Estudo de Filipenses 2:27 – Comentado e Explicado

De fato esteve mal, às portas da morte! Mas Deus teve compaixão dele, e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse aflição sobre aflição.
Filipenses 2:27

Comentário de Albert Barnes

Pois, de fato, ele estava doente quase até a morte – Dr. Paley observou (Hor. Paul. Em Phil n. Ii.) Que o relato da doença e recuperação de Epafrodito é tal que nos leva a supor que ele não foi restaurado por milagre; e ele deduz que o poder de curar os enfermos era conferido aos apóstolos apenas ocasionalmente, e não dependia de modo algum da vontade deles, pois, se houvesse, há todas as razões para supor que Paulo o restauraria imediatamente à saúde . Esse relato, acrescenta, mostra também que essa epístola não é obra de um impostor. Se tivesse sido, um milagre não teria sido poupado. Paulo não teria sido apresentado como demonstrando tanta ansiedade por um amigo que estava no ponto da morte e como incapaz de restaurá-lo. Teria sido dito que ele interpôs de uma só vez e o levantou para a saúde.

Mas Deus teve piedade dele – restaurando-o à saúde evidentemente não por milagre, mas pelo uso de meios comuns.

Também em mim, para que eu não tenha tristeza após tristeza – Além de todas as tristezas da prisão, a perspectiva de um julgamento e a falta de amigos. As fontes de sua tristeza, se Epafrodito tivesse morrido, teriam sido assim:

(1) Ele teria perdido um amigo valioso e alguém que considerava irmão e digno companheiro de trabalho.

(2) Ele sentiria que a igreja de Filipos havia perdido um membro valioso.

(3) sua tristeza poderia ter sido agravada pela consideração de que sua vida se perdera ao tentar fazer-lhe o bem. Ele sentiria que era a ocasião, embora inocente, de sua exposição ao perigo.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 27-40 . Então veio a ele alguns dos saduceus – Esses versículos são explicados em geral, em Mateus 22: 23-33 e Marcos 12: 18-26 . Os filhos deste mundo – Os habitantes da terra; casar e são dados em casamento – Como estando todos sujeitos à lei da mortalidade, de modo que a espécie precisa ser continuamente reparada. Mas aqueles que obtêm esse mundo – O mundo em que as almas santas entram na morte; ou seja, paraíso; e a ressurreição dos mortos – Deve-se observar, nosso Senhor, de acordo com o estilo judaico daquele período, que chama apenas a ressurreição que é uma ressurreição para a glória. Eles são filhos de Deus – Em um sentido mais eminente quando se levantam novamente, depois de terem recebido a manifestação pública de sua adoção, mencionados em Romanos 8:23 ; a redenção do seu corpo. Agora que os mortos ressuscitaram, Moisés – Assim como os outros profetas; mostrou, quando ele chama, & c. – Ou seja, quando ele recita as palavras que Deus falou de si mesmo, eu sou o Deus de Abraão, etc. – Não se pode dizer adequadamente que Deus é o Deus de qualquer um que pereceu totalmente. Ele não é um Deus dos mortos, etc. – Ou, como a cláusula pode ser adequadamente traduzida, não existe um Deus dos mortos, mas dos vivos – Ou seja, o termo Deus implica uma relação que não pode existir entre ele e os mortos; que, no sentido dos saduceus, são espíritos extintos, que não podiam adorá-lo nem receber dele bons. Pois todos vivem para ele – todos os que o têm como Deus, vivem e desfrutam dele. Esta frase não é um argumento para o que foi antes; mas a própria proposição que deveria ser provada. E a consequência é aparentemente justa. Pois, como todos os fiéis são filhos de Abraão, e a promessa divina de ser um Deus para ele e sua semente é imposta a eles, implica sua existência e felicidade contínuas em um estado futuro, tanto quanto o de Abraão. E como o corpo é uma parte essencial do homem, implica tanto sua ressurreição quanto a deles; e assim derruba todo o esquema da doutrina sadduceana. Eles não querem fazer nenhuma pergunta – os saduceus não. Um dos escribas fez o mesmo depois.

Comentário de E.W. Bullinger

quase grego. parapleção. Só aqui.

até = para.

para que = (em grego. hina) não (App-105).

em cima de . App-104.

Comentário de John Calvin

27 Mas Deus teve piedade dele . Ele havia expressado a gravidade da doença – que Epafrodito estava doente, para que a vida fosse desesperada, a fim de que a bondade de Deus brilhasse mais claramente em sua saúde restaurada. É, no entanto, surpreendente que ele deva atribuir à misericórdia de Deus que Epafrodito teve seu período de vida prolongado, enquanto ele havia declarado anteriormente que desejava a morte em preferência à vida. ( Filipenses 1:23 .) E o que era melhor para nós do que removermos daí para o reino de Deus, libertados das muitas misérias deste mundo e, mais especialmente, resgatados da escravidão do pecado em que ele exclui em outros lugares ele é miserável ( Romanos 7:24 ) para alcançar o pleno gozo dessa liberdade do Espírito, pela qual nos tornamos conectados com o Filho de Deus? (155) Era entediante enumerar todas as coisas que tendem a tornar a morte melhor do que a vida para os crentes, e mais a desejar. Onde, então, existe algum sinal da misericórdia de Deus, quando nada faz além de prolongar nossas misérias? Respondo que todas essas coisas não impedem que essa vida seja, no entanto, considerada em si mesma um excelente presente de Deus. Mais especialmente aqueles que vivem para Cristo são exercitados alegremente aqui na esperança da glória celestial; e, consequentemente, como tivemos a oportunidade de ver há pouco, a vida é um ganho para eles. (156) Além disso, há outra coisa que deve ser considerada – que não é uma pequena honra que nos é conferida, quando Deus se glorifica em nós; pois nos torna não olhar tanto para a própria vida, mas para o fim para o qual vivemos.

Mas em mim também, para que eu não tenha tristeza. Paulo reconhece que a morte de Epafrodito teria sido dolorosamente dolorosa para ele, e ele a reconhece como um exemplo da misericórdia poupadora de Deus para consigo mesmo, que ele havia sido restaurado à saúde. Portanto, ele não se vangloria de ter a apatia ( icsp??e?a? ) dos estóicos, como se ele fosse um homem de ferro, e isento de afetos humanos. (157) “O que então!” alguém dirá: “onde está essa magnanimidade invencível? – onde está essa perseverança incansável?” Eu respondo que a paciência cristã difere amplamente da obstinação filosófica e ainda mais da severidade teimosa e feroz dos estóicos. Pois que excelência havia em suportar pacientemente a cruz, se não havia nela nenhuma sensação de dor e amargura? Mas quando a consolação de Deus supera esse sentimento, para que não resistamos, mas, pelo contrário, damos as costas à perseverança da vara ( Isaías 50: 5 ), nesse caso, apresentamos a Deus um sacrifício de obediência que é aceitável para ele. Assim, Paulo reconhece que ele sentiu certa inquietação e dor por causa de seus laços, mas que, mesmo assim, suportou alegremente esses mesmos laços por amor de Cristo. (158) Ele reconhece que teria sentido a morte de Epafrodito um evento difícil de suportar, mas por fim teria trazido seu temperamento mental de acordo com a vontade de Deus, embora toda a relutância ainda não estivesse totalmente removida; pois damos prova de nossa obediência, somente quando reprimimos nossas afeições depravadas, e não cedemos à enfermidade da carne. (159)

Duas coisas, portanto, devem ser observadas: em primeiro lugar, que as disposições que Deus originalmente implantou em nossa natureza não são más em si mesmas, porque não surgem da falta de natureza corrupta, mas surgem de Deus como sua Autor; dessa natureza é a dor que é sentida na ocasião da morte de amigos: em segundo lugar, que Paulo tinha muitas outras razões de arrependimento em conexão com a morte de Epafrodito, e que estas não eram meramente desculpáveis, mas totalmente necessárias. Isso, em primeiro lugar, é invariável no caso de todos os crentes, que, na ocasião da morte de alguém, eles são lembrados da ira de Deus contra o pecado; mas Paulo ficou mais afetado com a perda sofrida pela Igreja, que ele viu ser privada de um pastor singularmente bom, numa época em que os bons eram tão poucos em número. Aqueles que teriam disposições desse tipo totalmente subjugadas e erradicadas, não imaginam para si apenas homens de pedra, mas homens que são ferozes e selvagens. Na depravação de nossa natureza, porém, tudo em nós é tão pervertido que, em qualquer direção em que nossas mentes estão inclinadas, elas sempre vão além dos limites. Por isso, é que não há nada que seja tão puro ou correto em si mesmo, a fim de não trazer contágio. Além disso, Paulo, como homem, não nego, experimentou em sua tristeza algo de erro humano, (160) porque ele estava sujeito a enfermidades e precisava ser tentado com tentações, a fim de poder tenha ocasião de vitória lutando e resistindo.

Comentário de Adam Clarke

Para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza – As tristezas de sua morte, somadas à tristeza que ele suportou por causa de sua doença; ou ele pode se referir ao seu próprio estado de aflição, sendo preso e maltratado.

Comentário de Thomas Coke

Filipenses 2:27 . Tristeza após tristeza. Alguns pensam que o significado é “tristeza pela morte de Epafrodito, tristeza pela doença”. Isso pode muito bem ser permitido, sem excluir as outras circunstâncias da situação de São Paulo; pela perda de uma pessoa tão excelente – e especialmente quando sua presença e serviço ao apóstolo foi a ocasião dela – teria sido um grande acréscimo, tanto para a tristeza de seu confinamento quanto para a tristeza que ele tinha do oposição feita contra ele pelos judaizantes; do último dos quais achamos que ele não poderia escrever aos filipenses sem chorar. Veja cap. Filipenses 3:18 .

Comentário de John Wesley

Pois, de fato, ele estava doente quase até a morte; mas Deus teve misericórdia dele; e não somente nele, mas também em mim, para que eu não tenha tristeza sobre tristeza.

Deus teve compaixão dele – Restaurando-o à saúde.

Referências Cruzadas

2 Reis 20:1 – Naquele tempo Ezequias ficou doente, e quase morreu. O profeta Isaías, filho de Amoz, foi visitá-lo e lhe disse: “Assim diz o Senhor: Ponha em ordem a sua casa, pois você vai morrer; não se recuperará”.

Jó 5:19 – De seis desgraças ele o livrará; em sete delas você nada sofrerá.

Salmos 30:1 – Eu te exaltarei, Senhor, pois tu me reergueste e não deixaste que os meus inimigos se divertissem à minha custa.

Salmos 30:10 – Ouve, Senhor, e tem misericórdia de mim; Senhor, sê tu o meu auxílio”.

Salmos 34:19 – O justo passa por muitas adversidades, mas o Senhor o livra de todas;

Salmos 103:3 – É ele que perdoa todos os seus pecados e cura todas as suas doenças,

Salmos 107:18 – Sentiram repugnância por toda comida e chegaram perto das portas da morte.

Salmos 107:19 – Na sua aflição, clamaram ao Senhor, e ele os salvou da tribulação em que se encontravam.

Eclesiastes 9:1 – Refleti nisso tudo e cheguei à conclusão de que os justos e os sábios, e aquilo que eles fazem, estão nas mãos de Deus. O que os espera, se amor ou ódio, ninguém sabe.

Isaías 27:8 – Pelo desterro e pelo exílio o julga, com seu sopro violento ele o expulsa, como num dia de rajadas do vento oriental.

Isaías 38:17 – Foi para o meu benefício que tanto sofri. Em teu amor me guardaste da cova da destruição; lançaste para trás de ti todos os meus pecados,

Isaías 43:2 – Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; e, quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, você não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas.

Jeremias 8:18 – A tristeza tomou conta de mim; o meu coração desfalece.

Jeremias 10:24 – Corrige-me, Senhor, mas somente com justiça, não com ira, para que não me reduzas a nada.

Jeremias 45:3 – Você disse, ‘Ai de mim! O Senhor acrescentou tristeza ao meu sofrimento. Estou exausto de tanto gemer, e não encontro descanso’.

Habacuque 3:2 – Senhor, ouvi falar da tua fama; temo diante dos teus atos, Senhor. Realiza de novo, em nossa época, as mesmas obras, faze-as conhecidas em nosso tempo; em tua ira, lembra-te da misericórdia.

João 11:3 – Então as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: “Senhor, aquele a quem amas está doente”.

Atos dos Apóstolos 9:37 – Naqueles dias ela ficou doente e morreu, e seu corpo foi lavado e colocado num quarto do andar superior.

Atos dos Apóstolos 9:39 – Pedro foi com eles e, quando chegou, foi levado para o quarto do andar superior. Todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando-lhe os vestidos e outras roupas que Dorcas tinha feito quando ainda estava com elas.

1 Coríntios 10:13 – Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.

2 Coríntios 2:7 – Agora, pelo contrário, vocês devem perdoar-lhe e consolá-lo, para que ele não seja dominado por excessiva tristeza.

Filipenses 2:30 – porque ele quase morreu por amor à causa de Cristo, arriscando a vida para suprir a ajuda que vocês não me podiam dar.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *