Estudo de Levítico 16:21 – Comentado e Explicado

Imporá as duas mãos sobre a sua cabeça, e confessará sobre ele todas as iniqüidades dos israelitas, todas as suas desobediências, todos os seus pecados. Pô-los-á sobre a cabeça do bode e o enviará ao deserto pelas mãos de um homem encarregado disso.
Levítico 16:21

Comentário de Thomas Coke

Levítico 16:21 . E Arão colocará as duas mãos Veja Êxodo 29:10 e, para o significado espiritual dessa cerimônia, veja Levítico 16:10 deste capítulo, e as reflexões na conclusão dela. A maioria das outras nações teve seus sacrifícios piaculares, para os quais eles primeiro transferiram os pecados do público, imprecando sobre eles todos os males que poderiam ter acontecido a si mesmos, e depois mataram as vítimas. Muitos foram tão longe a ponto de oferecer sacrifícios humanos para esse efeito; de uma noção supersticiosa, de que quanto mais valiosa era a questão do sacrifício, mais aceitável era para seus deuses. Assim, somos informados de que, entre o povo de Marselha, em tempos de praga, um de seus pobres estava acostumado a oferecer-se para ser mantido por doze meses a cargo do público, com algum tipo de alimento que consideravam mais puro e santo do que comum; depois disso, sendo vestido como uma vítima, ele foi conduzido por toda a cidade, em meio a maldições e imprecações solenes para que caíssem sobre ele todos os males de toda a comunidade; e então ele foi jogado no mar, ou sobre um precipício. (Veja Petronius Arbiter, sábado e pecado.) Justin nos diz o mesmo dos cartagineses; veja seu 18º livro, 6º cap. Com Lactâncio, aprendemos que Saturno foi honrado da mesma maneira ímpia. (Instr. Lib. Ic 21.) E o mesmo aconteceu em muitas outras nações. * Quem pode deixar de discernir em tudo isso uma referência manifesta ao desejo de todas as nações, o grande sacrifício piacular pelos pecados do mundo inteiro?

* Veja Herodes. lib. ii. c. 39. e Plutarco de Isid. & Osir. p. 363

Pela mão de um homem apto para o deserto Um homem apto significa, um homem que está preparado, pronto ou nomeado. Os coelhos dizem que era um dos padres. Essa pessoa deveria transportar o bode para uma terra de separação e ali para demiti-lo, de acordo com a carta expressa da lei; Levítico 16:22 embora alguns digam, era comum jogar a cabra numa pedra; o que, embora possa ser feito em tempos posteriores, está em evidente contradição com a letra desta passagem. De fato, se acreditarmos nos relatos que os coelhos nos deram, uma multiplicidade de cerimônias foi adicionada a esta instituição, para a qual não há autoridade na lei: e, por esse motivo, eles não reivindicam a atenção de um comentarista .

Comentário de Adam Clarke

Arão colocará as duas mãos sobre a cabeça, etc. – O que essa imposição de mãos significava ver nas notas de Êxodo 29:10 ; (nota) e Levítico 1: 4 ; (Nota).

E confessar sobre ele todas as iniqüidades – transgressões – pecados – Os três termos usados ??aqui, Iniqüidades, ???? avonoth , de ??? avah , para perverter, distorcer ou desviar; Transgressões, ??? peshaim , de ??? pasha , transgressão, rebelde; e os pecados, chat?? chattaoth , de ??? chata , para errar o alvo, devem os judeus compreender tudo o que implica uma violação da lei divina ou uma ofensa a Deus. Veja a nota de Clarke em Gênesis 12:13 . Maimonides nos dá a confissão nas seguintes palavras:

“Ó Senhor, teu povo, a casa de Israel, pecou e praticou a iniqüidade, e transgrediu diante de ti. Ó Senhor, faça expiação agora pelas iniqüidades e transgressões e pecados que o seu povo, a casa de Israel, pecou e transgrediu contra ti, como está escrito na lei de Moisés, teu servo, dizendo: Que neste dia ele fará expiação por você, para purificá-lo de todos os seus pecados diante do Senhor, e você será limpo. – Veja o Mishna, vol. ii., p. 329. Quando esta confissão terminou, o bode foi enviado por uma mão adequada ao deserto, e lá se soltou; e nunca mais se ouviu falar disso. Tudo isso não significa que Cristo carregou e levou embora nossos pecados, para que, contra aqueles que o recebem como o único verdadeiro sacrifício expiatório, nunca mais sejam lembrados? Na cabeça da cabra, um pedaço de pano escarlate estava amarrado, e a tradição dos judeus afirma que se Deus aceitasse o sacrifício, o pano escarlate ficava branco enquanto a cabra era levada ao deserto; mas se Deus não aceitou essa expiação, a vermelhidão continuou e o resto do ano foi gasto em luto. Desde a fundação da Igreja de Deus, sempre foi acreditado por seus seguidores, que havia certos símbolos infalíveis pelos quais ele descobriu aos crentes genuínos sua aceitação deles e de seus serviços. Isso às vezes era feito por um fogo do céu consumindo o sacrifício; às vezes por uma comunicação oracular ao padre ou profeta; e em outras ocasiões, de acordo com o relato judaico, mudando o filete ou o pano na cabeça do bode-escarlate para branco: mas mais comumente, e especialmente sob a dispensação do Evangelho, ele dá essa garantia aos verdadeiros crentes pela testemunho de seu Espírito em suas consciências, de que ele perdoou suas iniqüidades, transgressões e pecados, por causa de quem carregou suas tristezas e suportou suas tristezas.

Comentário de John Wesley

Arão porá as duas mãos sobre a cabeça do bode vivo, e confessará sobre ele todas as iniqüidades dos filhos de Israel, e todas as suas transgressões em todos os seus pecados, colocando-as sobre a cabeça do bode, e o enviará pela mão de um homem apto para o deserto;

Todas as iniqüidades – Ele menciona iniqüidades, transgressões e pecados, para anotar pecados de todos os tipos, e que uma confissão livre e completa deveria ser feita, e que os menores pecados necessários e os maiores pecados não eram excluídos do benefício da morte de Cristo aqui representada.

Na cabeça – Cobrando todos os seus pecados e o castigo devido a eles no bode, que apenas faz uma cerimônia, ainda sendo feita de acordo com a designação de Deus e manifestamente apontando para Cristo, a quem suas iniqüidades e punições foram impostas, Isaías 53: 5 , 6 , estava disponível para esse fim. E, portanto, os pagãos adotaram o costume de escolher um animal ou homem, sobre quem lançaram todas as suas imprecações e maldições, e a quem mataram como sacrifício expiatório por seus pecados, e para evitar sua ruína.

Um homem em forma – Heb. um homem de tempo, isto é, de anos e discrição, que pode ser confiável com este trabalho.

No deserto – O que significava a remoção de seus pecados, longe do povo e da vista de Deus. E aqui a cabra sendo negligenciada por todos os homens e exposta a muitos perigos de animais selvagens, que eram numerosos por lá, poderia significar ainda mais que Cristo foi abandonado por Deus e pelos homens, mesmo por seus próprios discípulos, e pelos muitos perigos e sofrimentos que ele sofreu. Os judeus escrevem que esta cabra foi carregada para o monte chamado Azazel, de onde a cabra é chamada Levítico 16:10 , e que ali foi derrubado de cabeça para baixo.

Referências Cruzadas

Exodo 29:10 – “Traga o novilho para a frente da Tenda do Encontro. Arão e seus filhos colocarão as mãos sobre a cabeça do novilho,

Levítico 1:4 – e porá a mão sobre a cabeça do animal do holocausto para que seja aceito como propiciação em seu lugar.

Levítico 26:40 – “Mas, se confessarem os seus pecados e os pecados dos seus antepassados, sua infidelidade e oposição a mim,

Esdras 10:1 – Enquanto Esdras estava orando e confessando, chorando prostrado diante do templo de Deus, uma grande multidão de israelitas, homens, mulheres e crianças, reuniram-se em volta dele. Eles também choravam amargamente.

Neemias 1:6 – que os teus ouvidos estejam atentos e os teus olhos estejam abertos para ouvir a oração que o teu servo está fazendo dia e noite diante de ti em favor de teus servos, o povo de Israel. Confesso os pecados que nós, os israelitas, temos cometido contra ti. Sim, eu e o meu povo temos pecado contra ti.

Neemias 9:3 – Ficaram onde estavam e leram o Livro da Lei do Senhor, do seu Deus, durante três horas, e passaram outras três horas confessando e adorando o Senhor, o seu Deus.

Salmos 32:5 – Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: “Confessarei as minhas transgressões ao Senhor”, e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Pausa

Salmos 51:3 – Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue.

Provérbios 28:13 – Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.

Isaías 53:6 – Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.

Daniel 9:3 – Por isso me voltei para o Senhor Deus com orações e súplicas, em jejum, em pano de saco e coberto de cinza.

Romanos 10:10 – Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação.

2 Coríntios 5:21 – Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *