Estudo de 1 Coríntios 15:42 – Comentado e Explicado

Assim também é a ressurreição dos mortos. Semeado na corrupção, o corpo ressuscita incorruptível;
1 Coríntios 15:42

Comentário de Albert Barnes


O mesmo acontece com a ressurreição – de maneira semelhante ao grão que é semeado, e aos diferentes graus de esplendor e magnificência nos corpos no céu e na terra. Os mortos serão ressuscitados de maneira análoga à brotação de grãos; e haverá uma diferença entre o corpo aqui e o corpo na ressurreição.

É semeado – Na morte. Como semeamos ou plantamos o núcleo na terra.

Na corrupção – No túmulo; em um lugar onde será corrupto; de uma forma tendendo a putrefação, desorganização e poeira.

Ele é ressuscitado em incorrupção – será ressuscitado. Nos versículos anteriores 1 Coríntios 15: 36-41, ele havia raciocinado por analogia e demonstrado que era possível que os mortos ressuscitassem ou que não houvesse maior dificuldade em comparecer do que realmente ocorria nos eventos que eram de fato constantemente constantes. tomando lugar. Ele aqui afirma positivamente o que seria e afirma que não era apenas possível, mas que tal ressurreição realmente ocorreria. Seu corpo seria ressuscitado “em incorrupção”, “incorruptível” 1 Coríntios 15:52 ; isto é, não é mais suscetível à deterioração, doença, desorganização e putrefação. Essa é uma característica do corpo que será ressuscitado, que não será mais passível, como aqui, de desperdiçar doenças, de doenças e de repugnante corrupção da sepultura. Que Deus pode formar um corpo desse tipo, ninguém pode duvidar; que ele realmente deseja, o apóstolo afirma positivamente. Que esses sejam os corpos dos santos é uma das perspectivas mais animadoras que podem ser apresentadas àqueles que aqui estão desperdiçados pela doença e que olham com pavor e horror a repugnante putrefação da tumba.

Comentário de E.W. Bullinger

também, & c . = é a ressurreição dos mortos também, isto é, com um corpo diferente.

corrupção . Grego. phthora. Veja Romanos 8:21 . Os quatro contrastes nos versículos: 1 Coríntios 15: 42-44 apresentam a Figura do discurso Symploke. App-6.

incorrupção . Grego. aphtharsia. Ver Romanos 2: 7 .

Comentário de Adam Clarke

Assim também é a ressurreição dos mortos – Ou seja, os corpos dos mortos, embora todos imortais, possuirão diferentes graus de esplendor e glória, de acordo com o estado de santidade em que suas respectivas almas foram encontradas. Os coelhos têm algumas noções grosseiras relativas a diferentes graus de glória, que os justos possuirão no reino dos céus. Eles fazem sete graus: –

    “O primeiro deles é possuído por ?????? tsaddikim , o justo, que observa a aliança do santo, abençoou a Deus e subjuga todas as más afeições.”

    “O segundo é possuído por aqueles que são ????? yesharim , os retos; cujo prazer é andar nos caminhos de Deus e agradá-lo.”

    “O terceiro é para ?????? temimim , o perfeito: aqueles que, com integridade, andam nos caminhos de Deus, e não curiosamente curvam suas dispensações.”

    “O quarto é para ?????? kedoshim , os santos; aqueles que são os excelentes da terra, em quem é todo o deleite de Deus.” Salmo 16: 3 .

    “O quinto é para ????? ???? baaley teshubah , o chefe dos penitentes; que arrombaram as portas de bronze e voltaram ao Senhor.”

    “O sexto é para hin si rof ??? ??? ?? ??????? tinukoth shel beith raban , estudiosos e ternos; que não transgrediram”.

    “O sétimo é para ?????? chasidim , o piedoso: e este é o mais íntimo de todos os departamentos.” Esses sete graus exigem um comentário por si mesmos.

Há um ditado entre os rabinos muito parecido com o do apóstolo neste e no verso anterior Siphri, em Yalcut Simeoni, página 2, fol. 10: “Os rostos dos justos serão, no mundo vindouro, como sóis, luas, céu, estrelas, relâmpagos; e como os lírios e castiçais do templo”.

É semeado na corrupção – O corpo está enterrado em um estado de degradação, decadência e corrupção. O apóstolo usa a palavra semeada para intimar que o corpo ressuscitará, como brota uma semente que foi semeada na terra.

É levantada na incorrupção – Não estando mais sujeita à corrupção, dissolução e morte.

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 15: 42-44 . É semeado na corrupção. “O corpo que agora possui princípios tão manifestos de mortalidade e corrupção, que consiste agora em partes tão frágeis e sensíveis, que a menor doença as perturba e as desqualifica para suas operações; que agora está sujeita a tantas baixas, e tem sua continuidade, dependendo da disposição adequada de tantas partes pequenas e facilmente desordenadas, que é uma maravilha maior como continuamos a viver um dia, do que por que morremos depois de tão poucos anos de espaço; ressurreição, seja perfeitamente refinado e purgado de todas as sementes da mortalidade e da corrupção.Em uma palavra, no que diz respeito aos santos fiéis de Deus, este corpo corruptível brotará em uma substância incorruptível e imortal, que será ajustada para suportar em perfeita perfeição glória, desde que a alma à qual está unida, até toda a eternidade, além disso, aquele corpo que na morte parece tão baixo e abjeto, tão vil e desprezível, na ressurreição será transformado em um brilhante, um belo e glori corpo estranho; que, em comparação com a estrutura animal, pode ser chamado, com propriedade suficiente , de corpo espiritual, como um veículo infinitamente mais puro e refinado para a alma “. A frase S?µa ???????, 1 Coríntios 15:44 , que representamos um corpo natural, deve ser traduzido, de maneira mais adequada ao grego, e mais conforme ao significado do apóstolo, um corpo animal; pois São Paulo mostra aqui que, como temos agora corpos animais, dos quais derivamos Adão, dotados de uma vida animal que, a menos que seja sustentada por um suprimento constante de comida e ar, fracassará e perecerá; e finalmente, faça o que pudermos, se dissolverá e chegará ao fim: assim, na ressurreição, teremos de Cristo, o segundo Adão, corpos espirituais, que terão uma vida essencial e naturalmente inseparável nela, continuando e subsistindo perpetuamente, sem a ajuda da carne , ou beba, ou ar, ou qualquer outro suporte estrangeiro; sem decadência ou qualquer tendência à dissolução. Sobre o qual nosso Salvador fala, diz: Que aqueles que serão considerados dignos de obter esse mundo, e a ressurreição dentre os mortos, não poderão mais morrer, pois são iguais aos anjos; e certamente, nesse ponto de vista, não pode haver impropriedade ou absurdo, como alguns pediram, no apóstolo chamando essa natureza e constituição futura, seja ela qual for, um corpo espiritual ou uma estrutura espiritualizada.

Locke observa justamente que o tempo em que o homem está neste mundo é semeado, e não quando, morto, ele é sepultado; porque coisas mortas não são semeadas; as sementes são semeadas estando vivas, e morrem até depois de serem semeadas: e isso, eu apreendo, concorda melhor com o apóstolo de chamar o corpo de corpo natural ou animal , 1 Coríntios 15:44 . Mas, ainda assim, ao depositar e enterrar o corpo na terra, tem alguma semelhança com a semeadura de sementes; e como o corpo é muito mais notável por sua corrupção, fraqueza e desonra, depois que antes de morrer, não excluiria uma consideração de seu estado e condição quando morrer e for sepultado.

Ver comentário em 1 Coríntios 15:41

Comentário de John Wesley

O mesmo acontece com a ressurreição dos mortos. É semeado na corrupção; é gerado em incorrupção:

Assim também é a ressurreição dos mortos – Tão grande é a diferença entre o corpo que caiu e o que ressuscita.

Está semeado – Uma palavra bonita; comprometido, como semente, no chão.

Na corrupção – Pronto para apodrecer e, por vários graus de corrupção e decadência, retornar ao pó de onde veio.

É levantada em incorrupção – Totalmente incapaz de dissolução ou decadência.

Referências Cruzadas

Gênesis 3:19 – Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó e ao pó voltará”.

Jó 17:14 – se digo à corrupção mortal: Você é o meu pai, e se aos vermes digo: Vocês são minha mãe e minha irmã,

Salmos 16:10 – porque tu não me abandonarás no sepulcro, nem permitirás que o teu santo sofra decomposição.

Salmos 49:9 – para que viva para sempre e não sofra decomposição.

Salmos 49:14 – Como ovelhas, estão destinados à sepultura, e a morte lhes servirá de pastor. Pela manhã os justos triunfarão sobre eles! A aparência deles se desfará na sepultura, longe das suas gloriosas mansões.

Isaías 38:17 – Foi para o meu benefício que tanto sofri. Em teu amor me guardaste da cova da destruição; lançaste para trás de ti todos os meus pecados,

Daniel 12:3 – Aqueles que são sábios reluzirão como o brilho do céu, e aqueles que conduzem muitos à justiça serão como as estrelas, para todo o sempre.

Mateus 13:43 – Então os justos brilharão como o sol no Reino do seu Pai. Aquele que tem ouvidos, ouça”.

Lucas 20:35 – mas os que forem considerados dignos de tomar parte na era que há de vir e na ressurreição dos mortos não se casarão nem serão dados em casamento,

Atos dos Apóstolos 2:27 – porque tu não me abandonarás no sepulcro, nem permitirás que o teu Santo sofra decomposição.

Atos dos Apóstolos 2:31 – Prevendo isso, falou da ressurreição do Cristo, que não foi abandonado no sepulcro e cujo corpo não sofreu decomposição.

Atos dos Apóstolos 13:34 – O fato de que Deus o ressuscitou dos mortos, para que nunca entrasse em decomposição, é declarado nestas palavras: ‘Eu lhes dou as santas e fiéis bênçãos prometidas a Davi’.

Romanos 1:23 – e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis.

Romanos 8:21 – de que a própria natureza criada será libertada da escravidão da decadência em que se encontra para a gloriosa liberdade dos filhos de Deus.

1 Coríntios 15:50 – Irmãos, eu lhes declaro que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem o que é perecível pode herdar o imperecível.

1 Coríntios 15:52 – num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados.

Filipenses 3:20 – A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo.

1 Pedro 1:4 – para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *