Estudo de João 18:33 – Comentado e Explicado

Pilatos entrou no pretório, chamou Jesus e perguntou-lhe: És tu o rei dos judeus?
João 18:33

Comentário de E.W. Bullinger

chamado . Grego. phoneo. Ver João 18:27 .

o rei , etc. Isso mostra a acusação maliciosa que os judeus haviam feito.

Comentário de John Calvin

33. Então Pilatos voltou a entrar no salão. É provável que muitas coisas tenham sido ditas de ambos os lados, que o evangelista deixa passar; e essa conclusão pode ser facilmente tirada dos outros evangelistas. Mas João mora principalmente em um único ponto, que Pilatos fez uma investigação trabalhosa sobre se Cristo foi acusado de maneira justa ou injusta. Na presença das pessoas, inflamadas pela sedição, nada podia ser feito, a não ser de maneira desordeira. Ele, portanto, entra novamente no salão; e, de fato, sua intenção é absolver a Cristo, mas o próprio Cristo, para que possa obedecer ao Pai, se apresenta como condenado; e é por isso que ele é tão poupador em suas respostas. Tendo um juiz que era favorável e que de bom grado lhe teria ouvido, não lhe foi difícil defender sua causa; mas ele considera com que propósito desceu ao mundo e ao que agora é chamado pelo Pai. Por sua própria vontade, portanto, ele se abstém de falar, para não escapar da morte.

Você é o rei dos judeus? Nunca teria ocorrido à mente de Pilatos fazer essa pergunta sobre o reino, se essa acusação não tivesse sido apresentada contra Cristo pelos judeus. Agora, Pilatos assume o que era mais ofensivo do que todo o resto, que, depois de descartado, pode absolver o prisioneiro. A tendência da resposta de Cristo é mostrar que não há fundamento para essa acusação; e, portanto, contém uma refutação indireta; como se ele tivesse dito: “É um absurdo apresentar essa acusação contra mim, nem mesmo a menor suspeita dela pode cair sobre mim.”

Pilatos parece ter se enganado ao saber que Cristo lhe perguntou por que ele suspeitava de tal crime; (153) e, portanto, ele o repreende com raiva, que todo o mal vem de sua própria nação. “Sento aqui como juiz”, diz ele; “Não são estrangeiros, mas seus próprios compatriotas, que acusam você. Portanto, não há razão para você me envolver em suas brigas. Você seria permitido por mim e pelos romanos a viver em paz; mas vocês causam distúrbios entre si e sou relutantemente compelido a participar neles. ”

Comentário de Adam Clarke

Você é o rei dos judeus? São Lucas diz, expressamente, Lucas 23: 2 , que quando os judeus o trouxeram a Pilatos, começaram a acusá-lo como rebelde, que dizia ser rei dos judeus, e proibiu o povo de prestar homenagem a César. Foi em consequência dessa acusação que Pilatos fez a pergunta mencionada no texto.

Comentário de Thomas Coke

João 18:33 . Então Pilatos entrou, etc. – A expressão usada pelos judeus na acusação de nosso Senhor, Lucas 23: 2 . Dizer que ele próprio é Cristo Rei, sem dúvida pode se referir ao reconhecimento que Jesus fez antes do conselho de ser o Messias. No entanto, para explicar por Pilatos perguntar a nosso Senhor se ele assumiu o título de rei dos judeus, devemos supor que os sacerdotes explicaram sua acusação dizendo-lhe que Jesus havia viajado incessantemente pelo país e por toda parte se entregou para o Messias; e que mesmo durante seu julgamento diante deles, ele tinha sido tão presunçoso a ponto de assumir essa dignidade em tribunal aberto. Sem algumas informações desse tipo, o governador dificilmente teria feito a pergunta a Jesus, nenhum prisioneiro sendo obrigado a se acusar. Veja em João 18:37 . Não devemos esperar que o historiador sagrado entre em cada minuto particular do julgamento.

Referências Cruzadas

Salmos 2:6 – “Eu mesmo estabeleci o meu rei em Sião, no meu santo monte”.

Isaías 9:6 – Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

Jeremias 23:5 – “Dias virão”, declara o Senhor, “em que levantarei para Davi um Renovo justo, um rei que reinará com sabedoria e fará o que é justo e certo na terra.

Sofonias 3:15 – O Senhor anulou a sentença contra você, ele fez retroceder os seus inimigos. O Senhor, o Rei de Israel, está em seu meio; nunca mais você temerá perigo algum.

Zacarias 9:9 – Alegre-se muito, cidade de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta.

Mateus 27:11 – Jesus foi posto diante do governador, e este lhe perguntou: “Você é o rei dos judeus? ” Respondeu-lhe Jesus: “Tu o dizes”.

Marcos 15:2 – “Você é o rei dos judeus? “, perguntou Pilatos. “Tu o dizes”, respondeu Jesus.

Lucas 19:38 – “Bendito é o rei que vem em nome do Senhor! ” “Paz no céu e glória nas alturas! “

Lucas 23:3 – Pilatos perguntou a Jesus: “Você é o rei dos judeus? ” “Tu o dizes”, respondeu Jesus.

João 1:49 – Então Natanael declarou: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel! “

João 12:13 – Pegaram ramos de palmeiras e saíram ao seu encontro, gritando: “Hosana! ” “Bendito é o que vem em nome do Senhor! ” “Bendito é o Rei de Israel! “

João 12:15 – “Não tenhas medo, ó cidade de Sião; eis que o seu rei vem, montado num jumentinho”.

João 18:37 – “Então, você é rei! “, disse Pilatos. Jesus respondeu: “Tu dizes que sou rei. De fato, por esta razão nasci e para isto vim ao mundo: para testemunhar da verdade. Todos os que são da verdade me ouvem”.

João 19:3 – e, chegando-se a ele, diziam: “Salve, rei dos judeus! ” E batiam-lhe no rosto.

João 19:19 – Pilatos mandou preparar uma placa e pregá-la na cruz, com a seguinte inscrição: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS.

Atos dos Apóstolos 2:34 – Pois Davi não subiu ao céu, mas ele mesmo declarou: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita

1 Timóteo 6:13 – Diante de Deus, que a tudo dá vida, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos fez a boa confissão, eu lhe recomendo:

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *