Estudo de Êxodo 1:17 – Comentado e Explicado

Mas as parteiras temiam a Deus, e não executaram as ordens do rei do Egito, deixando viver os meninos.
Êxodo 1:17

Comentário de Adam Clarke

As parteiras temiam a Deus – porque sabiam que Deus havia proibido todo tipo de assassinato; porque, embora a lei ainda não tenha sido dada, Êxodo 20:13 , sendo hebreus, eles devem saber que Deus havia declarado desde o princípio: Todo aquele que derramar o sangue do homem, pelo homem será derramado seu sangue, Gênesis 9: 6 . Portanto, eles salvaram todos os filhos do sexo masculino para cuja assistência foram chamados. Veja a nota de Clarke em Êxodo 1:19 .

Comentário de John Calvin

17. Mas as parteiras temeram a Deus. Moisés não significa que eles foram primeiro afetados pelo temor de Deus; mas ele atribui essa razão pela qual eles não obedeceram a seu mandamento injusto, a saber, porque a reverência a Deus teve maior influência sobre eles. E certamente, como todas as nossas afeições são melhor direcionadas por essa rédea, também é o escudo mais seguro para resistir a todas as tentações e um apoio firme para manter nossas mentes longe de vacilar em épocas de perigo. Agora, eles não apenas temiam esse crime como sendo cruel e desumano; mas porque a religião e a piedade mais puras floresceram em seus corações; pois eles sabiam que a semente de Abraão foi escolhida por Deus, e experimentaram que ela era abençoada; e, portanto, era natural sentir que seria um ato de impiedade grosseira extinguir nela a graça de Deus. Também devemos observar a antítese entre o temor de Deus e o pavor da punição, que pode tê-los impedido de fazer o que é certo. Embora os tiranos não permitam facilmente que seus mandamentos sejam desprezados, e a morte esteja diante de seus olhos, eles ainda mantêm suas mãos puras do mal. Assim, sustentados e apoiados pelo temor reverencial a Deus, eles corajosamente desprezavam o comando e as ameaças do Faraó. Portanto, aqueles a quem o medo dos homens retira o rumo certo, traem por sua covardia um desprezível indesculpável de Deus, preferindo o favor dos homens aos seus mandamentos solenes. Mas essa doutrina se estende ainda mais amplamente; pois muitos seriam (19) mais do que absurdos, embora, sob pretexto de devida submissão, obedeçam à má vontade dos reis em oposição à justiça e ao direito, sendo em alguns casos os ministros da avareza e rapacidade, em outros de crueldade; sim, para gratificar os reis transitórios da terra, eles não levam em conta Deus; e assim, o pior de tudo, eles se opõem à religião pura com fogo e espada. Isso apenas torna seu desprezo mais detestável, que, embora crucifiquem consciente e voluntariamente a Cristo em seus membros, invocam a desculpa frívola de que obedecem a seus príncipes de acordo com a palavra de Deus; como se ele, ao ordenar príncipes, tivesse renunciado a seus direitos a eles; e como se todo poder terreno, que se exalta contra o céu, não deva ser feito com maior justiça para ceder. Mas, como eles apenas procuram escapar da reprovação dos homens por sua obediência criminal, não sejam discutidos por longas discussões, mas antes referidos ao julgamento das mulheres; pois o exemplo dessas parteiras é abundante o suficiente para condenar; especialmente quando o próprio Espírito Santo os elogia, por não terem obedecido ao rei, porque temiam a Deus.

Referências Cruzadas

Gênesis 20:11 – Abraão respondeu: “Eu disse a mim mesmo: Certamente ninguém teme a Deus neste lugar, e irão matar-me por causa da minha mulher.

Gênesis 42:18 – No terceiro dia, José lhes disse: “Eu tenho temor de Deus. Se querem salvar suas vidas, façam o seguinte:

Neemias 5:15 – Mas os governantes anteriores, aqueles que me precederam, puseram um peso sobre o povo e tomaram deles quatrocentos e oitenta gramas de prata, além de comida e vinho. Até os seus auxiliares oprimiam o povo. Mas, por temer a Deus, não agi dessa maneira.

Salmos 31:19 – Como é grande a tua bondade, que reservaste para aqueles que te temem, e que, à vista dos homens, concedes àqueles que se refugiam em ti!

Provérbios 8:13 – Temer ao Senhor é odiar o mal; odeio o orgulho e a arrogância, o mau comportamento e o falar perverso.

Provérbios 16:6 – Com amor e fidelidade se faz expiação pelo pecado; com o temor do Senhor o homem evita o mal.

Provérbios 24:11 – Liberte os que estão sendo levados para a morte; socorra os que caminham trêmulos para a matança!

Eclesiastes 8:12 – O ímpio pode cometer uma centena de crimes e até ter vida longa, mas sei muito bem que as coisas serão melhores para os que temem a Deus, para os que mostram respeito diante dele.

Eclesiastes 12:13 – Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e guarde os seus mandamentos, pois isso é o essencial para o homem.

Daniel 3:16 – Sadraque, Mesaque e Abede-Nego responderam ao rei: “Ó Nabucodonosor, não precisamos defender-nos diante de ti.

Daniel 6:13 – Então disseram ao rei: “Daniel, um dos exilados de Judá, não te dá ouvidos, ó rei, nem ao decreto que assinaste. Ele continua orando três vezes por dia”.

Oséias 5:11 – Efraim está oprimido, esmagado pelo juízo, porque decidiu ir atrás de ídolos.

Miquéias 6:16 – Porque vocês têm obedecido aos decretos de Onri e a todas as práticas da família de Acabe, e têm seguido as tradições deles. Por isso os entregarei à ruína e o seu povo ao desprezo; vocês sofrerão a zombaria das nações. “

Mateus 10:28 – Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno.

Lucas 12:5 – Mas eu lhes mostrarei a quem vocês devem temer: temam aquele que, depois de matar o corpo, tem poder para lançar no inferno. Sim, eu lhes digo, esse vocês devem temer.

Atos dos Apóstolos 4:19 – Mas Pedro e João responderam: “Julguem os senhores mesmos se é justo aos olhos de Deus obedecer aos senhores e não a Deus.

Atos dos Apóstolos 5:29 – Pedro e os outros apóstolos responderam: “É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens!

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *