Estudo de 2 Crônicas 17:3 – Comentado e Explicado

O Senhor estava com Josafá, porque este seguia os exemplos que, a princípio, dera seu pai: não corria atrás dos Baal,
2 Crônicas 17:3

Comentário de Albert Barnes

As primeiras maneiras de seu pai Davi – A Septuaginta e vários manuscritos hebraicos omitem “Davi”, que provavelmente surgiu da margem, pois as “primeiras maneiras” de Davi não são mais contrastadas com suas maneiras posteriores. O verdadeiro significado do escritor é que Josafá seguiu o exemplo dado por seu pai Asa em seus primeiros anos 2 Crônicas 14: 1-15 ; 15

Baalim – No plural, veja a nota de 1 Reis 18:18 .

Comentário de Thomas Coke

2 Crônicas 17: 3 . Ele andou nos primeiros caminhos de seu pai David Ele andou nos caminhos de seu pai David, primeiro e último. Houbigant.

Comentário de Joseph Benson

2 Crônicas 17: 3-4 . Ele andou nos primeiros caminhos de seu pai Davi – Seus caminhos antes de cair tão mal, no caso de Urias, que eram bons caminhos. Davi, de fato, se recuperou daquela queda, mas, talvez, nunca, enquanto vivia, recuperou completamente a força e o conforto espirituais que havia perdido. Josafá seguiu Davi até onde ele seguiu a Deus, e não mais além. O próprio São Paulo limita assim a nossa imitação dele, 1 Coríntios 11: 1: Segue-me, como eu sigo a Cristo, e não o contrário. Os primeiros caminhos de muitas pessoas piedosas têm sido os melhores e o primeiro amor, o amor mais forte: o que, no entanto, não deve ser o caso: pois o último deve ser mais do que o primeiro, Apocalipse 2:19 . Mas em todas as cópias propomos escrever depois, pois devemos destacar apenas o que é bom, e principalmente o melhor. As palavras originais aqui são literalmente traduzidas: Ele andou nos caminhos de Davi, seu pai, ????????? , hareshonim, aqueles primeiros ou antigos. Ele propôs a si mesmo, por exemplo, os tempos primitivos da família real, os tempos mais puros, antes que as corrupções dos reinos tardios chegassem. Ver Jeremias 6:16 . O LXX. deixe de fora Davi e , portanto, remeta isso para Asa: Ele andou nos primeiros caminhos de seu pai Asa, e não o imitou no que lhe estava faltando no final do seu tempo. É bom ter cautela ao seguir os melhores homens, para que não nos afastemos deles. E não procurou Baalim – As nações vizinhas tiveram seus Baalim; um tinha um Baal e outro tinha outro; mas ele detestou todos eles, e não teve nada a ver com nenhum deles. Ele buscou o Senhor Deus de seu pai, e somente ele; orou apenas para ele; e perguntou apenas a ele.

Comentário de Scofield

pai

Segundo o costume judaico de chamar uma família, ou chefe tribal, pai; por exemplo, João 8:53 .

Comentário de E.W. Bullinger

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

estava com. Aprovando assim seu fortalecimento contra os idólatras e a idolatria.

os primeiros caminhos: ie os caminhos anteriores de Davi eram de fé.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor estava com Josafá – “A Palavra do Senhor era o Ajudante de Josafá”. Targum.

Comentário de John Wesley

E o SENHOR estava com Josafá, porque andou nos primeiros caminhos de Davi, seu pai, e não procurou Baalim;

Não procurou … – É verdade que ele se recuperou daquele outono. “Mas talvez, diz Henry, ele nunca tenha recuperado totalmente a força espiritual que perdeu por ela”.

Referências Cruzadas

Gênesis 39:2 – O Senhor estava com José, de modo que este prosperou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio.

Gênesis 39:21 – mas o Senhor estava com ele e o tratou com bondade, concedendo-lhe a simpatia do carcereiro.

Exodo 3:12 – Deus afirmou: “Eu estarei com você. Esta é a prova de que sou eu quem o envia: quando você tirar o povo do Egito, vocês prestarão culto a Deus neste monte”.

Exodo 4:12 – Agora, pois, vá; eu estarei com você, ensinando-lhe o que dizer”.

Josué 1:5 – Ninguém conseguirá resistir a você, todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei.

Josué 1:9 – Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.

Juízes 2:11 – Então os israelitas fizeram o que o Senhor reprova e prestaram culto aos baalins.

Juízes 2:18 – Sempre que o Senhor lhes levantava um juiz, ele estava com o juiz e os salvava das mãos de seus inimigos enquanto o juiz vivia; pois o Senhor tinha misericórdia por causa dos gemidos deles diante daqueles que os oprimiam e os afligiam.

Juízes 6:12 – Então o anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: “O Senhor está com você, poderoso guerreiro”.

Juízes 8:33 – Logo depois que Gideão morreu, os israelitas voltaram a prostituir-se com os baalins, cultuando-os. Ergueram Baal-Berite como seu deus, e

2 Samuel 5:10 – E foi se tornando cada vez mais poderoso, pois o Senhor Deus dos Exércitos estava com ele.

2 Samuel 8:15 – Davi reinou sobre todo o Israel, administrando o direito e a justiça a todo o seu povo.

1 Reis 11:6 – Dessa forma Salomão fez o que o Senhor reprova; não seguiu completamente o Senhor, como o seu pai Davi.

1 Reis 15:3 – Ele cometeu todos os pecados que o seu pai tinha cometido; seu coração não era inteiramente consagrado ao Senhor, ao seu Deus, quanto fora o coração de Davi, seu antepassado.

2 Reis 14:3 – Ele fez o que o Senhor aprova, mas não como Davi, seu predecessor. Em tudo seguiu o exemplo do seu pai Joás.

2 Reis 16:2 – Acaz tinha vinte anos de idade quando começou a reinar e reinou dezesseis anos em Jerusalém. Ao contrário de Davi, seu predecessor, não fez o que o Senhor seu Deus aprova.

2 Reis 18:3 – Ele fez o que o Senhor aprova, tal como tinha feito Davi, seu predecessor.

2 Reis 22:2 – Ele fez o que o Senhor aprova e andou nos caminhos de Davi, seu predecessor, sem desviar-se nem para a direita nem para a esquerda.

1 Crônicas 22:18 – Disse ele: “Certamente o Senhor, o seu Deus, está com vocês, e lhes concedeu paz. Pois ele entregou os habitantes dessa terra em minhas mãos, e ela foi submetida ao Senhor e ao seu povo.

2 Crônicas 14:2 – Asa fez o que o Senhor, o seu Deus, aprova.

2 Crônicas 14:11 – Então Asa clamou ao Senhor, o seu Deus: “Senhor, não há ninguém como tu para ajudar os fracos contra os poderosos. Ajuda-nos, ó Senhor, ó nosso Deus, pois em ti pomos a nossa confiança, e em teu nome viemos contra este imenso exército. Ó Senhor, tu és o nosso Deus; não deixes o homem prevalecer contra ti”.

2 Crônicas 15:2 – Ele saiu para encontrar-se com Asa e lhe disse: “Escutem-me, Asa e todo o povo de Judá e de Benjamim. O Senhor está com vocês quando vocês estão com ele. Se o buscarem, ele deixará que o encontrem, mas, se o abandonarem, ele os abandonará.

2 Crônicas 15:8 – Assim que ouviu as palavras e a profecia do profeta Azarias, filho de Odede, o rei Asa encheu-se de coragem. Retirou os ídolos repugnantes de toda a terra de Judá e de Benjamim, e das cidades que havia conquistado nos montes de Efraim, e restaurou o altar do Senhor que estava em frente do pórtico do templo do Senhor.

2 Crônicas 15:9 – Depois reuniu todo o povo de Judá e de Benjamim; convocou também os que pertenciam a Efraim, a Manassés e a Simeão que viviam entre eles, pois muitos de Israel tinham passado para o lado do rei Asa, ao verem que o Senhor, o seu Deus, estava com ele.

Salmos 46:7 – O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. Pausa

Salmos 46:11 – O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. Pausa

Salmos 132:1 – Senhor, lembra-te de Davi e das dificuldades que enfrentou.

Isaías 8:10 – Mesmo que vocês criem estratégias, elas serão frustradas; mesmo que façam planos, não terão sucesso, pois Deus está conosco!

Isaías 41:10 – Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.

Jeremias 2:23 – “Como você pode dizer que não está contaminada e que não correu atrás dos baalins? Reveja o seu procedimento no vale e considere o que você tem feito. Você é como uma camela jovem e arisca que corre para todos os lados;

Mateus 1:23 – “A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel” que significa “Deus conosco”.

Mateus 18:20 – Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles”.

Mateus 28:20 – ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

2 Timóteo 4:22 – O Senhor seja com o seu espírito. A graça seja com vocês.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *