Estudo de Hebreus 4:9 – Comentado e Explicado

Por isso, resta um repouso sabático para o povo de Deus.
Hebreus 4:9

Comentário de Albert Barnes


Resta, portanto, um descanso – Esta é a conclusão a que o apóstolo chega. O significado é este: que, de acordo com as Escrituras, existe “agora” uma promessa de descanso feita ao povo de Deus. Não se referia apenas àqueles que foram chamados para ir à terra prometida, nem aos que viveram no tempo de Davi, mas é “ainda” verdade que a promessa de descanso se refere a “todo” o povo de Deus de toda geração. O “raciocínio” pelo qual o apóstolo chega a essa conclusão é brevemente:

(1) Que houve um “descanso” – chamado “o resto de Deus” – mencionado no período mais antigo do mundo – implicando que Deus queria que ele fosse desfrutado.

(2) que os israelitas, a quem a promessa foi feita, falharam em obter o que foi prometido por sua incredulidade.

(3) que Deus pretendia que “alguns” entrassem em seu descanso – uma vez que não seria provido em vão.

(4) que, muito depois de os israelitas terem caído no deserto, encontramos a mesma referência a um descanso que Davi em seu tempo exorta aqueles a quem ele se dirigiu a tentar obter.

(5) que, se tudo o que a palavra “descanso” significava e a promessa havia sido cumprida quando Josué conduziu os israelitas à terra de Canaã, não deveríamos ter ouvido outro dia falar sobre quando era possível perdem esse descanso pela incredulidade.

Seguiu-se, portanto, que havia algo além disso; algo que pertencia a todo o povo de Deus ao qual o nome ainda poderia ser dado, e que eles foram exortados a obter. A palavra “descanso” neste versículo – saßßat?sµ?? sabbatismos- “Sabbatismo”, na margem, é traduzida como “guarda do sábado”. É uma palavra diferente de s?ßßat?? sabbaton – “o sábado”; e não ocorre em nenhum outro lugar no Novo Testamento, e não é encontrado na Septuaginta. Significa apropriadamente “guardar o sábado” de saßßat??? sabbatizo- “guardar o sábado”. Esta palavra, não usada no Novo Testamento, ocorre frequentemente na Septuaginta; Êxodo 16:30 ; Levítico 23:32 ; Levítico 26:35 ; 2 Crônicas 36:21 ; e em 3Esdr. 1:58; Hebreus 4: 4 , nota), e dos quais esse era o tipo e o emblema. Haverá “emprego” lá, mas será sem fadiga; haverá a ocupação da mente e de quaisquer poderes que possamos possuir, mas sem cansaço. Aqui muitas vezes estamos desgastados e exaustos. O corpo afunda sob trabalho contínuo e cai no túmulo. Ali o escravo descansará de sua labuta; o homem aqui oprimido e destruído por cuidados ansiosos cessará de seus trabalhos. Conhecemos pouco do céu; mas sabemos que grande parte do que agora oprime e esmaga o quadro não existirá lá. A escravidão será desconhecida; o cuidado ansioso por apoio será desconhecido, e toda a exaustão que advém do amor ao ganho e da ambição será desconhecida. Nas cansativas labutas da vida, então, esperemos ansiosamente pelo “descanso” que permanece no céu, e enquanto o trabalhador olha para as sombras da tarde, ou para o sábado como um período de descanso, então vamos olhar para o céu como o lugar do repouso eterno.

(2) o céu será como um sábado. A melhor descrição disso é dizer que é “um sábado eterno”. Pegue o sábado na terra quando melhor observado, e estenda a idéia para a eternidade, e deixe que toda idéia de imperfeição seja separada de sua observância, e isso seria o céu. O sábado é santo; assim é o céu. É um período de adoração; assim é o céu. É para louvor e para a contemplação da verdade celestial; assim é o céu. O sábado é designado para que deixemos de lado preocupações e ansiedades mundanas por um pouco de tempo aqui; céu para que possamos colocá-los de lado para sempre.

(3) o sábado aqui deve ser como o céu. Ele foi projetado para ser seu tipo e emblema. Até onde as circunstâncias do caso permitirem, deve ser exatamente como o céu. Deveria haver os mesmos empregos; as mesmas alegrias; a mesma comunhão com Deus. Uma das melhores regras para empregar corretamente o sábado é pensar no que o céu será e depois tentar gastá-lo da mesma maneira. Um dia em cada sete, pelo menos, deve nos lembrar o que o céu deve ser; e esse dia pode ser e deve ser o mais feliz dos sete.

(4) aqueles que não amam o sábado na terra, não estão preparados para o céu. Se é para eles um dia de tédio; se suas horas mudarem pesadamente; se eles não têm prazer em seus empregos sagrados, qual seria a eternidade desses dias? Como eles seriam aprovados? Nada pode ser mais claro do que isso, se não tivermos essa felicidade em um período de descanso sagrado, e em empregos sagrados aqui, estaremos totalmente despreparados para o céu. Para o cristão, é o assunto da maior alegria em antecipar que o céu deve ser “um sábado ininterrupto” – uma eternidade de sucessivas horas do sábado. Mas o que para um pecador poderia ser uma perspectiva mais repulsiva e sombria do que um sábado eterno?

(5) se é assim, então que visão melancólica é fornecida quanto à atual preparação da grande massa de pessoas para o céu! Como é gasto o sábado agora? Na ociosidade; Em negócios; em viajar; na caça e pesca; na leitura e conversação leves; no sono; na visita; em cavalgar, caminhar, relaxar, “tédio”; – em folia e dissipação; de toda e qualquer maneira, exceto da maneira certa; de todas as formas, exceto em santa comunhão com Deus. Qual seria a corrida se uma vez transportada para o céu como ela é! Que perspectiva seria para essa multidão ter que passar “uma eternidade” que seria apenas um prolongamento do sábado da santidade!

(6) se alegrem os que amam o sábado na perspectiva de descanso eterno no céu. Em nosso trabalho, vamos olhar para o mundo onde a labuta cansativa é desconhecida; em nossas aflições, vamos olhar para o mundo onde as lágrimas nunca caem; e quando nossos corações estiverem magoados com a violação do sábado ao nosso redor, olhemos para o mundo abençoado onde essa violação cessará para sempre. Não é muito distante. Alguns passos nos levarão até lá. De qualquer cristão, pode-se dizer que talvez seu próximo sábado seja passado no céu – perto do trono de Deus.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 9-19 . Um certo homem plantou uma vinha, etc. – Veja este parágrafo explicado em Mateus 21: 33-46 e Marcos 12: 1-12 . E foi para um país distante por um longo tempo – Foi muito tempo desde a entrada dos israelitas em Canaã até o nascimento de Cristo. Ele destruirá aqueles lavradores – Provavelmente ele apontou para os escribas, principais sacerdotes e anciãos; quem permitir, Ele destruirá miseravelmente aqueles homens maus, Mateus 21:41 , mas não suportará que isso se aplique a eles mesmos. Eles também podem significar: Deus não permita que sejamos culpados de um crime que sua parábola pareça nos acusar, a saber, de rejeitar e matar o herdeiro. Nosso Salvador significa: Mas você o fará, como é profetizado de você. Ele olhou para eles – para aguçar a atenção deles.

Comentário de E.W. Bullinger

rest = um dia de descanso. isto é, o grande dia de “descanso” sob o domínio do grande “Sacerdote (Rei) em Seu trono”. Veja Zacarias 6:13 . Grego. sabbatismos. Só aqui. O verbo sabbatizo, para guardar o sábado, ocorre várias vezes na Septuaginta

pessoas . Grego. Laos. Veja Atos 2:47 e compare Gálatas 1: 6 , Gálatas 1:16 .

Comentário de Adam Clarke

Portanto, resta um descanso ao povo de Deus – não foi,

  1. O resto do sábado; não era,
  • O resto na terra prometida,
  • pois o salmista escreveu muito depois dos dias de Josué; portanto, há outro descanso, um estado de bem-aventurança, para o povo de Deus; e este é o Evangelho, as bênçãos que adquire e comunica, e a glória eterna que prepara e prometeu aos crentes genuínos.

    Há duas palavras neste capítulo que traduzimos indiferentemente descanso, ?atapa?s?? e saßßat?sµ?? · ele primeiro significa uma cessação do trabalho de parto, para que o corpo cansado seja descansado e revigorado; o segundo significado, não apenas um descanso do trabalho, mas um descanso religioso; sabbatismus , um resto de um tipo sagrado, do qual a alma e o corpo participam. Isso é verdade, se entendemos o resto como se referindo às bênçãos do Evangelho, ou à felicidade eterna, ou a ambas.

    Comentário de Thomas Coke

    Hebreus 4: 9 . Resta, portanto, um descanso A palavra até então usada para descanso tinha sido ?atapa?s??, cessação do trabalho de parto: aqui é introduzido um novo termo saßßat?sµ??, um descanso adequado ao sétimo dia, no qual Deus descansou. O apóstolo havia dito, Hebreus 4: 6, que o restante de Deus foi deixado sem ser possuído; aquela geração que Josué levou a Canaã, não tomou posse do descanso de Deus; porque Deus, quatrocentos e cinquenta anos depois, fala de seu descanso como ainda por entrar; portanto, seu descanso ainda permaneceu para o povo de Deus. Tudo o que é dito aqui é: exortar os hebreus a permanecerem firmes em sua fé, provando a eles que o resto de Deus nos pregou por Cristo, é infinitamente mais vantajoso e infinitamente superior ao que foi prometido por Moisés. Era um estado de perfeita felicidade, paz, tranquilidade no céu: era uma cessação do trabalho, como o próprio Deus desfrutou após a criação. Portanto, esse descanso deve ser o grande objetivo de nosso cuidado, o grande ponto a ser respeitado; e o princípio pelo qual isso deve ser alcançado é uma fé firme e segura.

    Comentário de Scofield

    descansar

    Ou, guardando um sábado.

    Comentário de John Wesley

    Resta, portanto, um descanso ao povo de Deus.

    Portanto – Visto que ele ainda fala de outro dia, deve haver um descanso mais longo, até eterno, para o povo de Deus.

    Referências Cruzadas

    Salmos 47:9 – Os soberanos das nações se juntam ao povo do Deus de Abraão, pois os governantes da terra pertencem a Deus; ele é soberanamente exaltado.

    Isaías 11:10 – Naquele dia as nações buscarão a Raiz de Jessé, que será como uma bandeira para os povos, e o seu lugar de descanso será glorioso.

    Isaías 57:2 – Aqueles que andam retamente entrarão na paz; acharão descanso na morte.

    Isaías 60:19 – O sol não será mais a sua luz de dia, e você não terá mais o brilho do luar, pois o Senhor será a sua luz para sempre; o seu Deus será a sua glória.

    Mateus 1:21 – Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”.

    Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

    Hebreus 3:11 – Assim jurei na minha ira: Jamais entrarão no meu descanso”.

    Hebreus 4:1 – Visto que nos foi deixada a promessa de entrarmos no descanso de Deus, temamos que algum de vocês pense que tenha falhado.

    Hebreus 4:3 – Pois nós, os que cremos, é que entramos naquele descanso, conforme Deus disse: “Assim jurei na minha ira: Jamais entrarão no meu descanso” — embora as suas obras estivessem concluídas desde a criação do mundo.

    Hebreus 11:25 – preferindo ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo.

    1 Pedro 2:10 – Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam.

    Apocalipse 7:14 – Respondi: “Senhor, tu o sabes”. E ele disse: “Estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.

    Apocalipse 21:4 – Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou”.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *