57:3 – “Mas vocês, aproximem-se, vocês, filhos de adivinhas, vocês, prole de adúlteros e prostitutas!

Jeremias 13:14 – Eu os despedaçarei, colocando uns contra os outros, os pais e os filhos, diz o Senhor. Nem a piedade, nem a misericórdia nem a compaixão me impedirão de destruí-los’ “.

Jeremias 16:5 – Porque assim diz o Senhor: “Não entre numa casa onde há luto; não vá prantear nem mostrar condolências, porque retirei a minha paz, o meu amor leal e a minha compaixão desse povo”, declara o Senhor.

Ezequiel 8:18 – Por isso com ira eu os tratarei; não olharei com piedade para eles nem os pouparei. Mesmo que gritem aos meus ouvidos, não os ouvirei”.

Ezequiel 9:10 – Então eu, de minha parte, não olharei para eles com piedade nem os pouparei, mas farei cair sobre as suas cabeças o que eles têm feito”.

Oséias 1:2 – Quando o Senhor começou a falar por meio de Oséias, o Senhor lhe disse: “Vá, tome uma mulher adúltera e filhos da infidelidade, porque a nação é culpada do mais vergonhoso adultério por afastar-se do Senhor”.

Oséias 1:6 – Gômer engravidou novamente e deu à luz uma filha. Então o Senhor disse a Oséias: “Dê a ela o nome de Lo-Ruama, pois não mais mostrarei amor para com a nação de Israel, a ponto de perdoá-la.

Zacarias 1:12 – Então o anjo do Senhor respondeu: “Senhor dos Exércitos, até quando deixarás de ter misericórdia de Jerusalém e das cidades de Judá, com as quais estás indignado há setenta anos? “

João 8:41 – Vocês estão fazendo as obras do pai de vocês”. Protestaram eles: “Nós não somos filhos ilegítimos. O único Pai que temos é Deus”.

Romanos 9:18 – Portanto, Deus tem misericórdia de quem ele quer, e endurece a quem ele quer.

Romanos 11:22 – Portanto, considere a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, mas bondade para com você, desde que permaneça na bondade dele. De outra forma, você também será cortado.

Tiago 2:13 – porque será exercido juízo sem misericórdia sobre quem não foi misericordioso. A misericórdia triunfa sobre o juízo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *