Estudo de Provérbios 14:21 – Comentado e Explicado

Quem despreza seu próximo comete um pecado; feliz aquele que tem compaixão dos desgraçados.
Provérbios 14:21

Comentário de Joseph Benson

Provérbios 14:21 . Aquele que despreza o próximo – Que não se compadece e livra os pobres, como isso será explicado na próxima seção; peca – E, portanto, será punido por sua desumanidade, que se opõe a ser feliz, no próximo ramo; mas aquele que tem misericórdia dos pobres – isso mostra sua compaixão por eles por sua generosidade para com eles; feliz é ele – Ele faz uma ação digna, e será abençoado em sua ação.

Comentário de E.W. Bullinger

peca. Hebraico. chata

tem piedade de = é gracioso.

os pobres = um aflito. Hebraico. “anah. Veja nota em Provérbios 6:11 .

feliz. Veja nota em Provérbios 3:13 .

Comentário de Adam Clarke

Aquele que despreza o próximo peca – Desprezar um homem porque ele tem algum defeito natural é injusto, cruel e perverso. Ele não é o autor de suas próprias imperfeições; eles não ocorreram por culpa ou insensatez dele; e se pudesse, ele não os manteria. Portanto, é injusto e perverso desprezá-lo pelo que não é culpa dele, mas seu infortúnio.

Mas quem tem misericórdia dos pobres – que não censura a ninguém por sua pobreza ou intelecto escasso, mas divide seu pão com os famintos – feliz é ele; a bênção de Deus e daqueles que estavam prontos para perecer virão sobre ele.

Comentário de John Wesley

Quem despreza o próximo peca; mas quem tem misericórdia dos pobres é feliz.

Despreza – Isso não tem pena e alivia os pobres.

Referências Cruzadas

Jó 31:13 – “Se neguei justiça aos meus servos e servas, quando reclamaram contra mim,

Jó 35:5 – Olhe para os céus e veja; mire as nuvens, tão elevadas.

Salmos 22:24 – Pois não menosprezou nem repudiou o sofrimento do aflito; não escondeu dele o rosto, mas ouviu o seu grito de socorro.

Salmos 41:1 – Como é feliz aquele que se interessa pelo pobre! O Senhor o livra em tempos de adversidade.

Salmos 112:5 – Feliz é o homem que empresta com generosidade e que com honestidade conduz os seus negócios.

Salmos 112:9 – Reparte generosamente com os pobres; a sua justiça dura para sempre; seu poder será exaltado em honra.

Provérbios 11:12 – O homem que não tem juízo ridiculariza o seu próximo, mas o que tem entendimento refreia a língua.

Provérbios 11:24 – Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza.

Provérbios 14:31 – Aquele que oprime o pobre com isso despreza o seu Criador, mas quem ao necessitado trata com bondade honra a Deus.

Provérbios 17:5 – Quem zomba dos pobres mostra desprezo pelo Criador deles; quem se alegra com a desgraça não ficará sem castigo.

Provérbios 18:3 – Com a impiedade, vem o desprezo, e com a desonra vem a vergonha.

Provérbios 19:17 – Quem trata bem os pobres empresta ao Senhor, e ele o recompensará.

Provérbios 28:27 – Quem dá aos pobres não passará necessidade, mas quem fecha os olhos para não vê-los sofrerá muitas maldições.

Eclesiastes 11:1 – Atire o seu pão sobre as águas, e depois de muitos dias você tornará a encontrá-lo.

Isaías 58:7 – Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo?

Daniel 4:27 – Portanto, ó rei, aceita o meu conselho: Renuncia a teus pecados e à tua maldade, pratique a justiça e tenha compaixão dos necessitados. Talvez, então, continues a viver em paz”.

Mateus 25:34 – “Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo.

Lucas 6:30 – Dê a todo o que lhe pedir, e se alguém tirar o que pertence a você, não lhe exija que o devolva.

Lucas 18:9 – A alguns que confiavam em sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola:

Atos dos Apóstolos 20:35 – Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber’ “.

Hebreus 6:12 – de modo que vocês não se tornem negligentes, mas imitem aqueles que, por meio da fé e da paciência, recebem a herança prometida.

Tiago 2:5 – Ouçam, meus amados irmãos: não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam?

Tiago 2:14 – De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo?

1 João 3:17 – Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *