Top 5 razões do porque igreja longe da igreja não é igreja.

Talvez você já tenha ouvido. “Não podemos ir à igreja hoje, então vamos apenas ir à igreja como uma família.” “Eu posso simplesmente ir à igreja em uma caminhada esta manhã na criação de Deus.” “A igreja é realmente o povo, então podemos fazer igreja em qualquer lugar. Afinal, Deus está em toda parte.”

Nós realmente precisamos ir a um prédio em um determinado dia para contar como ir à igreja? Se sim, isso não é legalista?

Está se tornando cada vez mais popular criar novas maneiras de “fazer igreja”. Mas como podemos discernir o que constitui e o que não constitui ir à igreja? A palavra de Deus tem muita sabedoria sobre o assunto. Resumindo, minha caminhada ou uma Bíblia aberta na minha sala com as crianças não é igreja.

5 – A reunião corporativa observa que Deus nos salvou no corpo de Cristo.

“Bem, a igreja não é um edifício. É gente. Então, se estou com cristãos, então é tecnicamente igreja.” Como demonstrado acima o Novo Testamento não apoia esse argumento. Sair com minha família ou alguns amigos cristãos pode ser praticar uns com os outros, estudar a Bíblia ou orar. Mas não é a igreja reunida em obediência para adoração corporativa.

Essa é a mesma coisa que o escritor de Hebreus corrigiu. Vários indivíduos, e provavelmente famílias, não estavam se reunindo com a igreja para o culto corporativo. Em resposta, ele não diz: “Ah, certo, a igreja não é o edifício, então vá em frente e abandone a adoração corporativa”. Em vez disso, ele diz: “E consideremos como nos estimularmos uns aos outros ao amor e às boas obras, não deixando de nos reunir, como é costume de alguns, mas encorajando-nos uns aos outros, e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima. perto” ( Hebreus 10:25-26 ).

4. Igreja significa algo específico no Novo Testamento.

Nem uma vez no Novo Testamento Deus se refere a um indivíduo ou pais e seus filhos como a/uma igreja. Os indivíduos são chamados pelo nome. As famílias são chamadas de lares. Mas eles não são chamados de “igreja” ou dizem que estão fazendo igreja. Um grupo arbitrário de cristãos não é chamado de igreja, como no corpo reunido para adoração corporativa.

Às vezes, “igreja” refere-se ao corpo maior de crentes (por exemplo , Atos 8:3 , Atos 9:31 ; Efésios 1:22 , Efésios 5:25 ), e às vezes a corpos locais de crentes (por exemplo , Atos 14:23 , Atos 20 :17 , Apocalipse 1:11 , Apocalipse 22:16 ). Quando Paulo e sua equipe chegam a Filipos, encontram algumas pessoas orando junto ao rio ( Atos 16:13 ). 

Então, eles se reúnem com o carcereiro e sua família em uma casa ( Atos 16:34). Nem os locais foram considerados uma igreja. Eles precisavam ser batizados e reunidos com outros indivíduos regenerados sob a liderança bíblica. Creta teve uma situação semelhante. Embora houvesse muitos cristãos espalhados pela ilha, eles precisavam ser pastoreados e reunidos sob liderança bíblica qualificada ( Tito 1:5-9 ). Até então, Paulo não o considerava eclesiologicamente completo ( Tt 1:5 ).

Durante os primeiros dias do livro de Atos, a igreja estava em sua infância, estágios fundamentais. Deus a amadureceu no final do primeiro século. Quando chegamos a 1 e 2 Timóteo e Tito, muitos dos ingredientes necessários de uma igreja local são prescritos e entregues pelo apóstolo. Os crentes contemporâneos têm a responsabilidade de observar essas prescrições para manter a idéia de Deus de igreja.

O ponto de Paulo em 1 Coríntios 14  é que a reunião da igreja precisa ter uma certa aparência. O caminho da auto-expressão egocêntrica não contava para Paulo ( 1 Coríntios 14:12 , 23). À medida que certos indivíduos usam inteligivelmente seus dons na reunião corporativa, todo o corpo recebe edificação ( 1 Coríntios 14:26 ). A inteligibilidade e a ordem devem ser abundantes ( 1 Coríntios 14:33 , 40). Em outras palavras, a reunião da igreja deve ser feita como Deus define.

Tudo isso para dizer, igreja significa algo que não é definido arbitrariamente no Novo Testamento. Em parte, a ênfase está na reunião do corpo corporativo para edificação de maneira ordenada, de acordo com os mandamentos prescritos aos líderes da igreja. Assim, não adianta me considerar “fazendo igreja” à maneira da igreja local.

3. A adoração a Deus não é um esforço autodeterminado.

Grande parte da Bíblia começa com Deus explicando o que significa, e não significa, adorá-lo. Uma lição de Êxodo e Levítico é: “Uau. Este glorioso Deus não deixa os detalhes da adoração para nós.” Isso porque um dos grandes problemas da humanidade é que a depravação nos torna incapazes e sem vontade de adorá-lo corretamente. Nós fabricamos 10.000 formas de adoração. E cada um deles é profano e idólatra.

Nem uma vez na história da humanidade uma pessoa ou povo inventou a maneira correta de adorar o verdadeiro Deus. É por isso que precisamos da Bíblia. Sempre que o homem adota uma abordagem autodeterminada para adorar a Deus, ele cria um ídolo. Em sua graça, Deus prescreve adoração ao homem pecador por uma boa razão.

2. Já que não somos Deus, não podemos redefinir as coisas que são de Deus.

Se somos o chefe de uma organização, podemos optar por definir as coisas nessa organização. Se você é o fundador de uma empresa, pode definir os objetivos da sua empresa. Você pode definir padrões para seus funcionários, porque você está acima da coisa.

Cristo é o cabeça da Igreja ( Efésios 1:22-23 . Ele comprou a Igreja com sua vida ( Atos 20:28 ). Ele deu origem à Igreja. É a sua Igreja ( Mat. 16:18 ). Então, ele pode dizer como as coisas vão. Quando ele apresenta as coisas para sua Igreja, é assim que elas precisam ser.

Cristo especificou como as coisas parecem para seu tipo de igreja. E não há versículos que digam: “Bem, se você quer alterar esta coisa que eu especifiquei, vá em frente”. Assim é quando se trata de fazer a igreja à maneira de Deus. Ele é tão grande e digno que é razoável para nós abordarmos com submissão e cuidado o que ele diz sobre a igreja. Veremos um pouco do que isso significa abaixo.

1 – Não abordaríamos outras áreas da vida assim.

Afirmar que podemos fazer a igreja longe da igreja é uma maneira inigualável de abordar os eventos da vida. Abordamos outras áreas da vida assim?

Maridos, da próxima vez que vocês agendarem um dia com a família, pouco antes de acontecer, digam às suas esposas: “Querida, na verdade vou fazer nosso tempo com a família em uma viagem de acampamento solo. Mas vou pensar em você e nas crianças enquanto estou lá. Ainda conta como tempo para a família, certo? 

Eu me pergunto se usaríamos o ditado “a igreja longe da igreja ainda conta” para outras coisas na vida, como perder o jogo, nosso hobby ou aquele filme que realmente queremos ver.  “Vou sentir falta de jogar com a equipe hoje, mas vou estar “jogando” assistindo aos YouTubers de jogos em casa.” “Eu não irei à estreia desse filme, mas farei o filme assistindo a prévia novamente no meu telefone.”

Um vídeo do YouTube não te faz estar jogando com a equipe. Assistir a pré-estréia na minha tela de seis polegadas não está fazendo a estreia do filme. E ir à igreja em casa, no carro ou em uma caminhada não é ir à igreja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *