Estudo de Juízes 5:23 – Comentado e Explicado

Amaldiçoai Meroz, disse o Anjo do Senhor, amaldiçoai, amaldiçoai seus habitantes! Porque não vieram em socorro do Senhor, em socorro do Senhor, com os guerreiros.
Juízes 5:23

Comentário de Albert Barnes

Os habitantes de Meroz (uma vila a 20 quilômetros de Samaria) ficaram para trás e não ajudaram no dia da batalha, embora tenha sido o Senhor que os chamou. Por isso, a maldição pronunciada pelo anjo do Senhor.

Comentário de Thomas Coke

Juízes 5: 23-24 . Amaldiçoe Meroz, disse o anjo do Senhor Está claro na cláusula correspondente que Meroz era uma cidade, os habitantes dos quais se recusaram a ajudar nesta guerra e, portanto, são solenemente devotados pelo anjo do Senhor. Veja Josué 5:14 . Contra os poderosos, no final deste verso, é apresentado por Houbigant, com os poderosos; com aqueles guerreiros do Senhor, que se ofereceram livremente neste empreendimento. Dessa maldição, a profetisa passa, por uma bela transição, para a bênção de Jael, cuja façanha é registrada no capítulo anterior. A passagem é tão verdadeiramente elegante e poética, que nossos tradutores caíram insensivelmente em duas linhas heróicas no versículo 25:

Ele pediu água e ela lhe deu leite; Ela trouxe manteiga em um prato senhorial.

A palavra prato traduzido seria uma tigela mais adequadamente processada (ver cap. Juízes 6:38 .); um vaso grande e espaçoso, no qual ela lhe trouxe talvez creme ou o melhor leite. Veja AEneid 1: O líquido aqui apresentado por Jael a Sísera era leite com manteiga. Acredito que poucas pessoas pensariam que a bebida era muito boa para uma que estivesse com sede. O Sr. D’Arvieux nos informa que os árabes fabricam manteiga agitando uma garrafa de couro; que bebem às vezes leite doce e às vezes fazem espuma; mas que, quando coalhada, colocam nele o suco de uma erva para torná-la mais azeda: também colocam um pouco na sua arara, ou arroz cozido, e o comem misturado. Se então os quenitas fizeram manteiga como os árabes modernos, (e não parece haver refinamento no atual costume árabe, que retém fortes marcas da antiga simplicidade), o suposto Jael estar apenas agitando explica a passagem atual e cap. Juízes 4:19 . Sísera, com sede, pediu água; ela abre uma garrafa (uma pele, de acordo com o original), ou seja, a garrafa de couro com a qual ela estava apenas agitando; e derramando seu conteúdo em uma tigela, adequada para ser apresentada a um homem da qualidade de Sísera, e sem dúvida o melhor em sua tenda, ela oferece a ele esse leite com manteiga para beber. Isso deu a Deborah a oportunidade de falar de leite e manteiga . O leite azedo é estimado por essas pessoas como mais refrescante do que o doce. Assim, então, em vez de água, ela lhe deu um líquido melhor; o mais refrescante, podemos acreditar, que ela tinha por ela. Dr. Pococke, vol. 2: p. 25 diz que, durante a sua diversão pelos árabes, na Terra Santa, eles trouxeram bolos azedos e óleo fino de azeitonas para mergulhá-los; mas, percebendo que ele não gostava disso, eles o serviram um pouco de leite azedo para beber; e cada refeição terminou com café. Devemos observar que este era o entretenimento das pessoas que o tratavam da maneira mais respeitosa que podiam; e foi produzido, quando descobriram que o que antes era preparado para ele não era tão agradável, desejando fazer tudo o que pudesse para acomodá-lo. Assim, no relato da embaixada do comodoro Stewart para resgatar alguns cativos britânicos, em 1721, somos informados: “que o leite com manteiga é a principal sobremesa dos mouros; e que quando eles falavam da extraordinária doçura de qualquer coisa (eu suponha que se queira agradar), eles o comparam com o leitelho “. Observações, p. 152. Os versículos seguintes (26, 27) são igualmente elegantes e poéticos com Juízes 5:25 . A descrição é tão minuciosa que, por assim dizer, contemplamos a própria ação.

REFLEXÕES. – Débora, prosseguindo em seu cântico seráfico, acende ao recitar os atos justos do Senhor, e invoca todas as faculdades de sua alma para estender seus maiores poderes ao proferir louvores. Que Baraque se levante agora, e conduza os nobres cativos de Canaã amarrados às rodas de sua carruagem; e que o pior dos israelitas que sobreviveram a seus opressores pisoteie os pescoços dos poderosos: sim, a própria Débora, embora seja uma mulher, triunfará no domínio que Deus lhe deu. Com apenas elogios, ela menciona os bravos guerreiros que a ajudaram; com admiração, os poderosos inimigos que caíram diante deles; e com justa indignação, carimba com infâmia as tribos covardes que sentavam os espectadores despreocupados da guerra. Nota; (1.) Os que são zelosos por Deus, certamente o ouvirão em breve, para sua honra eterna. (2.) Quando entramos em guerra com os inimigos de nossa alma, precisamos ser determinados, pois a conquista ou a morte eterna deve ser o problema. (3) Toda a criação está armada para vingar a disputa de Deus contra os inimigos dele e do povo. Jael, a esposa de Heber, recebe seu merecido elogio por essa nobre ação contra o inimigo de Deus e seu Israel. Tranquilizada em segurança por seu convite e tratamento, Sísera, sem suspeitar, bebeu sua xícara e deitou-se para dormir; quando, despertada por um impulso divino, sua alma viril se aproximou da vítima devota e, com uma firmeza implacável, deu o golpe mortal. Acordando, aos pés dela, ele caiu: as sombras da morte pairavam pesadas em suas pálpebras, ele se curvou, ele caiu; ele se curvou, caiu morto, não no leito de honra, nem morto pela espada devoradora, mas pela mão de uma mulher, surpreendida sem o poder da resistência. O terror dos poderosos agora é baixo, e o orgulho é humilhado: assim será em breve com aqueles que agora estão afundados no pecado e adormecidos em segurança; logo as flechas do Todo-Poderoso grudarão nelas; eles devem se curvar sob o golpe da vingança e cair, não apenas nos braços da Morte, mas no ventre do Inferno!

Comentário de Joseph Benson

5:23 . Amaldiçoe Meroz – Um lugar então, sem dúvida, eminente e considerável, embora agora não haja lembrança dele, o que possivelmente poderia ser o efeito dessa amarga maldição; como Deus amaldiçoou Amaleque dessa maneira, para que ele pudesse apagar completamente a lembrança deles. E esse lugar, acima de todos os outros, pode ser severamente amaldiçoado, porque estava próximo ao local da luta e, portanto, tinha a maior oportunidade e obrigação de ajudar seus irmãos. O anjo, etc. – Ela significa que essa maldição procedeu não de sua má vontade em direção àquele lugar, mas de inspiração divina; e que, se todo o resto do cântico fosse tomado, exceto pelas meras aspirações e derrames de uma alma piedosa, mas suscetível de enganar, ainda assim esse ramo foi imediatamente dirigido a ela pelo Senhor, o anjo da aliança. Para a ajuda do Senhor – Do povo do Senhor; pois Deus toma o que é feito a favor ou contra o seu povo como se fosse feito para si mesmo. A causa entre Deus e os poderosos, os principados e os poderes do reino das trevas, não admitirá uma neutralidade.

Comentário de Adam Clarke

Amaldiçoe Meroz – Onde Meroz estava não é conhecido; alguns supõem que era o mesmo que Merom, perto de Dotham. O siríaco e o árabe têm Merod; mas onde isso aconteceu é igualmente incerto. Certamente era uma cidade ou distrito cujos habitantes não ajudariam nessa guerra.

Amaldiçoe amargamente???? ??? oru aror , amaldiçoe com maldição – use as execuções mais terríveis.

– That is, Barak, who was Jehovah’s angel or messenger in this war; Disse o anjo do Senhor – isto é, Baraque, que era o anjo ou mensageiro de Jeová nesta guerra; a pessoa enviada por Deus para libertar seu povo.

– That is, to the help of the people of the Lord. Para a ajuda do Senhor – Ou seja, para a ajuda do povo do Senhor.

Contra os poderosos??????? baggibborim “, com os heróis;” isto é, Baraque e seus homens, juntamente com Zebulom e Naftali: estes eram homens poderosos, ou heróis, com quem os habitantes de Meroz não se uniram.

Comentário de John Wesley

Amaldiçoe Meroz, disse o anjo do Senhor, amaldiçoe amargamente seus habitantes; porque não vieram em socorro do Senhor, em socorro do Senhor contra os poderosos.

Meroz – Um lugar então, sem dúvida, eminente e considerável, que agora não resta lembrança dele, o que possivelmente poderia ser o efeito dessa amarga maldição; como Deus amaldiçoa Amaleque dessa maneira, que ele apagaria completamente a lembrança deles. E este lugar acima de todos os outros pode ser severamente amaldiçoado; porque estava perto do local da luta e, portanto, tinha a maior oportunidade e obrigação de ajudar seus irmãos.

O anjo, … – Ela significa que essa maldição procedeu não de sua má vontade em direção àquele lugar, mas de inspiração divina; e que, se todo o resto do cântico deveria ser tomado, exceto pelas respirações de uma alma piedosa, mas passível de confundir, ainda assim esse ramo foi imediatamente direcionado a ela pelo Senhor, o anjo da aliança.

Do Senhor – Do povo do Senhor: pois Deus aceita o que é feito a favor ou contra o seu povo, como se fosse feito para si mesmo. A causa entre Deus e os poderosos, os principados e os poderes do reino das trevas, não admitirá uma neutralidade.

Referências Cruzadas

Juízes 2:1 – O anjo do Senhor subiu de Gilgal a Boquim e disse: “Tirei vocês do Egito e os trouxe para a terra que prometi com juramento que daria a seus antepassados. Eu disse: Jamais quebrarei a minha aliança com vocês.

Juízes 4:6 – Débora mandou chamar Baraque, filho de Abinoão, de Quedes, em Naftali, e lhe disse: “O Senhor, o Deus de Israel, lhe ordena que reúna dez mil homens de Naftali e Zebulom e vá ao monte Tabor.

Juízes 6:11 – Então o Anjo do Senhor veio e sentou-se sob a grande árvore de Ofra, que pertencia ao abiezrita Joás. Gideão, filho de Joás, estava malhando o trigo num tanque de prensar uvas, para escondê-lo dos midianitas.

Juízes 13:3 – Certo dia o anjo do Senhor apareceu a ela e lhe disse: “Você é estéril, não tem filhos, mas engravidará e dará à luz um filho.

Juízes 21:9 – Quando contaram o povo, verificaram que ninguém do povo de Jabes-Gileade estava ali.

1 Samuel 17:47 – Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos”.

1 Samuel 18:17 – Saul disse a Davi: “Aqui está a minha filha mais velha, Merabe. Eu a darei em casamento a você; apenas sirva-me com bravura e lute as batalhas do Senhor”. Pois Saul pensou: “Não o matarei. Deixo isso para os filisteus! “

1 Samuel 25:28 – Esqueça, eu te suplico, a ofensa de tua serva, pois o Senhor certamente fará um reino duradouro para ti, que travas os combates do Senhor. E em toda a tua vida, nenhuma culpa se ache em ti.

1 Samuel 26:19 – Que o rei, meu senhor, escute as palavras de seu servo. Se o Senhor o instigou contra mim, então que ele aceite uma oferta; se, porém, são homens que o fizeram, que sejam amaldiçoados perante o Senhor! Eles agora me afastaram de minha porção na herança do Senhor e disseram: ‘Vá, preste culto a outros deuses’.

Neemias 3:5 – O trecho seguinte foi reparado pelos homens de Tecoa, mas os nobres dessa cidade não quiseram se juntar ao serviço, rejeitando a orientação de seus supervisores.

Jeremias 48:10 – “Maldito o que faz com negligência o trabalho do Senhor! Maldito aquele que impede a sua espada de derramar sangue!

Mateus 25:41 – “Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos.

Romanos 15:18 – Não me atrevo a falar de nada, exceto daquilo que Cristo realizou por meu intermédio em palavra e em ação, a fim de levar os gentios a obedecerem a Deus:

1 Coríntios 3:9 – Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus.

1 Coríntios 16:22 – Se alguém não ama o Senhor, seja amaldiçoado. Vem, Senhor!

2 Coríntios 6:1 – Como cooperadores de Deus, insistimos com vocês para não receberem em vão a graça de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *