Estudo de Salmos 106:1 – Comentado e Explicado

Aleluia. Louvai o Senhor porque ele é bom, porque a sua misericórdia é eterna.
Salmos 106:1

Comentário de Albert Barnes

Louvai ao Senhor – Margem: “Hallelu-jah”. As duas palavras hebraicas significam “louvai ao Senhor”. São as mesmas palavras com as quais o salmo anterior se fecha e são aqui projetadas para indicar o dever geral ilustrado no salmo.

O rende graças ao Senhor – Veja as notas no Salmo 105: 1 .

Pois ele é bom: porque a sua misericórdia dura para sempre – Veja Salmo 100: 5 , nota; Salmo 107: 1 , nota; onde o idioma no hebraico é o mesmo.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 106.

O salmista exorta a louvar a Deus: ele ora por perdão do pecado: a história da rebelião do povo e a misericórdia de Deus: ele conclui com oração e louvor.

?????? aleluia.

O primeiro, e os dois últimos versículos deste salmo, nos são dados como os de Davi em 1 Crônicas 16. Portanto, é muito provável que todo ele tenha sido composto por ele; particularmente porque o assunto é muito parecido com o do salmo anterior: somente que aqui, além de comemorar as misericórdias de Deus para com seus antepassados, ele reprova os israelitas pelo retorno ingrato que fizeram. Mudge, no entanto, pensa que o salmo foi composto durante o cativeiro: uma opinião muito apoiada pelo quarto e quinto versos.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 106: 1-3 . Louvai ao Senhor, etc. – Ele merece nossos louvores, apesar de todos os nossos sofrimentos, que não devem ser imputados a ele, pois ele é gracioso e misericordioso, mas apenas para nossos próprios pecados. Quem pode mostrar todos os seus louvores? Ou seja, suas ações louváveis: “quem é suficiente para uma obra que exige as línguas e harpas dos anjos?” Bem-aventurados os que guardam julgamento – que observam e praticam o que é justo e correto para com Deus e os homens; denominado, fazendo justiça, na próxima cláusula; em todos os momentos – Constantemente, na adversidade, bem como na prosperidade. Ou, o significado pode ser: eles são abençoados em todos os momentos, mesmo no dia de sua calamidade; e, portanto (como suas palavras podem sugerir), nossas calamidades não devem nos impedir desse grande e necessário dever de louvar a Deus. Este versículo pode ser considerado como contendo uma resposta à pergunta feita anteriormente, e significando que eles demonstram o louvor de Deus da melhor maneira que mantêm seus julgamentos e praticam a retidão em todos os momentos.

Comentário de E.W. Bullinger

Louvai ao SENHOR. Hebraico = Hallelu-jah.

O SENHOR. Jah hebraico. App-4.

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

misericórdia = benignidade ou graça.

Comentário de Adam Clarke

Louvado seja o Senhor – isso é uma espécie de título que está faltando em vários MSS. E na versão siríaca.

Dai graças ao Senhor; pois ele é bom – vós que vivemos de sua graça louvemos a sua misericórdia. Deus é o bom Ser, e de todos os tipos de bem ele é o Autor e Distribuidor. Que o termo Deus entre nossos ancestrais anglo-saxões, expresso tanto o Ser Supremo quanto a bondade ou bondade, é evidente a partir da versão anglo-saxônica dessa cláusula: “Confesse Senhor por esse Deus, (ou bom), por aquele que é bondade no mundo. dele.” Que o antigo Saltério traduz e parafraseia:

Trans. Schifes para Lorde, pois ele é gude; porque em todo o mundo a misericórdia dele.

Par – Schryfes synes e louyngs para Deus. pois ele é um guia de kynde, que nãopode botar sua misericórdia; pois dura até os mundos terminam em contornos que conforta e diminui; e o leito espiritual que é gyfen através da misericórdia é endles. Isso é: –

Confesse seus pecados e louve a Deus, pois ele é bom em sua natureza para todos os que pedem sua misericórdia; pois dura até o fim do mundo, confortando e libertando os miseráveis; e a bênção que é dada pela misericórdia é interminável.

Comentário de John Calvin

1. Louvai a Jeová Esta exortação fornece a falta de um título; não que o salmo contenha nada além de ação de graças e louvor a Deus, mas que o povo, a partir da experiência de favores passados, possa obter a certeza da reconciliação; e assim alimenta a esperança de que Deus, embora atualmente ofendido, logo seja pacificado em relação a eles. Portanto, ao celebrar os louvores a Deus, ele ordena que lembrem-se de coisas que tenderiam a aliviar sua dor por causa dos males atuais, a animar seus espíritos e impedir que afundassem em desespero. (241)

Referências Cruzadas

1 Crônicas 16:1 – Eles trouxeram a arca de Deus e a colocaram na tenda que Davi lhe havia preparado, e ofereceram holocaustos e sacrifícios de comunhão diante de Deus.

1 Crônicas 16:34 – Rendam graças ao Senhor, pois ele é bom; o seu amor dura para sempre.

Esdras 3:11 – Com louvor e ações de graças, cantaram responsivamente ao Senhor: “Ele é bom; seu amor a Israel dura para sempre”. E todo o povo louvou ao Senhor em alta voz, pois haviam sido lançados os alicerces do templo do Senhor.

Salmos 100:4 – Entrem por suas portas com ações de graças, e em seus átrios, com louvor; dêem-lhe graças e bendigam o seu nome.

Salmos 103:17 – Mas o amor leal do Senhor, o seu amor eterno está com os que o temem, e a sua justiça com os filhos dos seus filhos,

Salmos 105:45 – para que obedecessem aos seus decretos e guardassem as suas leis. Aleluia!

Salmos 107:1 – Dêem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre.

Salmos 118:1 – Dêem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre.

Salmos 119:68 – Tu és bom, e o que fazes é bom; ensina-me os teus decretos.

Salmos 136:1 – Dêem graças ao Senhor, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre!

Jeremias 33:11 – as vozes de júbilo e de alegria, do noivo e da noiva, e as vozes daqueles que trazem ofertas de ação de graças para o templo do Senhor, dizendo: “Dêem graças ao Senhor dos Exércitos, pois ele é bom; o seu amor leal dura para sempre”. Porque eu mudarei a sorte desta terra como antigamente’, declara o Senhor.

Mateus 19:17 – Respondeu-lhe Jesus: “Por que você me pergunta sobre o que é bom? Há somente um que é bom. Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos”.

Romanos 5:20 – A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,

1 Tessalonicenses 5:18 – Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *