Estudo de 2 Coríntios 3:16 – Comentado e Explicado

Esse véu só será tirado quando se converterem ao Senhor.
2 Coríntios 3:16

Comentário de Albert Barnes


No entanto – nem sempre é para continuar. Está chegando o tempo em que eles entenderão suas próprias Escrituras e verão sua verdadeira beleza.

Quando se voltar para o Senhor – Quando o povo judeu se converter. A palavra “it” aqui se refere, sem dúvida, a “Israel” em 2 Coríntios 3:13 ; e o sentido é que a cegueira deles nem sempre deve permanecer; deve haver um período em que eles se voltarão para Deus e entenderão suas promessas e se familiarizarão com a verdadeira natureza de sua própria religião. Este assunto o apóstolo discutiu em muito maior extensão no décimo primeiro capítulo da Epístola aos Romanos; veja as notas nesse capítulo.

O véu será retirado – Eles entenderão o verdadeiro significado das profecias e a verdadeira natureza de suas próprias instituições. Eles verão que se referem ao Senhor Jesus, o Filho de Deus encarnado e o verdadeiro Messias. O genuíno senso de seus oráculos sagrados deve romper sua visão com plena e irresistível luz. Pode haver uma alusão na língua aqui à declaração em Isaías 25: 7: “E ele destruirá nesta montanha a face da cobertura lançada sobre todas as pessoas, e o véu que se espalhará por todas as nações”. Este versículo ensina:

(1) Que chegará o tempo em que os judeus serão convertidos ao cristianismo; expressa aqui por sua volta ao Senhor, isto é, o Senhor Jesus; veja a nota, Atos 1:24 .

(2) parece estar implícito que sua conversão será uma conversão do “povo” em geral; uma conversão que deve ser quase simultânea; uma conversão “em massa”. Tal conversão, temos motivos para antecipar a nação judaica.

(3) o efeito disso será familiarizá-los com o verdadeiro sentido de suas próprias Escrituras, e a luz e a beleza das palavras de seus próprios profetas. Agora eles estão em trevas profundas no assunto; então eles verão o quanto eles se encontram e se harmonizam no Senhor Jesus.

(4) a verdadeira e única maneira de ter um significado correto e completo da Bíblia é voltando-se para Deus. O amor a Ele e a disposição para fazer Sua vontade são os melhores meios de interpretar a Bíblia.

Comentário de E.W. Bullinger

isto. isto é, o coração de Israel.

virar. Grego. epistrepho. Muitas vezes traduzido como “retorno” ou convertido “. Ver Mateus 13:15, João 12:40, Atos 3:19 ; Atos 28:27 .

Senhor. App-98.

levado embora. Periaireo grego . Veja Atos 27:20 .

Comentário de John Calvin

16. Mas quando ele se voltar para o Senhor. Até agora, essa passagem foi mal traduzida, pois os escritores gregos e latinos pensaram que a palavra Israel deveria ser entendida, enquanto Paulo está falando de Moisés. Ele havia dito que um véu está no coração dos judeus, quando Moisés é lido . Ele imediatamente acrescenta: Assim que ele se voltar para o Senhor, o véu será retirado . Quem não vê que isto é dito de Moisés, isto é, da lei? Pois, como Cristo é o fim (407) , ( Romanos 10: 4 ), ao qual deve ser referido, foi desviado para outra direção, quando os judeus o expulsaram. Portanto, como na lei (408) eles vagam por caminhos, assim também a lei se envolve neles como um labirinto, até que seja trazida para se referir ao seu fim, isto é, Cristo. Se, por conseguinte, os judeus buscarem a Cristo na lei, a verdade de Deus será claramente vista por eles (409), mas enquanto eles pensarem que são sábios sem Cristo, vagarão nas trevas e nunca chegarão a um lugar. entendimento correto da lei. Agora, o que se diz da lei se aplica a toda a Escritura – que, quando não é tomada como referência a Cristo como seu único objetivo, é erroneamente distorcida e pervertida. (410)

Comentário de Adam Clarke

Quando se voltar para o Senhor – Quando a nação israelita se voltar para o Senhor Jesus, o véu será retirado; a verdadeira luz brilhará; e eles verão todas as coisas claramente.

Há uma alusão evidente aqui ao caso de Moisés, mencionado Êxodo 34:34 . Quando ele veio do Senhor e falou aos israelitas, colocou o véu sobre o rosto; mas quando ele voltou a falar com o Senhor, então ele tirou o véu. Assim, quando a nação israelita voltar a falar e orar ao Senhor Jesus, o véu das trevas e da ignorância será tirado de seus corações; mas nunca antes desse tempo. As palavras parecem implicar:

  1. Que haverá uma conversão dos judeus ao cristianismo; e,

2. Que esta conversão será em massa; que chegará o tempo em que toda a nação dos judeus, em todo lugar, se voltará para Cristo; e então os gentios e judeus se dobram, sob um pastor e bispo de todas as almas.

Comentário de John Wesley

No entanto, quando se voltar para o Senhor, o véu será retirado.

Quando – O coração deles.

Se voltará para o Senhor – para Cristo, pela fé viva.

O véu é retirado – Nesse exato momento; e vêem, com a máxima clareza, como todos os tipos e profecias da lei são plenamente realizados nele.

Referências Cruzadas

Exodo 34:34 – Mas toda vez que entrava para estar na presença do Senhor e falar com ele, tirava o véu até sair. Sempre que saía e contava aos israelitas tudo o que lhe havia sido ordenado,

Deuteronômio 4:30 – Quando vocês estiverem sofrendo e todas essas coisas tiverem acontecido com vocês, então, em dias futuros, vocês voltarão para o Senhor, o seu Deus, e lhe obedecerão.

Deuteronômio 30:10 – se vocês obedecerem ao Senhor, ao seu Deus, e guardarem os seus mandamentos e decretos que estão escritos neste Livro da Lei, e se se voltarem para o Senhor, para o seu Deus, de todo o coração e de toda a alma. Vida ou Morte

Isaías 25:7 – Neste monte ele destruirá o véu que envolve todos os povos, a cortina que cobre todas as nações;

Isaías 29:18 – Naquele dia os surdos ouvirão as palavras do livro, e, não mais em trevas e escuridão, os olhos dos cegos tornarão a ver.

Isaías 54:13 – Todos os seus filhos serão ensinados pelo Senhor, e grande será a paz de suas crianças.

Jeremias 31:34 – Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça ao Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior”, diz o Senhor. “Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados. “

Lamentações 3:40 – Examinemos e submetamos à prova os nossos caminhos, e depois voltemos ao Senhor.

Oséias 3:4 – Pois os israelitas viverão muitos dias sem rei e sem líder, sem sacrifício e sem colunas sagradas, sem colete sacerdotal e sem ídolos da família.

João 6:45 – Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão ensinados por Deus’. Todos os que ouvem o Pai e dele aprendem vêm a mim.

Romanos 11:25 – Irmãos, não quero que ignorem este mistério, para que não se tornem presunçosos: Israel experimentou um endurecimento em parte, até que chegasse a plenitude dos gentios.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *