Estudo de Provérbios 10:3 – Comentado e Explicado

O Senhor não deixa o justo passar fome, mas repele a cobiça do ímpio.
Provérbios 10:3

Comentário de Albert Barnes

Joga fora … – Melhor, ” vira , desaponta o forte desejo dos ímpios”. Como Tântalo, eles nunca têm o prazer de ter sede.

Comentário de Joseph Benson

Provérbios 10: 3 . O Senhor não permitirá que os justos fiquem famintos – Os preservará da fome, de acordo com suas promessas, Salmos 34:10 (sobre os quais veja a nota) e em outros lugares; mas ele rejeita a substância – Então ??? , a palavra aqui usada, às vezes significa; ou, a iniquidade, isto é, a riqueza obtida pela iniquidade, como é traduzido Salmos 52: 7 ; dos ímpios – Quem por esse meio será exposto à falta e à fome. As instruções nestes dois últimos versículos sobre como obter, conservar e usar as riquezas corretamente seguem muito apropriadamente o que foi observado, Provérbios 10: 1 , de que uma maldição não pode ser imposta às riquezas por meio de uma conduta contrária que as respeite e desça com elas até nossos filhos.

Comentário de E.W. Bullinger

não sofrerá, etc. Ilustrações: Elias (1Rs 17); Davi ( 2 Samuel 17: 27-29 ).

alma. Hebraico. nephesh. App-13.

o justo = um justo.

lança fora = repele, & c. Ilustrações: Israel ( Juízes 6: 1-4 ); Samaria ( 1 Reis 18: 2. 2 Reis 6: 5 ); Jerusalém ( Lamentações 5:10 . Sofonias 1:18 ); os caldeus ( Habacuque 2: 8 ).

os ímpios = sem lei. Hebraico. rasha “. App-44.

Comentário de Adam Clarke

Mas ele rejeita a substância dos ímpios – mas, em vez de ? im ?? reshaim , os ímpios, os bogedim , os hipócritas ou as pessoas perspicazes , é a leitura de doze ou quatorze dos MSS de Kennicott e De Rossi. E algumas edições; mas não é reconhecido por nenhuma das versões antigas.

Os justos têm Deus como alimentador; e por causa de sua infinita generosidade, eles nunca podem sentir falta do pão da vida. Pelo contrário, os iníquos são freqüentemente, no curso de sua providência, privados da propriedade de que fazem mau uso.

Referências Cruzadas

Jó 5:20 – Na fome ele o livrará da morte, e na guerra o livrará do golpe da espada.

Jó 20:5 – o riso dos maus é passageiro, e a alegria dos ímpios dura apenas um instante.

Jó 20:20 – “Certo é que a sua cobiça não lhe trará descanso, e o seu tesouro não o salvará.

Jó 20:28 – Uma inundação arrastará a sua casa, águas avassaladoras, no dia da ira de Deus.

Salmos 10:14 – Mas tu enxergas o sofrimento e a dor; observa-os para tomá-los em tuas mãos. A vítima deles entrega-se a ti; tu és o protetor do órfão.

Salmos 33:19 – para livrá-los da morte e garantir-lhes vida, mesmo em tempos de fome.

Salmos 34:9 – Temam o Senhor, vocês que são os seus santos, pois nada falta aos que o temem.

Salmos 37:3 – Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança.

Salmos 37:19 – Em tempos de adversidade não ficarão decepcionados; em dias de fome desfrutarão fartura.

Salmos 37:25 – Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado, nem seus filhos mendigando o pão.

Provérbios 14:32 – Quando chega a calamidade, os ímpios são derrubados; os justos, porém, até em face da morte encontram refúgio.

Isaías 33:16 – é esse o homem que habitará nas alturas; seu refúgio será a fortaleza das rochas; terá suprimento de pão, e água não lhe faltará.

Habacuque 2:6 – “Todos estes povos um dia rirão dele com canções de zombaria e dirão: ” ‘Ai daquele que amontoa bens roubados e se enriquece mediante extorsão! Até quando isto continuará assim? ’

Sofonias 1:18 – Nem a sua prata nem o seu ouro poderão livrá-los no dia da ira do Senhor. No fogo do seu zelo o mundo inteiro será consumido, pois ele dará fim repentino a todos os que vivem na terra. “

Mateus 6:30 – Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?

Lucas 12:22 – Dirigindo-se aos seus discípulos, Jesus acrescentou: “Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir.

Lucas 12:31 – Busquem, pois, o Reino de Deus, e essas coisas lhes serão acrescentadas.

Hebreus 13:5 – Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *