Top 4 passos simples para reconstruir sua fé após um surto de Covid

Enquanto escrevemos isso, estamos saindo do surto mais recente de casos de Covid-19 causados ​​pela variante omicron.

Como estamos começando a ver sinais de que superamos o pior desta onda, este é um ótimo momento para refletir, reavaliar e reconstruir nossa

As novas variantes que vêm surgindo a cada poucos meses trazem muitas incertezas e estresse. Houve desligamentos, quarentenas inesperadas, longas filas para testes e escassez de testes em casa. 

Além de tudo isso, você pode estar experimentando algum nível de isolamento e distância nos relacionamentos. Se você tem problemas de saúde mental e emocional, eles podem ser exacerbados pelos surtos de Covid e todo o estresse que os acompanha.

Todos esses estressores podem desgastar nossa fé. Então, o que podemos fazer para reconstruir nossa fé depois que ela foi atingida por um surto de Covid?

1 – Lembre-se de Deus

Ora, a fé é a confiança naquilo que esperamos e a certeza daquilo que não vemos. Hebreus 11:1

A fé é a confiança de que as coisas boas que esperamos acontecerão. É ter certeza de que Deus virá por nós.

Você está mais focado agora no que você pode ver? Ou sobre o que Deus pode fazer? Fé é acreditar no que Deus pode fazer. Fé é ver além das circunstâncias físicas, desafios, limitações humanas e emoções. É ter confiança no que Deus pode fazer e ter certeza de que está sempre trabalhando conosco. Isso é difícil para mim. 

Para ter esse tipo de fé, preciso reservar um tempo para lembrar quem é Deus.

2 – Reflita sobre o que está te atrapalhando 

Já que estamos cercados por tantos exemplos de fé, devemos nos livrar de tudo que nos atrasa, principalmente o pecado que nos distrai. Devemos correr a corrida que está à nossa frente e nunca desistir. Hebreus 12:1

Qual é a “corrida” que devemos correr? É acreditar em Deus e seguir a Jesus—vivendo como ele em nossas vidas diárias. É levar nossa fé a um lugar onde estamos mudando nossas vidas e mudando a vida das pessoas ao nosso redor. 

Estamos destinados a mudar o mundo, chegar ao céu nós mesmos e levar o maior número possível de pessoas conosco. Todo relacionamento que temos deve ser melhor, mais próximo, mais amoroso e mais transformador porque trazemos fé a ele!

Então, o que está no caminho de nós corrermos nessa corrida? Esta escritura nos diz que são os pesos que nos atrasam e as distrações.

3 – Reconheça quando você está enredado pela incredulidade

Portanto, visto que estamos cercados por tão grande nuvem de testemunhas, deixemos de lado tudo o que nos atrapalha e o pecado que tão facilmente nos envolve. E corramos com perseverança a corrida que nos foi marcada.  Hebreus 12:1

Hebreus 12 nos ensina a “jogar fora” embaraços e obstáculos que nos impedem de correr nossa corrida com fé. Para me livrar de meus pecados e obstáculos, tenho que entender o que está na raiz deles e então ser vulnerável e honesto com Deus sobre eles em oração

4 – Reconcentre-se em Jesus

Agora fique focado em Jesus, que projetou e aperfeiçoou nossa fé. Ele suportou a cruz e ignorou a vergonha dessa morte porque se concentrou na alegria que estava diante dele; e agora Ele está sentado ao lado de Deus no trono, um lugar de honra. 3 Considere a vida Daquele que suportou tais ataques pessoais e hostilidade dos pecadores, para que você não se canse nem desanime.  Hebreus 12:2-3

Durante a pandemia, o barulho da negatividade, notícias trágicas, incertezas econômicas ou questões políticas polarizadoras podem constantemente desviar nosso foco de Deus. Embora existam muitas coisas que não podemos controlar em nossas vidas e no mundo ao nosso redor, podemos controlar uma coisa: o que escolhemos focar. 

O que aconteceria se nos concentrássemos em viver, amar e conduzir nossas vidas como Jesus fez, em vez de permitir que o barulho do mundo ao nosso redor roubasse nosso foco de Deus?

Descobri que quanto mais focados meus pensamentos e prioridades estão em Jesus, mais forte e resiliente minha fé se torna. Sou conhecido por ser alguém que luta contra a incredulidade crônica, mas meus amigos me ajudaram a perceber que minha incredulidade muitas vezes está enraizada na escolha de estar cronicamente focada em tudo que não seja Jesus!

Também precisei da ajuda da Bíblia e de amigos espirituais em tempos difíceis para aprender como colocar meu foco no que é mais importante para Deus. Isso começa com o aprendizado das Escrituras e especialmente do exemplo de Jesus como crescer forte em minha fé em Deus, quando a atração do desapontamento e da distração do mundo é forte ao meu redor. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *