Estudo de Lucas 16:1 – Comentado e Explicado

Jesus disse também a seus discípulos: Havia um homem rico que tinha um administrador. Este lhe foi denunciado de ter dissipado os seus bens.
Lucas 16:1

Comentário de Albert Barnes

Seus discípulos – A palavra “discípulos”, aqui, não deve ser restrita aos doze apóstolos ou aos setenta. A parábola parece ter sido dirigida a todos os professos seguidores do Salvador que estavam presentes quando foi entregue. Está conectado com isso no capítulo anterior. Jesus havia discursado com os escribas e fariseus e justificado sua conduta ao receber publicanos e pecadores gentis. Esses “publicanos e pecadores” são aqui particularmente mencionados pela palavra “discípulos”. Foi com referência a “eles” que todo o discurso surgiu. Depois que Jesus mostrou aos fariseus, no capítulo anterior, a propriedade de sua conduta, era natural que ele se voltasse e se dirigisse a seus discípulos. Entre eles, poderia haver alguns que eram ricos. Os “publicanos” estavam empenhados em receber impostos, em coletar dinheiro, e seu principal perigo surgiu a partir daquele trimestre – de cobiça ou desonestidade.

Jesus sempre adaptou suas instruções às circunstâncias de seus ouvintes, e era apropriado, portanto, que ele desse instruções a “esses discípulos” sobre seus deveres e perigos “especiais”. Ele relatou essa parábola, portanto, para mostrar-lhes “o perigo do amor ao dinheiro”; a culpa levaria a Lucas 16: 1 ; as perplexidades e mudanças às quais isso levaria um homem quando ele havia sido desonesto Lucas 16: 3-7 ; a necessidade de usar o dinheiro corretamente, uma vez que era o negócio principal deles Lucas 16: 9 ; e o fato de que, se eles servirem corretamente a Deus, devem renunciar ao apego supremo ao dinheiro Lucas 16:13 ; e que o primeiro dever da religião exigia que eles resolvessem servir a Deus e fossem honestos no uso da riqueza que lhes era confiada. Essa parábola causou grande perplexidade e muitas maneiras foram criadas para explicá-la. A solução acima é a mais simples de todas; e se esses princípios claros forem mantidos em vista, não será difícil dar uma explicação consistente de suas partes particulares. Deve-se ter em mente, entretanto, que nisto, assim como em outras parábolas, não devemos nos esforçar para espiritualizar todas as circunstâncias ou alusões. Devemos ter em vista a grande verdade moral ensinada nela, que não podemos servir a Deus e a Mamom, e que todas as tentativas de fazer isso nos envolverão em dificuldade e pecado.

Um mordomo – Alguém que se encarrega dos assuntos de uma família ou família; cujo dever é prover a família, comprar provisões, etc. Este é, obviamente, um escritório de confiança e confiança. Oferece grande oportunidade para desonestidade e desperdício, e para desvios de propriedade. O olhar do mestre nem sempre pode estar no mordomo, e ele pode, portanto, desperdiçar a propriedade ou guardá-la para seu próprio uso. Era um cargo comumente conferido a um escravo como recompensa pela fidelidade e, é claro, foi-lhe concedido que, em um longo serviço, havia se mostrado muito confiável. Pelo “homem rico”, aqui, é sem dúvida representado Deus. Pelo “mordomo”, aqueles que são seus professos seguidores, particularmente os “publicanos” que estavam com o Salvador, e cujo principal perigo surgiu das tentações ao uso impróprio do dinheiro que lhes era confiado.

Foi acusado – a queixa foi feita.

Desperdiçou – Desperdiçou ou espalhou; não tinha sido prudente e salvador.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 16: 1 . E ele também, & c. – Para dar uma nova verificação à maldade dos fariseus e à obstinação com que se opunham a tudo o que era bom, ele entregou, enquanto ainda estavam presentes, a parábola do astuto mordomo, a quem ele propôs como exemplo da aperfeiçoamento hábil que os homens do mundo aproveitam de oportunidades e vantagens que caem no caminho de promover seu interesse. Por essa parábola, Jesus planejou estimular seus discípulos a melhorar, da mesma maneira, as vantagens que eles poderiam gozar por promover seu próprio bem-estar espiritual; e particularmente gastar seu tempo e dinheiro promovendo a conversão de pecadores, que, de todos os cargos em seu poder, era o mais aceitável para Deus e o mais benéfico para o homem. Ele disse também aos seus discípulos – Não apenas aos escribas e fariseus, com quem ele estava falando até agora, mas a todos os irmãos mais jovens e mais velhos, aos pródigos que retornavam, que agora eram seus discípulos. Um certo homem rico tinha um mordomo – A quem estavam comprometidos os cuidados de sua família e todas as suas preocupações domésticas: Cristo aqui ensina todos os que estão agora a favor de Deus, particularmente dos penitentes perdoados, a se comportarem sabiamente no que está comprometido com seus filhos. Confiar em. E o mesmo lhe foi acusado, etc. – Alguns membros da família, que tinham uma preocupação real com o interesse de seu senhor, observando o mordomo ser profuso em suas distribuições e negligentes em cuidar das provisões da família, acharam oportuno informar o senhor que ele estava desperdiçando. seus bens. Whitby cita Rab. D. Kimchi, em Isaías 40:21 , comentando o seguinte: “Os frutos da terra são como uma mesa espalhada em uma casa; o dono desta casa é Deus; o homem neste mundo é, por assim dizer, o mordomo da casa, em cujas mãos o Senhor entregou todas as suas riquezas; se ele se comportar bem, encontrará favor aos olhos de seu Senhor; se estiver doente, ele o removerá de sua mordomia. ” E assim, acrescenta o médico, “o escopo desta parábola parece ser o seguinte: que devemos olhar para nós mesmos, não como senhores das coisas boas desta vida, para obtê-las e usá-las a nosso gosto, mas apenas como mordomos, que devem ser fiéis na administração deles. ”

Comentário de E.W. Bullinger

também aos seus discípulos = também aos seus discípulos. Observe a estrutura R e R, p. 1479, que fornece o escopo dos dois capítulos: ambos peculiares a esse evangelho.

até . Grego. profissionais. App-104.

um certo homem rico . Compare Lucas 16:19 .

homem. Grego. anthropos. App-123.

mordomo . Um gerente da casa, ou agente, gerenciando a casa e os servidores, atribuindo as tarefas, etc., deste último. Compare Eliezer ( Gênesis 15: 2 ; Gênesis 24: 2 ), José ( Gênesis 39: 4 ).

foi acusado . Grego. diaballomai. Ocorre apenas aqui = ser atingido, implicando malícia, mas não necessariamente falsidade.

que ele havia desperdiçado = como desperdiçado.

Comentário de John Calvin

O principal objetivo dessa parábola é mostrar que devemos lidar gentil e generosamente com nossos vizinhos; para que, quando chegarmos ao tribunal de Deus, possamos colher os frutos da nossa liberalidade. Embora a parábola pareça ser dura e exagerada, ainda assim a conclusão torna evidente que o desígnio de Cristo não era nada além do que afirmei. E, portanto, vemos que investigar com grande exatidão cada parte minuciosa de uma parábola é um modo absurdo de filosofar. Cristo não nos aconselha a comprar por grandes doações o perdão de fraudes, extorsões e gastos desnecessários, além de outros crimes associados à administração infiel. Mas, como todas as bênçãos que Deus nos confere são cometidas por Ele à nossa administração, nosso Senhor agora estabelece um método de procedimento que nos protegerá contra o tratamento rigoroso, quando chegarmos a prestar contas.

Aqueles que imaginam que a esmola é uma compensação suficiente para a sensualidade e a devassidão, não consideram suficientemente que a primeira injunção que nos é dada é viver com sobriedade e temperança; e que o próximo é que as correntes que fluem para nós vêm de uma fonte pura. É certo que nenhum homem é tão frugal, que às vezes não desperdiça a propriedade que lhe foi confiada; e que mesmo aqueles que praticam a economia mais rígida não estão totalmente livres da acusação de mordomia infiel . Acrescente a isso, que existem tantas maneiras de abusar dos dons de Deus, que algumas incorrem em culpa de uma maneira e outras em outra. Eu nem nego que a própria consciência de nossa própria administração defeituosa deva ser sentida por nós como uma excitação adicional para ações bondosas.

Mas devemos ter outro objetivo em vista: escapar do julgamento de Deus pagando um preço por nossa redenção; e esse objetivo é, primeiro, que a liberalidade oportuna e bem julgada possa ter o efeito de restringir e moderar despesas desnecessárias; e, segundo, que nossa bondade para com nossos irmãos atraia sobre nós a misericórdia de Deus. Está muito longe de ser a intenção de Cristo apontar aos seus discípulos uma maneira de escapar, quando o juiz celestial exigir que eles prestem contas; mas ele os adverte a não perderem tempo se protegendo contra o castigo que aguardará sua crueldade, se forem encontrados que engoliram os dons de Deus e não prestaram atenção aos atos de beneficência. (297) Devemos sempre atender a essa máxima, que

com que medida um homem mede, será recompensado novamente com ele,
( Mateus 7: 2. )

Comentário de Adam Clarke

Um mordomo – ??????µ?? , de ????? , uma casa ou ????a , uma família, e ?eµ? , administro; aquele que superintende as preocupações domésticas e ministra o apoio da família, tendo os produtos do campo, dos negócios etc., colocados em suas mãos para esse mesmo objetivo. Veja em Lucas 8: 3 ; (Nota).

Há uma parábola muito parecida com esta em Rab. Dav. O comentário de Kimchi sobre Isaías, Isaías 40:21 ; : “O mundo inteiro pode ser considerado como uma casa edificada: o céu é o seu teto; as estrelas, as suas lâmpadas; e os frutos da terra, a mesa estendida. O dono e o construtor desta casa é o santo e abençoado Deus; e o homem é o mordomo, em cujas mãos todos os negócios da casa estão comprometidos.Se ele considera em seu coração que o dono da casa está sempre sobre ele e fica de olho em seu trabalho, e se, por conseguinte, age com sabedoria ele achará graça aos olhos do dono da casa, mas, se o dono encontrar nele iniqüidade, ele o removerá da sua mordomia ?????? ?? min pakidato , o mordomo tolo não pensa nisso; os olhos não vêem o dono da casa, ele diz em seu coração: ‘Comerei e beberei o que encontrar nesta casa, e deleitarei o meu prazer; nem tomarei cuidado com a presença de um Senhor nesta casa. ou não.’ Quando o Senhor da casa marcar isso, ele virá e o expulsará de casa, rapidamente e com muita ira. Por isso está escrito: Ele nada leva a príncipes. ” Como é habitual, nosso Senhor melhorou muito essa parábola e a tornou em todas as circunstâncias mais impressionante e impressionante. Tanto na edição judaica quanto na cristã, possui grandes belezas.

Desperdiçou seus bens – fora profuso e esbanjador; e desviou a substância de seu mestre.

Comentário de Thomas Coke

Lucas 16: 1 . E ele disse também a seus discípulos : A maldade dos fariseus e a obstinação com que se opunham a tudo que era bom levaram nosso Salvador a expor seus corações maus e práticas vil à opinião pública. Portanto, ele não se contentou apenas em justificar seus pecadores receptores, a fim de convertê-los; mas, enquanto os escribas e fariseus estavam presentes, ele se voltou para seus discípulos e falou a parábola do mordomo astuto, a quem ele propôs como exemplo do aperfeiçoamento hábil que os homens do mundo fazem de tais oportunidades e vantagens que caem em seu caminho para promovendo seu interesse. Por essa parábola, Jesus planejou estimular seus discípulos a melhorar da mesma maneira as vantagens que eles poderiam gozar, por promover seu próprio bem-estar espiritual; e particularmente, gastar seu tempo e seu dinheiro promovendo a conversão dos pecadores; qual, de todos os cargos em seu poder, era o mais aceitável para Deus e o mais benéfico para a humanidade.

Comentário de John Wesley

E ele disse também aos seus discípulos: Não apenas aos escribas e fariseus com quem até então ele falara, mas a todos os irmãos mais jovens e mais velhos: aos pródigos que agora eram seus discípulos. Um certo homem rico tinha um mordomo – Cristo aqui ensina todos os que estão agora a favor de Deus, particularmente penitentes perdoados, a se comportarem sabiamente no que lhes é confiado.

Referências Cruzadas

Gênesis 15:2 – Mas Abrão perguntou: “Ó Soberano Senhor, que me darás, se continuo sem filhos e o herdeiro do que possuo é Eliézer de Damasco? “

Gênesis 43:19 – Por isso, dirigiram-se ao administrador da casa de José e lhe disseram à entrada da casa:

1 Crônicas 28:1 – Davi reuniu em Jerusalém todos os líderes de Israel: os líderes das tribos, os líderes das divisões a serviço do rei, os comandantes de mil e de cem, e os líderes encarregados de todos os bens e rebanhos que pertenciam ao rei e a seus filhos, juntamente com os funcionários do palácio, os principais guerreiros e todos os soldados valentes.

Provérbios 18:9 – Quem relaxa em seu trabalho é irmão do que o destrói.

Oséias 2:8 – Ela não reconheceu que fui eu quem lhe deu o trigo, o vinho e o azeite, quem a cobriu de ouro e de prata, que eles usaram para Baal.

Mateus 18:23 – “Por isso, o Reino dos céus é como um rei que desejava acertar contas com seus servos.

Mateus 25:14 – “E também será como um homem que, ao sair de viagem, chamou seus servos e confiou-lhes os seus bens.

Lucas 8:3 – Joana, mulher de Cuza, administrador da casa de Herodes; Susana e muitas outras. Essas mulheres ajudavam a sustentá-los com os seus bens.

Lucas 12:42 – O Senhor respondeu: “Quem é, pois, o administrador fiel e sensato, a quem seu senhor encarrega dos seus servos, para lhes dar sua porção de alimento no tempo devido?

Lucas 15:13 – “Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente.

Lucas 15:30 – Mas quando volta para casa esse seu filho, que esbanjou os teus bens com as prostitutas, matas o novilho gordo para ele! ’

Lucas 16:19 – “Havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho fino e vivia no luxo todos os dias.

Lucas 19:20 – “Então veio outro servo e disse: ‘Senhor, aqui está a tua mina; eu a conservei guardada num pedaço de pano.

1 Coríntios 4:1 – Portanto, que todos nos considerem como servos de Cristo e encarregados dos mistérios de Deus.

Tito 1:7 – Por ser encarregado da obra de Deus, é necessário que o bispo seja irrepreensível: não orgulhoso, não briguento, não apegado ao vinho, não violento, nem ávido por lucro desonesto.

Tiago 4:3 – Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.

1 Pedro 4:10 – Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *