Estudo de Salmos 109:21 – Comentado e Explicado

Mas vós, Senhor Deus, tratai-me segundo a honra de vosso nome. Salvai-me em nome de vossa benigna misericórdia,
Salmos 109:21

Comentário de Albert Barnes

Mas faça por mim, ó Deus, o Senhor, por amor do seu nome – Ou seja, interponha para mim; exerce teu poder em meu favor. A frase “por amor do teu nome” implica que o motivo que o levou era um desejo de que Deus fosse honrado. Não foi primariamente ou principalmente para sua própria felicidade; era que Deus poderia ser glorificado, que seu caráter pudesse ser ilustrado, que seus planos pudessem ser realizados. Compare as notas em Daniel 9: 18-19 .

Porque tua misericórdia é boa – isto é, é uma característica da misericórdia fazer o bem; para mostrar bondade.

Livra-me – Ele ora para que Deus se “manifeste” como ele realmente era, como um Deus de misericórdia.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 109: 21-22 . Mas faça por mim, ó Deus – Nomeadamente, o que desejo, o que ele expressa na próxima cláusula, dizendo: Livra-me – ou ele quer dizer: Aja por mim; não fique calado ou quieto, mas desperte-se para trabalhar em meu nome; por causa do teu nome – Pela glória da tua fidelidade, que está altamente preocupada em me dar a libertação que me prometeste; porque tua misericórdia é boa – isto é, graciosa e pronta para fazer o bem a todos, mas especialmente àqueles que te amam e temem. Pois eu sou pobre e necessitado – E, portanto, um objeto muito apropriado para a tua piedade e ajuda. E meu coração está ferido dentro de mim – estou ferido não um pouco, mas até o próprio coração, com dores que perfuram a alma.

Comentário de E.W. Bullinger

DEUS. Hebraico. Jeová. App-4.

o Senhor. Adonai hebraico. App-4.

nome “s. Veja nota no Salmo 20: 1 .

Comentário de Adam Clarke

Mas faça por mim – Enquanto eles usam horríveis imprecações contra mim, e me carregam com suas maldições, aja por mim e me livre de suas maldições. Enquanto eles amaldiçoarem, abençoe. Este versículo é mais uma prova da correção da interpretação dada acima.

Comentário de John Calvin

21 E tu, ó Senhor, meu Senhor! Do derramamento de reclamações e imprecações contra seus inimigos, o salmista passa para orações; ou melhor, depois de se entregar a Deus como seu guardião e libertador, ele parece tirar proveito, dessa circunstância, de se encorajar na oração; assim como todas as reflexões piedosas pelas quais os fiéis exercem e fortalecem sua fé, os estimulam a invocar o nome de Deus. Ao mesmo tempo, ele não se apóia em nenhum serviço que tenha prestado a Deus, como merecedor de sua ajuda, nem confia em seu próprio valor, mas deposita toda sua confiança na livre graça e misericórdia de Deus. Aquela integridade de que ele estava consciente, ele colocou em oposição a seus inimigos, com o objetivo de tornar sua iniquidade mais manifesta; mas ele não aspira a nenhuma recompensa de Deus, porque adota o princípio mais nobre, o de dever tudo à escolha voluntária de Deus, da qual também ele reconhece que sua segurança depende. Se fosse lícito a alguém se vangloriar de suas virtudes e méritos, certamente Davi não era o homem que tinha menos direito de fazê-lo; e, além disso, ele era o representante de Cristo e de toda a Igreja. Portanto, segue-se que todas as nossas orações desaparecerão em fumaça, a menos que estejam fundamentadas na misericórdia de Deus. O caso de Cristo foi realmente peculiar, na medida em que foi por sua própria justiça que ele apaziguou a ira de seu Pai em relação a nós. Como, porém, sua natureza humana era inteiramente dependente do bom prazer de Deus, também era sua vontade, por seu próprio exemplo, nos direcionar para a mesma fonte. O que podemos fazer, visto que o mais correto dentre nós é obrigado a reconhecer que ele é responsável pela prática de muito pecado; certamente nunca podemos fazer de Deus nosso devedor? Segue-se, portanto, que Deus, por causa da benignidade de sua natureza, nos coloca sob sua proteção; e que, por causa da bondade de sua misericórdia, ele deseja que sua graça possa brilhar em nós. Ao chegar a Deus, devemos sempre lembrar que devemos possuir o testemunho de uma boa consciência e ter cuidado com o pensamento de que temos qualquer justiça inerente que tornaria Deus nosso devedor, ou que merecemos qualquer recompensa em suas mãos. Pois se, na preservação dessa vida curta e frágil, Deus manifesta a glória de seu nome e de sua bondade, quanto mais toda a confiança nas boas obras deve ser deixada de lado, quando o assunto mencionado é a vida celestial e eterno? Se, no prolongamento da minha vida por um curto período na terra, seu nome é assim glorificado, manifestando por sua própria vontade para comigo sua benignidade e liberalidade; quando, portanto, ao me libertar da tirania de Satanás, ele me adota em sua família, lava minha impureza no sangue de Cristo, me regenera pelo seu Espírito Santo, me une ao seu Filho e me conduz à vida de céu – então, seguramente, quanto mais generosamente ele me trata, menos devo estar disposto a arrogar para mim qualquer parte do louvor. Quão diferente é a parte de Davi que, a fim de obter favor para si mesmo, publica sua própria pobreza e miséria? E como a aflição externa é inútil, a menos que um homem, ao mesmo tempo, seja humilhado e seu espírito orgulhoso e rebelde seja subjugado, o salmista aqui repete, que seu coração estava ferido dentro dele. Pelo que podemos aprender, que Deus não será um médico para ninguém, exceto aqueles que, no espírito de genuína humildade, mandem seus suspiros e gemidos para ele, e não se endurecem sob suas aflições.

Comentário de John Wesley

Mas tu, por mim, ó Deus, o Senhor, por amor do teu nome; porque a tua benignidade é boa, livra-me.

É bom – Acima da misericórdia de todas as criaturas.

Referências Cruzadas

Salmos 25:11 – Por amor do teu nome, Senhor, perdoa o meu pecado, que é tão grande!

Salmos 31:3 – Sim, tu és a minha rocha e a minha fortaleza; por amor do teu nome, conduze-me e guia-me.

Salmos 36:7 – Como é precioso o teu amor, ó Deus! Os homens encontram refúgio à sombra das tuas asas.

Salmos 63:3 – O teu amor é melhor do que a vida! Por isso os meus lábios te exaltarão.

Salmos 69:29 – Grande é a minha aflição e a minha dor! Proteja-me, ó Deus, a tua salvação!

Salmos 79:9 – Ajuda-nos, ó Deus, nosso Salvador, para a glória do teu nome; livra-nos e perdoa os nossos pecados, por amor do teu nome.

Salmos 86:5 – Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam.

Salmos 86:15 – Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e misericordioso, muito paciente, rico em amor e em fidelidade.

Salmos 143:11 – Preserva-me a vida, Senhor, por causa do teu nome, por tua justiça, tira-me desta angústia.

João 17:1 – Depois de dizer isso, Jesus olhou para o céu e orou: “Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique.

Filipenses 2:8 – E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *