Estudo de Salmos 94:13 – Comentado e Explicado

para lhe dar a paz no dia do infortúnio, enquanto uma cova se abre para o ímpio,
Salmos 94:13

Comentário de Albert Barnes

Para que você possa descansar – Mayest tranqüiliza sua mente; pode salvá-lo de murmurar, de desânimo, de impaciência, apenas por confiar em ti e no teu governo.

Dos dias da adversidade – Ou, nos dias do mal; o tempo de calamidade e angústia. Que sua mente possa então ser calma e calma.

Até que a cova seja cavada para os ímpios – Até que os ímpios sejam punidos; isto é, enquanto os preparativos estão em andamento, ou enquanto Deus parece adiar a punição, e os ímpios sofrem como se Deus não os notasse ou não os punisse. A idéia é que a mente não fique impaciente como se o castigo deles não viesse, ou como se Deus não estivesse preocupado; e que apenas as visões da administração divina tenderiam a acalmar a mente, mesmo quando os iníquos “pareciam” prosperar e triunfar. Veja as notas no Salmo 73: 16-22 . A frase “até que o poço seja cavado” é derivada do método de caçar animais selvagens, cavando um buraco no qual eles possam cair e ser levados. Veja as notas no Salmo 7:15 .

Comentário de E.W. Bullinger

o ímpio = um ímpio. Mesma palavra que os Salmos 94: 3 .

Comentário de Adam Clarke

Para que você possa descansar – Aquele a quem Deus instrui, é sábio para a salvação; e quem é ensinado assim, descansa em sua alma, e paz e confiança nas adversidades.

Comentário de John Calvin

Nos dias maus, ou nos dias maus, o salmista pode assim significar a destruição eterna que aguarda os ímpios, a quem Deus poupou por um certo intervalo. Ou suas palavras podem ser expostas como significantes, que o homem é abençoado, que aprendeu a ser composto e tranquilo sob provações. O restante pretendido seria então de natureza interior, desfrutado pelo crente mesmo durante as tempestades da adversidade; e o escopo da passagem seria que o homem verdadeiramente feliz é aquele que até agora lucrou, pela palavra de Deus, a ponto de sustentar o ataque dos males de fora, com paz e compostura. Mas, como se acrescenta, enquanto (28) a cova é cavada para os iníquos, parece necessário, a fim de trazer à tona a oposição contida nos dois membros da frase, supor que o salmista prefere elogiar a sabedoria daqueles que acham que Deus os aflige com o objetivo de salvá-los da destruição e trazê-los para uma questão feliz. Era necessário declarar esse segundo fundamento de conforto, porque nossos corações não podem deixar de ser afetados com a dor mais intensa quando vemos os ímpios triunfar, e nenhuma restrição divina lhes é imposta. O salmista enfrenta a tentação, lembrando-nos adequadamente que os ímpios são deixados na terra, assim como um corpo morto estendido sobre uma cama, até que seu túmulo seja cavado. Aqui, os crentes são advertidos de que, se quiserem preservar sua constância, devem montar sua torre de vigia, como diz Habacuque ( Habacuque 2: 1 ), e ter uma visão à distância dos julgamentos de Deus. Eles verão homens mundanos se revoltando em delícias mundanas e, se eles não ampliarem sua visão mais adiante, darão lugar à impaciência. Mas isso moderaria a tristeza deles, lembrando apenas que aquelas casas que são nominalmente apropriadas aos vivos, são de fato concedidas apenas aos mortos, até que sua sepultura seja escavada; e que, embora permaneçam na terra, eles já são dedicados à destruição. (29)

“Para lhe proporcionar facilidade nos dias de adversidade, enquanto o poço está cavando para os ímpios.”

Referências Cruzadas

Salmos 9:15 – Caíram as nações na cova que abriram; os seus pés ficaram presos no laço que esconderam.

Salmos 55:23 – Mas tu, ó Deus, farás descer à cova da destruição aqueles assassinos e traidores, os quais não viverão a metade dos seus dias. Quanto a mim, porém, confio em ti.

Isaías 26:20 – Vá, meu povo, entre em seus quartos e tranque as portas; esconda-se por um momento, até que tenha passado a ira dele.

Jeremias 18:20 – Acaso se paga o bem com o mal? Mas eles cavaram uma cova para mim. Lembra-te de que eu compareci diante de ti para interceder em favor deles, para que desviasses deles a tua ira.

Jeremias 18:22 – Seja ouvido o grito que vem de suas casas, quando repentinamente trouxeres invasores contra eles; pois cavaram uma cova para me capturarem e esconderam armadilhas para os meus pés.

Habacuque 3:16 – Ouvi isso, e o meu íntimo estremeceu, meus lábios tremeram; os meus ossos desfaleceram; minhas pernas vacilavam. Tranqüilo esperarei o dia da desgraça que virá sobre o povo que nos ataca.

2 Coríntios 4:17 – pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.

2 Tessalonicenses 1:7 – e dar alívio a vocês, que estão sendo atribulados, e a nós também. Isso acontecerá quando o Senhor Jesus for revelado lá do céu, com os seus anjos poderosos, em meio a chamas flamejantes.

Hebreus 4:9 – Assim, ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus;

2 Pedro 2:9 – Vemos, portanto, que o Senhor sabe livrar os piedosos da provação e manter em castigo os ímpios para o dia do juízo,

2 Pedro 3:3 – Antes de tudo saibam que, nos últimos dias, surgirão escarnecedores zombando e seguindo suas próprias paixões.

Apocalipse 6:10 – Eles clamavam em alta voz: “Até quando, ó Soberano santo e verdadeiro, esperarás para julgar os habitantes da terra e vingar o nosso sangue? “

Apocalipse 11:18 – As nações se iraram; e chegou a tua ira. Chegou o tempo de julgares os mortos e de recompensares os teus servos, os profetas, os teus santos e os que temem o teu nome, tanto pequenos como grandes, e de destruir os que destroem a terra”.

Apocalipse 14:13 – Então ouvi uma voz do céu dizendo: “Escreva: Felizes os mortos que morrem no Senhor de agora em diante”. Diz o Espírito: “Sim, eles descansarão das suas fadigas, pois as suas obras os seguirão”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *