O Agonizante Problema da Garantia da Salvação

O problema mais angustiante sobre a certeza da salvação não é o problema de saber se os fatos objetivos do cristianismo são verdadeiros (Deus existe, Cristo é Deus, Cristo morreu pelos pecadores, Cristo ressuscitou dos mortos, Cristo salva para sempre todos os que crêem, etc. ).

Esses fatos são a base absolutamente crucial de nossa . Mas o problema realmente agonizante da certeza é se eu pessoalmente sou salvo por esses fatos.

Tenho fé salvadora?

Isso se resume a se eu tenho fé salvadora. O que torna isso agonizante – para muitos na história da igreja e hoje – é que existem pessoas que pensam que têm fé salvadora, mas não têm. Por exemplo, em Mateus 7:21-23 , Jesus diz:

“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’ entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Naquele dia, muitos me dirão: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome, e em teu nome não expulsamos demônios, e não fizemos muitos milagres em teu nome?’ E então vou declarar a eles: ‘Eu nunca te conheci; apartai-vos de mim, obreiros da iniqüidade.’”

Portanto, a pergunta angustiante para alguns é: Eu realmente tenho fé salvadora? Minha fé é real? Estou auto-enganado? Algumas pessoas bem-intencionadas tentam diminuir o problema fazendo da fé uma mera decisão de afirmar certas verdades, como a verdade de que Jesus é Deus, e ele morreu pelos meus pecados. Alguns também tentam ajudar na certeza negando que qualquer tipo de mudança de vida seja realmente necessária para demonstrar a realidade da fé. Então eles encontram uma maneira de fazer Tiago 2:17 significar algo diferente do que parece significar: “Assim também a fé por si mesma, se não tiver obras, é morta.”

Mas essas estratégias para ajudar a garantir o tiro pela culatra. Eles negam algumas Escrituras, e mesmo a fé mínima que preservam pode ser agonizada e posta em dúvida pela alma atormentada. Eles não resolvem o problema e perdem a verdade. E, talvez o pior de tudo, eles às vezes dão segurança a pessoas que não deveriam tê-la.

Nova luz, novo descanso

Em vez de minimizar a natureza milagrosa, profunda e transformadora da fé, e em vez de negar que há mudanças de vida necessárias que mostram a realidade da fé, devemos abordar o problema da segurança de outra maneira. Devemos começar percebendo que há uma garantia objetiva para descansar no perdão de Deus para meus pecados, e há uma garantia subjetiva para o perdão de Deus para meus pecados. A garantia objetiva é a obra consumada de Cristo na cruz que “aperfeiçoou para sempre aqueles que estão sendo santificados” ( Hebreus 10:14 ). A garantia subjetiva é a nossa fé, que se expressa em “ser santificado”.

Em seguida, devemos perceber que a fé salvadora tem duas partes. Primeiro, a fé é uma visão espiritual da glória (ou beleza) no Cristo do evangelho. Em outras palavras, quando você ouve ou lê o que Deus fez pelos pecadores na cruz e na ressurreição de Jesus. Isso aparece ao seu coração como algo grandioso e glorioso em si mesmo antes mesmo de você ter certeza de que foi salvo por isso.

Eu tenho essa ideia em 2 Coríntios 4:4 , onde Paulo diz que o que Satanás impede na mente dos incrédulos é “ver a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus”. Para que a fé seja real, deve haver uma “luz” sobrenatural que Deus brilha no coração para nos mostrar que Cristo é glorioso e maravilhoso ( 2 Coríntios 4:6 ). Isso acontece como uma obra do Espírito de Deus através da pregação do evangelho.

Segundo, a fé é um descanso garantido neste glorioso evangelho para nossa própria salvação. Digo “descanso garantido” porque há um “descanso injustificado” – pessoas que pensam que são salvas e não são, porque nunca chegaram a ver a glória de Cristo como algo irresistivelmente glorioso. Essas pessoas crêem apenas com base em querer ser resgatadas do mal, não porque vêem Cristo como mais belo e desejável do que tudo. Mas para aqueles que “vêem a luz do evangelho da glória de Cristo”, seu descanso é garantido.

Onde a luz brilha

O que isso significa na prática é que devemos olhar continuamente para a cruz e para a obra de Deus em Cristo. Porque é aí que Deus faz brilhar a luz do evangelho. Em segundo lugar, devemos orar continuamente para que Deus ilumine os olhos de nossos corações ( Efésios 1:18 ). Terceiro, devemos amar uns aos outros porque, como disse João: “Sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos” ( 1 João 3:14 ).

No final, a certeza é um dom precioso de Deus. Oremos uns pelos outros para que abunde entre nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *