Top 7 qualidades tranquilizadoras de Deus para lembrar todas as manhãs

Reafirmação é a ação de remover as dúvidas e os medos de alguém.

Como alguém que acorda na maioria das manhãs com muitas preocupações, isso soa muito bem para mim. 

Todos experimentam dúvida e medo; faz parte do ser humano. Portanto, todos nós precisamos de garantias – das pessoas ao nosso redor, mas ainda mais de Deus. Como a Bíblia fala, as pessoas podem ser inconstantes e mudar de ideia. No entanto, Deus nunca muda quem ele é (Números 23:19). Deus é confiável e suas qualidades tranquilizadoras nunca mudam. 

Mas isso me fez perguntar a mim mesmo, se Deus é tão imutavelmente tranquilizador, por que tantas vezes ando cheio de dúvidas e medo, mesmo depois de passar tempo lendo a Bíblia e orando? 

Eu não sei você, mas eu posso ficar muito preso em minhas emoções. Pode ser difícil mudar a maneira como penso. Nesses momentos, ajuda ouvir alguém em quem confio, mas tenho que tomar uma decisão consciente de ouvir e acreditar no que eles dizem. É então que posso mudar minha maneira de pensar e permitir que meu coração se tranquilize.

Da mesma forma, para ter certeza das qualidades de Deus, devemos primeiro tomar a decisão de ler a Bíblia e ouvir e acreditar no que Deus diz. Como em qualquer relacionamento, se quisermos ser tranquilizados, temos que abrir nosso coração e mente para sermos influenciados, para que possamos confiar e acreditar.

1 – Deus é poderoso.

“Eu sou o Alfa e o Ômega [o Princípio e o Fim]”, diz o Senhor Deus, “Quem é [existindo para sempre] e Quem era [existindo continuamente no passado] e Quem há de vir, o Todo-Poderoso [o Onipotente , o Governante de todos].”

Apocalipse 1:8

Para mim, esta é uma das qualidades mais inspiradoras e tranquilizadoras de Deus. Às vezes, fico preso pensando em todos os meus erros ou me sinto sobrecarregado e preocupado em completar minha lista de tarefas. Nesses momentos, isso me ajuda a desacelerar e pensar sobre o quão poderoso Deus é. 

Quando me lembro de que o poder, o plano e o propósito de Deus são muito maiores do que qualquer coisa pela qual estou obcecada, consigo deixar minhas preocupações de lado e encontrar a paz

Surpreendentemente, Deus não experimenta o tempo da mesma maneira que nós. Assim, Deus pode estar conosco em cada pequeno momento e ainda além de nós em sua existência atemporal e ilimitada. 

Deus é onisciente e onipotente. Mesmo quando estamos passando por problemas temporários, podemos saber e lembrar que Deus é maior do que estamos passando e encontrar a paz interior.

2 – Deus está com e dentro de você.

Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Então vocês não receberam um espírito que os torna escravos temerosos. Em vez disso, você recebeu o Espírito de Deus quando ele os adotou como seus próprios filhos. Agora nós o chamamos de “Abba, Pai”. Pois seu Espírito se une ao nosso espírito para afirmar que somos filhos de Deus.

Romanos 8:14-16

Um dos grandes dons que Deus nos dá no batismo é o seu Espírito Santo. Isso significa que o Espírito de Deus está dentro de nós o tempo todo. Nunca estamos sozinhos porque Deus está sempre conosco e nos ajudando.

Em outras partes da Bíblia, aprendemos que o Espírito Santo nos guia ( João 16:13 ), nos conforta ( João 14:26), nos lembra de verdades espirituais ( João 14:17 ), e produz em nós um amor , vida frutífera (Gálatas 5:22-23) . Podemos decidir seguir a orientação do Espírito Santo obedecendo à verdade da Bíblia, amando a Deus e amando os outros todos os dias.

Esta passagem em Romanos nos diz que quando Deus nos dá seu Espírito, ele está “nos adotando como seus filhos”. Seu Espírito se une ao nosso para mostrar que estamos intimamente ligados a ele. Isso significa que não precisamos ter medo em nosso relacionamento com ele. Podemos ter a segurança de saber que, assim como um pai amoroso sempre orienta e cuida de seus filhos, Deus fará o mesmo por nós.

3 – Deus ouve

mas Deus certamente ouviu e ouviu minha oração. Louvado seja Deus, que não rejeitou minha oração nem negou seu amor de mim!

Salmo 66:18-20

Outra qualidade importante sobre Deus é que ele nos ouve. Nossas orações são importantes para ele. Mesmo quando nos sentimos culpados, podemos falar com Deus com um coração honesto e humilde e saber que ele não nos rejeitará ou se afastará de nós (confira o Salmo 51 para um ótimo exemplo disso). 

É reconfortante ter essa confiança de que Deus quer estar perto de nós e ouvir como estamos realmente indo. Quando nos achegamos a Deus em oração honesta, podemos ter certeza de que ele está nos ouvindo e nos ouve.

4 – Deus está confortando

Louvado seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que possamos consolar os que estão passando por alguma tribulação com a consolação que recebemos de Deus. Pois assim como participamos abundantemente dos sofrimentos de Cristo, também a nossa consolação é abundante por meio de Cristo.

2 Coríntios 1:3-5

Sempre que me sinto deprimido ou desanimado, ajuda saber que Deus quer me confortar. E uma das maneiras mais significativas de sentirmos o conforto de Deus é por meio de Jesus. 

Porque Jesus viveu na terra como um humano, enfrentou todos os tipos de tentações e suportou os sofrimentos da cruz, ele pode entender e simpatizar com a dor e as dificuldades que experimentamos. Ele tem compaixão de nós em nossas lutas, e isso é algo que me traz grande conforto.

Outra coisa que é muito reconfortante sobre o conforto de Deus é que ele é compartilhável. Quando experimentarmos o conforto e a compaixão de Deus, estaremos totalmente equipados para dar o mesmo conforto às pessoas ao nosso redor em seus problemas. 

5 – Deus escolhe e acredita em você

Já não vos chamo servos, porque o servo não conhece o negócio do seu senhor. Em vez disso, chamei vocês de amigos, pois tudo o que aprendi de meu Pai vos dei a conhecer. Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi e os designei para que vades e deis fruto, fruto que dure, e para que tudo o que pedirdes em meu nome o Pai vos conceda.

João 15:15-16

Deus não precisa ter um relacionamento conosco, mas ele escolhe estar em relacionamento conosco. Como um pai amoroso, ele nos criou e deseja estar perto de nós. E como um amigo, ele escolhe se dar a conhecer a nós. 

Cada um de nós é singularmente escolhido e designado por Deus para um propósito especial. Ele acredita em nós. Ele decidiu de antemão a hora e o lugar exatos em que existiríamos para que pudéssemos fazer o bem e dar frutos no mundo. 

É incrivelmente inspirador saber que Deus nos confia seu propósito e acredita em quem podemos nos tornar.

6 – Deus provê

Por isso vos digo, não vos preocupeis com a vossa vida, com o que comereis ou bebereis; ou sobre seu corpo, o que você vai vestir. A vida não é mais do que comida, e o corpo mais do que roupas? Olhe para os pássaros do ar; eles não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros, mas seu Pai celestial os alimenta. Você não é muito mais valioso que eles? Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas.

Mateus 6:25-26, 33

Costumo começar meu dia com meus pensamentos ansiosos e preocupações. Eu penso comigo mesmo: “Quando poderei terminar essa tarefa?” ou “Como será essa conversa mais tarde?” E, como as escrituras mencionam, também posso me preocupar com minhas necessidades diárias. 

Mas Deus nos assegura que conhece nossas necessidades e cuidará delas. Ao colocarmos Deus em primeiro lugar em nosso coração e vida, ele nos ajudará e proverá para nós.

O Salmo 77 também nos mostra que é importante lembrar de todas as maneiras pelas quais Deus cuidou de nós no passado. Ao orar sobre minhas necessidades e preocupações, acho útil refletir e ser grato pelas maneiras que Deus providenciou para mim no passado e continua a fornecer para mim agora. 

7 – Deus é compassivo

Pois seu amor infalível para com aqueles que o temem é tão grande quanto a altura dos céus acima da terra. Ele removeu nossos pecados tão longe de nós quanto o oriente está do ocidente. O Senhor é como um pai para seus filhos, terno e compassivo com aqueles que o temem.

Salmo 103:11-13

Às vezes, posso carregar a culpa e ter dificuldade em deixá-la ir, especialmente quando vejo como meus pecados feriram as pessoas mais próximas a mim. 

É realmente revigorante saber que o amor de Deus não depende de quão bons somos em não pecar. Na verdade, é o oposto; quanto mais vemos nosso pecado, mais podemos ver e sentir o amor e o perdão de Deus. Cada dia pode ser um lembrete das maneiras pelas quais Deus remove nosso pecado e tem compaixão de nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *