O que é uma “raiz de amargura”?

A “amargura” geralmente está associada à raiva e rancor. Mas é isso que significa em Hebreus 12:15 : “Cuidado para que ninguém deixe de obter a graça de Deus; que nenhuma ‘ raiz de amargura ‘ brote e cause problemas, e por ela muitos se contaminem”? Eu não acho.

Vamos fazer algumas perguntas. Em primeiro lugar, “raiz de amargura” significa que a raiz é amargura (como bloco de madeira)? Ou significa que a raiz cresce em uma planta e produz o fruto amargo? Segundo, “amargura” em Hebreus 12:15 significa “ira purulenta” ou significa “venenosa e imundo”? Terceiro, de onde veio essa imagem de uma “raiz de amargura”?

Vamos começar com a última pergunta. Resposta: veio de Deuteronômio 29:18 .

Acautelai-vos para que não haja entre vós homem, mulher, clã ou tribo cujo coração hoje se desvie do Senhor, nosso Deus, para ir servir aos deuses dessas nações. Acautelai-vos para que não haja entre vós uma raiz que dê frutos venenosos e amargos .

Este pano de fundo também nos ajuda a responder às duas primeiras perguntas: a raiz não é amargura em si, mas traz o fruto da amargura. E a amargura que carrega é algo venenoso. Este fruto amargo pode ser uma raiva purulenta, ou pode ser outra coisa. O ponto parece ser que é mortal.

A questão chave é esta: Qual é esta raiz que faz brotar frutos amargos e mortais na igreja? O versículo seguinte em Deuteronômio 29 dá a resposta surpreendente, mas se encaixa perfeitamente com o livro de Hebreus. Deuteronômio 29:18 termina: “Cuidado para que não haja entre vocês uma raiz que dê frutos venenosos e amargos”. Então o versículo 19 começa definindo esta raiz:

. . . aquele que, ao ouvir as palavras desta aliança juramentada, abençoa a si mesmo em seu coração, dizendo: “ Estarei seguro, ainda que ande na obstinação do meu coração ”. Isso levará à varredura de úmido e seco.

Qual é então a raiz que produz o fruto amargo? 

É uma pessoa que tem uma visão errada da segurança eterna. Ele se sente seguro quando não está seguro. Ele diz: “Eu estarei seguro [seguro], embora eu ande na obstinação do meu coração”. Não entende a aliança que Deus faz. Ele pensa que por ser parte do povo da aliança, ele está seguro do julgamento de Deus.

Esse tipo de presunção é o que o livro de Hebreus trata repetidamente – cristãos professos que pensam que estão seguros por causa de alguma experiência espiritual passada ou alguma associação atual com pessoas cristãs. O objetivo de Hebreus é curar os cristãos da presunção e cultivar fervorosa perseverança na e na santidade. Pelo menos quatro vezes adverte que não devemos negligenciar nossa grande salvação, mas estar vigilantes para combater a luta da fé todos os dias para que não nos tornemos endurecidos e caiamos e provemos que não tivemos parte em Cristo ( Hebreus 2:3 ; 3:12 –14 ; 6:4–7 ; 10:23–29 ).

Este é também o ponto exato do contexto do termo “raiz de amargura” em Hebreus 12:15 .

Esforçai-vos pela paz com todos e pela santidade sem a qual ninguém verá o Senhor. Cuide para que ninguém deixe de obter a graça de Deus; que nenhuma “ raiz de amargura ” brota e causa problemas, e por ela muitos se contaminam. (12:14-15)

Este é um aviso para não tratar a santidade com leviandade ou presumir mais graça.

Portanto, uma “raiz de amargura” é uma pessoa ou uma doutrina na igreja que encoraja as pessoas a agirem com presunção e trata a salvação como uma coisa automática que não requer uma vida de vigilância na luta da fé e na busca da santidade. Tal pessoa ou doutrina contamina muitos e pode levar à experiência de Esaú que jogou rápido e solto com sua herança e não conseguiu se arrepender no final e encontrar a vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *