Top 3 maneiras que sua fé pode transformar suas amizades

Construir amizades próximas e amorosas pode ser assustador. E se você colocar seu coração para fora e for rejeitado? E se você se apegar a alguém e ele te machucar? Pode ser fácil ficar com medo, desconfiado e cauteloso nos relacionamentos. É por isso que precisamos da ajuda de Deus para ter a necessária para correr o risco de nos abrir aos amigos.

Um dos meus filmes favoritos é Matrix , e acho que ilustra bem esse ponto. No filme, o personagem Morpheus (Laurence Fishburne) acreditou em Neo (Keanu Reeves), e ajudou Neo a superar sua incredulidade para cumprir seu destino e salvar o mundo. 

No encontro inicial de Morpheus com Neo, ele disse a ele: 

“Estou tentando libertar sua mente, Neo. Mas só posso lhe mostrar a porta. Você é quem tem que passar por isso…

Você tem que deixar tudo pra lá, Neo. Medo, dúvida e descrença. Liberte sua mente.”

Morfeu, A Matrix

Acredito que esse é o tipo de relacionamento que Deus quer construir conosco todos os dias – um relacionamento que nos ajude a deixar de lado o medo, a dúvida e a descrença para que possamos ser livres para fazer o impossível e o inimaginável por meio de nossa fé nele. 

Uma vez que aprendemos a construir esse tipo de relacionamento com Deus que nos liberta, podemos construir relacionamentos fortes uns com os outros. 

1 – A fé nos liberta para sermos nós mesmos

Ali o servo de um centurião , a quem seu senhor valorizava muito, estava doente e prestes a morrer. O centurião ouviu falar de Jesus e enviou alguns anciãos dos judeus a ele , pedindo-lhe que viesse e curasse seu servo. Quando chegaram a Jesus, suplicaram-lhe fervorosamente: “Este homem merece que você faça isso,  porque ama nossa nação e construiu nossa sinagoga”. Então Jesus foi com eles. Não estava longe da casa quando o centurião mandou amigos dizer-lhe: “Senhor, não te incomodes, porque não mereço que entres debaixo do meu teto”. Lucas 7:2-6

A fé do centurião em Deus permitiu que ele fosse humilde e se concentrasse mais na bondade e no poder de Jesus do que na sua própria, o que o levou a ver sua necessidade de pedir ajuda. Podemos aprender com ele que a fé em Deus nos dá segurança para ver nossas fraquezas, inadequações e indignidade sem nos sentirmos desqualificados ou derrotados, porque nosso foco está em Deus. Isso pode nos libertar para sermos nós mesmos.  

O centurião acreditava que Jesus o ajudaria, o que o levou a parecer fraco. A incredulidade muitas vezes me levou a negar minhas fraquezas porque acho que elas me impedirão de ser ouvido por Deus. Essa incredulidade pode me levar a ficar orgulhoso e confiar em meus próprios esforços para estar certo com Deus, em vez de confiar apenas em suas qualidades incríveis, uma das quais é sua bondade.

2 – A fé confia na Palavra de Deus

É por isso que nem me considero digno de vir até você. Mas diga a palavra, e meu servo será curado. Pois eu mesmo sou um homem sob autoridade, com soldados sob minhas ordens. Eu digo a este, ‘Vá’, e ele vai; e aquele, ‘Vem’, e ele vem. Eu digo ao meu servo: ‘Faça isso’, e ele faz”.  Lucas 7:7-8

O centurião acreditou no poder das palavras de Jesus e que elas levariam à cura de seu valioso servo. 

Muitas vezes podemos ler a Palavra de Deus, mas não experimentar seu poder ou benefícios transformadores em nossos relacionamentos porque não combinamos o que estamos lendo com obediência fiel (Hebreus 4:2). Como Morpheus disse a Neo em Matrix , “Há uma diferença entre conhecer o caminho e trilhar o caminho”. 

O mesmo é verdade para nós. Nossa fé crescerá quando a exercermos seguindo a Deus e obedecendo à Bíblia. Uma vez que colocamos sua Palavra em prática e a vemos funcionar, nossa fé e confiança nela cresce. 

Aprendi que a cura só pode vir ao decidir ler e obedecer a passagens da Bíblia como Efésios 5:25-31 sobre maridos amarem nossas esposas como Cristo amou a igreja. Obedecer a esses versículos é feito pela fé de que Deus trabalhará por meio de minha obediência a ele e me ajudará a perdoar.

3 – A fé ama

Quando Jesus ouviu isso, admirou-se dele e, voltando-se para a multidão que o seguia, disse: “Digo-vos que nem em Israel encontrei tanta fé. ” Então os homens que haviam sido enviados voltaram para a casa e encontraram o servo bem. Lucas 7:9

Jesus reconheceu que o centurião tinha grande fé, e foi essa fé que o motivou a agir para cuidar de seu servo. Quando temos fé, isso se mostrará no quanto amamos os outros.[…] A única coisa que conta é a fé expressando-se através do amor. Gálatas 5:6

Ao longo desta história, o centurião mostrou seu amor fazendo tudo o que podia para ajudar seu servo a encontrar a cura (Lucas 7:3). Da mesma forma, quando escolhemos viver pela fé, nos vemos fazendo tudo o que podemos para ajudar os outros a encontrar a cura em áreas de suas vidas em que sentiram dor.

Além disso, também vemos como a fé expressando-se através do amor edifica os outros (Lucas 7:5, I Coríntios 8:1-2). Esse oficial romano nem era judeu, mas mesmo assim construiu uma sinagoga para que mais pessoas pudessem encontrar um relacionamento com Deus.

Como resultado de sua fé e amor, o centurião construiu grandes relacionamentos e pôde ver seu servo curado. Isso me lembra outra citação de Matrix , quando Morpheus levou Neo para ver um personagem chamado Oráculo que era capaz de dizer às pessoas seu futuro. Aqui está o que ela disse a Neo: 

“Eu vejo o fim chegando. Eu vejo a escuridão se espalhando. Eu vejo a morte. E você é tudo o que está em seu caminho.” ― Oráculo

Embora possamos não estar vivendo na Matrix, nosso mundo pode ficar escuro às vezes. Somos capazes de ser as pessoas que ficam no caminho dessa escuridão, acreditando que Deus nos escolheu para ser o amigo que os outros ao nosso redor precisam. 

Assim como a profecia do Oráculo sobre Neo e o resultado de cura da fé do centurião, também podemos saber com grande confiança que quando exercermos nossa fé para amar, Deus nos usará para ajudar outras pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *