Top 5 histórias poderosas de força emocional na Bíblia

Algumas das histórias mais poderosas de força emocional na Bíblia envolvem pessoas que eram realmente muito fracas. Eles falharam, tinham falhas de caráter e estavam familiarizados com contratempos. Eles cederam às suas emoções às vezes. Eles sentiram medo

Mas quando chegaram ao fim de si mesmos, eles descobriram Deus – um Deus cuja bondade, amor e poder os ajudaram a se levantar novamente e se tornar mais fortes do que jamais poderiam ter sido por conta própria.

Meu corpo e meu coração podem ficar fracos. Deus, você dá força ao meu coração. Você é tudo que eu sempre vou precisar.

Salmo 73:26 NVI

Deus dá força ao coração. À medida que caminhamos de perto com Deus e decidimos que ele é tudo de que precisaremos, ele nos dá a incrível capacidade de nos recuperarmos emocionalmente, mesmo nas circunstâncias mais difíceis.

1 – Sara: Deus pacientemente nos ensina a acreditar.

Leia: Gênesis 11-21, Hebreus 11, 1 Pedro 3

Foi pela que até Sara pôde ter um filho, embora fosse estéril e fosse muito velha. Ela acreditava que Deus cumpriria sua promessa. 

Hebreus 11:11

Sara não conseguiu conceber, mas milagrosamente se tornou a mãe de Isaque e do povo israelita. Vários versículos do Novo Testamento se referem a Sara e nos encorajam a ter a fé e a confiança em Deus que ela tinha (Pedro 3:4-6 ).

Mas aqui está a coisa: se você ler a história de Sara em Gênesis 11-21, verá que sua vida estava cheia de contratempos e deficiências espirituais. Ela estava longe de ser perfeita. 

A história de Sara me dá esperança. Deus não desistiu dela. Sua vida foi uma jornada com altos e baixos e muitos momentos de aprendizado, e Deus pacientemente a acompanhou a cada passo do caminho

Através de suas deficiências, Sara aprendeu algumas lições valiosas. Ela aprendeu a não confiar em si mesma para cumprir as promessas de Deus. Ela aprendeu que Deus pode fazer o impossível. Ela aprendeu que Deus podia ouvi-la e vê-la quando ninguém mais podia (Gênesis 18:12).

2 – Neemias: Deus nos dá força nos reveses.

Leia: Neemias 1-13

Uma maneira de ver minha necessidade de força emocional está na minha incapacidade de lidar com contratempos. Mesmo pequenos obstáculos podem me fazer sentir desanimado.

Na minha vida agora, isso se traduz em não querer correr riscos porque odeio enfrentar obstáculos e dificuldades. Prefiro seguir o caminho mais fácil, o caminho que não requer força emocional. 

O livro de Neemias é ótimo para ler se você tende a se desencorajar facilmente por contratempos e decepções. 

Neemias foi um líder na Bíblia que inspirou o povo de Israel a reconstruir os muros incendiados ao redor da amada cidade de Jerusalém. Ele era um cara emocional; ele chorou, sentiu-se aterrorizado e continuou seu trabalho “profundamente perturbado” enquanto tentava navegar pelos eventos de sua vida (ver Neemias capítulos 1 e 2). 

E, no entanto, ele encontrou forças para liderar o povo de Deus através de forte oposição e todos os tipos de obstáculos sem desistir. Isso me inspira a saber que aqueles de nós que se consideram emocionais podem fazer grandes coisas. 

Neemias encontrou força sobrenatural porque suas emoções o levaram a orar. 

3 – Gideão: Deus responde quando expressamos nossas necessidades a ele.

Leia: Juízes 6-8

Gideon é um cara na Bíblia que tinha muito medo, mas encontrou grande força emocional porque estava disposto a reconhecer e expressar suas necessidades.

Dê uma olhada neste trecho da história de Gideon:

Então o anjo do Senhor veio e sentou-se debaixo da grande árvore em Ofra, que pertencia a Joás, da família de Abiezer. Gideão, filho de Joás, estava debulhando trigo no fundo de um lagar para esconder o grão dos midianitas. O anjo do Senhor apareceu a ele e disse: “Poderoso herói, o Senhor está com você!”
Então o Senhor se voltou para ele e disse: “Vá com a força que você tem e livre Israel dos midianitas. Estou enviando para você!” “Mas Senhor”, respondeu Gideão, “como posso resgatar Israel? Meu clã é o mais fraco de toda a tribo de Manassés, e eu sou o menor de toda a minha família!”
O Senhor lhe disse: “Eu estarei com você. E você destruirá os midianitas como se estivesse lutando contra um homem.” Gideão respondeu: “Se você realmente vai me ajudar, mostre-me um sinal para provar que é realmente o Senhor falando comigo.

Juízes 6:11-12,14-17

Deus chamou Gideão para resgatar o povo de Israel dos midianitas, que os oprimiam. O que eu amo na história de Gideon é que ele não apenas se sentiu fraco e como “o mínimo”, mas também expressou esses sentimentos honestamente a Deus.

Então, muitas vezes na história, ele pediu a Deus sinais para ajudá-lo com seu medo. Todas as vezes, Deus foi paciente com ele e lhe deu o sinal de que precisava.

4 – Maria: Deus nos torna adaptáveis ​​à mudança.

Uma característica da força emocional é ser adaptável à mudança, e uma jovem que me impressiona nessa área é Maria, a mãe de Jesus. 

Leia: Lucas 1-2

No sexto mês da gravidez de Isabel, Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, uma aldeia da Galileia, a uma virgem chamada Maria. Ela estava noiva de um homem chamado José, descendente do rei Davi. Gabriel apareceu a ela e disse: “Saudações, mulher favorecida! O Senhor está com você! ”
Confusa e perturbada, Maria tentou pensar o que o anjo poderia significar.  “Não tenha medo, Maria”, disse-lhe o anjo, “porque você achou graça diante de Deus! Você conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus.  Ele será muito grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu antepassado Davi.
E ele reinará sobre Israel para sempre; seu Reino nunca terminará!”  Maria perguntou ao anjo: “Mas como isso pode acontecer? Eu sou virgem.”  O anjo respondeu: “Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Assim, o bebê que nascer será santo e será chamado Filho de Deus.
Além disso, sua parente Elizabeth engravidou na velhice! As pessoas costumavam dizer que ela era estéril, mas ela concebeu um filho e agora está no sexto mês.  Pois a palavra de Deus nunca falhará. ” Maria respondeu: “Sou serva do Senhor. Que tudo o que você disse sobre mim se torne realidade.” E então o anjo a deixou.

Lucas 1:26-38

Tenho dificuldade com pequenas mudanças na minha rotina diária. E aqui temos Maria, que se tornou a mãe de Jesus, tendo uma conversa com um anjo em que sua vida virou completamente de cabeça para baixo. 

E como ela reagiu?

“Sou servo do Senhor. Que tudo o que você disse sobre mim se torne realidade.”

Maria era uma pessoa comum. Ela veio de circunstâncias fracas; ela era uma mulher, restrita a muitas áreas da vida pública naquele dia. Ela era de uma família comum e um povo oprimido, não um membro da classe dominante na sociedade romana. E ela era jovem. 

No entanto, Maria, essa pessoa de circunstâncias humildes, encontrou uma força emocional incrível. 

Ela só tinha uma fé simples. Ela acreditou no anjo quando ele disse que ela havia achado graça diante de Deus. Ela acreditava que Deus estava com ela. Ela acreditava que ele era poderoso. Ela deve ter confiado em Deus e acreditado em seu plano, e isso a tornou adaptável às mudanças. 

5 – Moisés: Deus nos dá coragem para lidar com críticas

Leia: Êxodo 1-17

Então o povo reclamou e se voltou contra Moisés. “O que vamos beber?” eles exigiram. Então Moisés clamou ao Senhor por socorro, e o Senhor lhe mostrou um pedaço de madeira. Moisés jogou-o na água, e isso tornou a água boa para beber. 

Êxodo 15:24-25

Moisés é alguém na Bíblia que enfrentou muitas críticas – e principalmente das mesmas pessoas que ele estava tentando liderar e servir. 

Ser criticado é um dos meus maiores medos. Desde jovem, pensei que se pudesse ser perfeito e fazer todos felizes, estaria seguro. 

Mas é claro que isso não é verdade. Pessoas são pessoas, e tentar fazer todo mundo feliz o tempo todo é uma batalha perdida. 

Se estou sendo honesto, eu realmente não recebo tantas críticas. É principalmente algo que eu tenho medo. Mas quando vem, é difícil para mim. Eu fico com raiva, com pena de mim mesmo e magoado. Moisés também às vezes. Mas muitas vezes, ele ia e orava. E Deus o ouviu, o defendeu e providenciou o que ele precisava. 

Se você está tentando defender algo ou liderar, provavelmente enfrentará críticas. As pessoas nem sempre concordarão com você, e suas decisões estarão à mostra. Moisés poderia ter evitado as críticas dizendo não ao plano de Deus, vivendo sua vida sozinho e não levando o povo de Israel à Terra Prometida. 

Em vez disso, ele escolheu o caminho corajoso, confiando que Deus estava trabalhando através dele e caminhando com ele a cada passo do caminho. Como resultado, ele desempenhou um papel tremendo na história de Deus e ajudou a libertar os israelitas de sua escravidão no Egito. 

Podemos aprender com Moisés que Deus nos ajudará a encontrar coragem mesmo diante das críticas, para que possamos continuar avançando no caminho do destino de Deus para nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *