Estudo de Marcos 6:12 – Comentado e Explicado

Eles partiram e pregaram a penitência.
Marcos 6:12

Comentário de Joseph Benson

Marcos 6: 12-13 . Eles foram e pregaram que os homens deveriam se arrepender – Eles foram embora e publicaram em todos os lugares as boas novas da aproximação do reino do Messias, e exortaram os homens nessa consideração a se voltarem para Deus em verdadeiro arrependimento, abandonando todos os seus pecados em temperamento, palavra, e trabalho, e em todos os aspectos, produzindo frutos dignos de arrependimento. Expulsaram muitos demônios, etc. – E fez muitos outros milagres. E ungiu com óleo muitos enfermos – que São Tiago dá como orientação geral (cap. Marcos 5:11 ; Marcos 5:15 ), acrescentando essas palavras peremptórias: E o Senhor o curará. Ele será restaurado à saúde: não pela eficácia natural do óleo, mas pela bênção sobrenatural de Deus. E parece que esse era o grande meio de cura de doenças desesperadas na Igreja Cristã, muito antes de se usar ou ouvir falar de extrema unção , que quase não tem nenhuma semelhança com ela; o primeiro sendo usado apenas como meio de saúde; o último, somente quando a vida está desesperada. Não se diz quanto tempo eles ficaram nesta primeira expedição; mas é provável que eles tenham passado um tempo considerável nele, pois Lucas diz: Lucas 9: 6 eles partiram e percorreram as cidades, pregando o evangelho e curando por toda parte.

Comentário de E.W. Bullinger

pregado = proclamado. Veja App-121.1.

arrepender-se . Veja App-111.

Comentário de John Calvin

Marcos 6:12 . E eles partiram e pregaram. Mateus silenciosamente passa por cima do que os apóstolos fizeram. Marcos e Lucas relatam que passaram a executar a comissão que haviam recebido; e a partir de suas declarações, parece mais claro que o ofício que Cristo naquele tempo lhes concedeu, como mencionei anteriormente, era temporário e, de fato, durou apenas alguns dias. Eles nos dizem que os apóstolos atravessaram as cidades e aldeias: e, inquestionavelmente, retornaram em pouco tempo ao seu Mestre, como veremos em outra passagem.

O único assunto que requer exposição aqui é o fato relatado por Marcos: que eles ungiram com óleo muitas pessoas doentes que Cristo lhes conferiu o poder de curar, é perguntado: por que elas aplicaram óleo? Algumas pessoas eruditas supõem que era um tipo de medicamento; e reconheço que nesses países o uso de petróleo era muito comum. Mas nada é mais irracional do que imaginar que os apóstolos usavam remédios comuns e naturais, que teriam o efeito de obscurecer os milagres de Cristo. Eles não foram instruídos por nosso Senhor na arte e ciência da cura, mas, pelo contrário, foram ordenados a realizar milagres que despertariam toda a Judéia. Penso, portanto, que essa unção era um sinal visível da graça espiritual, pela qual a cura que foi administrada por eles foi declarada como procedente do poder secreto de Deus; pois, sob a lei, o óleo era empregado para representar a graça do Espírito. O absurdo de uma tentativa de imitar os apóstolos, fazendo da unção dos enfermos uma ordenança perpétua da Igreja, resulta do fato de que Cristo concedeu aos apóstolos o dom da cura, não como uma herança que eles deveriam entregar a posteridade, mas como um selo temporário da doutrina do Evangelho. Nos nossos dias, a ignorância dos papistas é extremamente ridícula ao sustentar que sua desagradável unção (3) pela qual eles se apressam para as pessoas graves que estão morrendo rapidamente, é um sacramento.

Comentário de John Wesley

E eles saíram, e pregaram que os homens deveriam se arrepender.

Lucas 9: 6.

Referências Cruzadas

Ezequiel 18:30 – “Portanto, ó nação de Israel, eu os julgarei, a cada um de acordo com os seus caminhos; palavra do Soberano Senhor. Arrependam-se! Desviem-se de todos os seus males, para que o pecado não cause a queda de vocês.

Mateus 3:2 – Ele dizia: “Arrependam-se, porque o Reino dos céus está próximo”.

Mateus 3:8 – Dêem fruto que mostre o arrependimento!

Mateus 4:17 – Daí em diante Jesus começou a pregar: “Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo”.

Mateus 9:13 – Vão aprender o que significa isto: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’. Pois eu não vim chamar justos, mas pecadores”.

Mateus 11:20 – Então Jesus começou a denunciar as cidades em que havia sido realizada a maioria dos seus milagres, porque não se arrependeram.

Marcos 1:3 – “voz do que clama no deserto: ‘Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele’ “.

Marcos 1:15 – “O tempo é chegado”, dizia ele. “O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas! “

Lucas 11:32 – Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração e a condenarão; pois eles se arrependeram com a pregação de Jonas, e agora está aqui o que é maior do que Jonas”.

Lucas 13:3 – Eu lhes digo que não! Mas se não se arrependerem, todos vocês também perecerão.

Lucas 13:5 – Eu lhes digo que não! Mas se não se arrependerem, todos vocês também perecerão”.

Lucas 15:7 – Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se”.

Lucas 15:10 – Eu lhes digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende”.

Lucas 24:47 – e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.

Atos dos Apóstolos 2:38 – Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.

Atos dos Apóstolos 3:19 – Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados,

Atos dos Apóstolos 11:18 – Ouvindo isso, não apresentaram mais objeções e louvaram a Deus, dizendo: “Então, Deus concedeu arrependimento para a vida até mesmo aos gentios! “

Atos dos Apóstolos 20:21 – Testifiquei, tanto a judeus como a gregos, que eles precisam converter-se a Deus com arrependimento e fé em nosso Senhor Jesus.

Atos dos Apóstolos 26:20 – Preguei em primeiro lugar aos que estavam em Damasco, depois aos que estavam em Jerusalém e em toda a Judéia, e também aos gentios, dizendo que se arrependessem e se voltassem para Deus, praticando obras que mostrassem o seu arrependimento.

2 Coríntios 7:9 – A tristeza segundo Deus produz um arrependimento que leva à salvação e não remorso, mas a tristeza segundo o mundo produz morte.

2 Timóteo 2:25 – Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *