Estudo de Romanos 6:10 – Comentado e Explicado

Morto, ele o foi uma vez por todas pelo pecado; porém, está vivo, continua vivo para Deus!
Romanos 6:10

Comentário de E.W. Bullinger

em que Ele morreu = (a morte) Ele morreu.

até = para. Caso dativo.

uma vez = uma vez por todas. Grego. ephapax. Somente aqui, 1 Coríntios 15: 6 . Hebreus 7:27 ; Hebreus 9:12 ; Hebreus 10:10 .

Deus App-98.

Comentário de John Calvin

10. Ele morreu uma vez para pecar, etc. O que ele disse – que nós, de acordo com o exemplo de Cristo, somos libertados para sempre do jugo da morte, ele agora se aplica ao seu objetivo atual, e é isso – que nós não estão mais sujeitos à tirania do pecado, e isso ele prova do objeto planejado da morte de Cristo; pois ele morreu para destruir o pecado.

Mas devemos observar o que é adequado para Cristo nesta forma de expressão; pois não se diz que ele morre para pecar, de modo que cesse, pois as palavras devem ser tomadas quando aplicadas a nós, mas que ele sofreu a morte por causa do pecado, que, tendo-se tornado ??t???t??? , um resgate, ele poderia aniquilar o poder e domínio do pecado. (190) E ele diz que morreu uma vez , não apenas porque obteve uma redenção eterna por uma oferta e fez uma expiação pelo pecado por seu sangue, santificou os fiéis para sempre; mas também para que uma semelhança mútua possa existir entre nós. Pois, embora a morte espiritual faça avanços contínuos em nós, ainda é dito que devemos morrer apenas uma vez, ou seja, quando Cristo, reconciliando-nos pelo seu sangue com o Pai, nos regenera ao mesmo tempo pelo poder do seu Espírito.

Mas ele vive , etc. Se você acrescenta com ou em Deus, chega ao mesmo significado; pois ele mostra que Cristo vive uma vida sem mortalidade no reino imortal e incorruptível de Deus; um tipo que deve aparecer na regeneração dos santos. Devemos lembrar aqui a partícula da semelhança; pois ele não diz que agora viveremos no céu, como Cristo vive ali; mas ele faz a nova vida, que após a regeneração vivemos na terra, semelhante à sua vida celestial. Quando ele diz que devemos morrer para pecar , de acordo com seu exemplo, não devemos supor que seja o mesmo tipo de morte; pois morremos para pecar, quando o pecado morre em nós, mas foi o contrário com Cristo; morrendo foi que ele venceu o pecado. Mas ele já havia dito antes, que acreditamos que teremos vida em comum com ele, ele mostra plenamente pela palavra acreditando que fala da graça de Cristo: pois se ele apenas nos lembrasse de um dever, seu modo de falar teria sido o seguinte: “Uma vez que morremos com Cristo, também devemos viver com ele”. Mas a palavra crer denota que ele trata aqui de doutrina que se baseia nas promessas; como se ele tivesse dito, que os fiéis devem sentir-se seguros de que estão mortos pela bondade de Cristo quanto à carne, e que o mesmo Cristo os preservará em novidade de vida até o fim. Mas o tempo futuro do verbo viver não se refere à última ressurreição, mas simplesmente denota o curso contínuo de uma nova vida, desde que peregrinemos na terra.

É habitual que o apóstolo adote a mesma forma de palavras em diferentes sentidos, que só podem ser distinguidos pelo contexto ou por outras partes da Escritura, como foi observado em uma nota em Romanos 4:25 . – Ed.

Comentário de Adam Clarke

a?µa?t?a? , aliter Christum: amat Paulus parallelismum, in quo interpretando multa cautione opus est .” Ele morreu para pecar uma vez – Nesta cláusula, Rosenmuller fala assim: ” propter peccatum mortuus est semel, e quidem misera morte .” , aliter Christum: amat Paulus parallelismum, ao interpretar multa cautione opus est . “ “Ele morreu para pecar uma vez: ou seja, ele morreu por causa do pecado, e verdadeiramente uma morte miserável. ?? ?µa?t?? , é o mesmo que ?pe? t?? ?µa?t?a? , para a expiação do pecado. O senso comum nos ensina que os homens morrem para pecar em um sentido. Cristo em outro: São Paulo ama paralelismos, cuja interpretação é necessária com muita cautela. ” De todo o escopo do discurso do apóstolo, é claro que ele considera a morte de Cristo como uma morte ou sacrifício pelo pecado; uma oferta pelo pecado: nesse sentido, ninguém jamais morreu pelo pecado, ou jamais poderá morrer.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 6:10 . Pois nisso ele morreu, etc. – O Dr. Doddridge traduz e parafraseia a passagem assim: “Pois enquanto ele morreu, ele morreu de uma vez por todas, como sacrifício pelo pecado, para expiar a justiça ferida de Deus e reparar as honras de Deus.” sua lei violada: e como ele vive, vive para Deus para sempre; sua vida imortal é inteiramente apropriada e dedicada ao seu serviço; em que devemos fazer nosso cuidado constante imitar seu exemplo “. Ver cap. Romanos 8:17 . Gálatas 2:20 . 1 Pedro 2:21 ; 1 Pedro 4: 1 .

Comentário de Scofield

pecado pecado. (Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

uma vez Lit. de uma vez por todas. Hebreus 10: 10-12 ; Hebreus 10:14 .

Comentário de John Wesley

Pois, na medida em que ele morreu, ele morreu para o pecado uma vez; mas, como ele vive, ele vive para Deus.

Ele morreu para pecar – Para expiar e abolir.

Ele vive para Deus – Uma vida eterna gloriosa, como viveremos também.

Referências Cruzadas

Lucas 20:38 – Ele não é Deus de mortos, mas de vivos, pois para ele todos vivem”.

Romanos 6:11 – Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus.

Romanos 8:3 – Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne,

Romanos 14:7 – Pois nenhum de nós vive apenas para si, e nenhum de nós morre apenas para si.

2 Coríntios 5:15 – E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

2 Coríntios 5:21 – Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

Hebreus 9:26 – Se assim fosse, Cristo precisaria sofrer muitas vezes, desde o começo do mundo. Mas agora ele apareceu uma vez por todas no fim dos tempos, para aniquilar o pecado mediante o sacrifício de si mesmo.

1 Pedro 3:18 – Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito,

1 Pedro 4:6 – Por isso mesmo o evangelho foi pregado também a mortos, para que eles, mesmo julgados no corpo segundo os homens, vivam pelo Espírito segundo Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *