Estudo de Lucas 20:38 – Comentado e Explicado

Ora, Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos; porque todos vivem para ele.
Lucas 20:38

Comentário de E.W. Bullinger

os mortos = mortos [pessoas], como em Lucas 20:35 . App-139.

os vivos = vivos [pessoas].

ao vivo . Na ressurreição. Veja nota em Mateus 9: 8 .

até = por. O Dativo do Agente, como em Lucas 5:21 , “por eles” ; 2 Coríntios 12:20 , “por você”; Romanos 10:20 , “de (= por) eles”; 2 Pedro 3:14 , “de (= por) Ele”; 1 Timóteo 3:16 , “de (= por) anjos”.

Comentário de John Calvin

38. Pois todos vivem para ele. Este modo de expressão é empregado em vários sentidos nas Escrituras; mas aqui significa que os crentes, depois de terem morrido neste mundo, levam uma vida celestial com Deus; como Paulo diz que Cristo, depois de ter sido admitido na glória celestial, vive para Deus ( Romanos 6:10 ), porque ele é libertado das enfermidades e aflições desta vida passageira. Mas aqui Cristo nos lembra expressamente que não devemos formar um julgamento da vida dos piedosos de acordo com as percepções da carne, porque essa vida está oculta sob a guarda secreta de Deus. Pois se, embora sejam peregrinos no mundo, têm uma grande semelhança com homens mortos, muito menos alguma aparência de vida existe neles após a morte do corpo. Mas Deus é fiel em preservá-los vivos em sua presença, além da compreensão dos homens.

Comentário de Adam Clarke

Todos vivem com ele – Há uma passagem notável no relato de Josefo sobre os Macabeus, cap. xvi., que prova que os judeus mais bem informados acreditavam que as almas dos homens justos estavam na presença de Deus em um estado de felicidade. “Aqueles que perdem a vida por causa de Deus, vivem para Deus, como Abraão, Isaac e Jacó, e o resto dos patriarcas.” E um não menos notável em Shemoth Rabba, fol. 159. “O rabino Abbin disse: O Senhor disse a Moisés: Encontre-me dez justos no meio do povo, e não destruirei o teu povo. Então disse Moisés: Eis que aqui estou eu: Arão, Eleazar, Itamar, Phineas, Caleb. e Josué, mas Deus disse: Aqui estão apenas sete, onde estão os outros três? Quando Moisés não sabia o que fazer, ele disse: Ó Deus eterno, vivem os que estão mortos? Sim, diz Deus. Se os mortos realmente viverem, lembre-se de Abraão, Isaque e Jacó. ” Portanto, a ressurreição dos mortos e a imortalidade e imaterialidade da alma não eram doutrinas estranhas ou desconhecidas entre os judeus.

Comentário de Thomas Coke

Lucas 20:38 . Pois todos vivem para ele. É evidente que ?a?, pois aqui deve ter a força de uma partícula ilativa e pode ser renderizada , portanto, ou de modo que; pois o que ele apresenta é claramente a principal proposição a ser provada, e não um argumento para o que foi imediatamente anterior. Nesse sentido, a conseqüência é aparentemente justa: pois, como todos os santos fiéis de Deus são filhos de Abraão, e a promessa divina de ser um Deus para ele e sua semente é imposta a tais, isso provaria sua existência e felicidade contínuas. em um estado futuro, tanto quanto o de Abraão: e como o corpo, assim como a alma, é uma parte essencial do homem, isso provará sua ressurreição e a deles, e derrubará completamente toda a doutrina sadduceana nesta cabeça. Veja a nota em Mateus 22:31 ; Mateus 22:46 .

Comentário de John Wesley

Pois ele não é um Deus dos mortos, mas dos vivos; porque todos vivem para ele.

Ele não é um Deus dos mortos, ou, não existe um Deus dos mortos – isto é, o termo Deus implica uma relação, que não pode subsistir entre ele e os mortos; que no sentido dos saduceus são espíritos extintos; quem não podia adorá-lo, nem receber dele o bem.

Para que todos vivam para ele – Todos os que o têm como Deus, vivem e desfrutam dele. Esta frase não é um argumento para o que foi antes; mas a proposição que deveria ser provada. E a consequência é aparentemente justa. Pois como todos os fiéis são filhos de Abraão, e a promessa divina de ser um Deus para ele e sua semente lhes é imposta, isso implica sua existência e felicidade contínuas em um estado futuro, tanto quanto o de Abraão. E como o corpo é uma parte essencial do homem, implica tanto sua ressurreição quanto a deles; e assim derruba todo o esquema da doutrina sadduceana.

Referências Cruzadas

Salmos 16:5 – Senhor, tu és a minha porção e o meu cálice; és tu que garantes o meu futuro.

Salmos 22:23 – Louvem-no, vocês que temem o Senhor! Glorifiquem-no, todos vocês, descendentes de Jacó! Tremam diante dele, todos vocês, descendentes de Israel!

Salmos 145:1 – Eu te exaltarei, meu Deus e meu rei; bendirei o teu nome para todo o sempre!

João 6:57 – Da mesma forma como o Pai que vive me enviou e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que se alimenta de mim viverá por minha causa.

João 11:25 – Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;

João 14:19 – Dentro de pouco tempo o mundo já não me verá mais; vocês, porém, me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão.

Romanos 6:10 – Porque morrendo, ele morreu para o pecado uma vez por todas; mas vivendo, vive para Deus.

Romanos 6:22 – Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna.

Romanos 14:7 – Pois nenhum de nós vive apenas para si, e nenhum de nós morre apenas para si.

2 Coríntios 6:16 – Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: “Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”.

2 Coríntios 13:4 – Pois, na verdade, foi crucificado em fraqueza, mas vive pelo poder de Deus. Da mesma forma, somos fracos nele, mas, pelo poder de Deus, viveremos com ele para servir a vocês.

Colossenses 3:3 – Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.

Hebreus 11:16 – Em vez disso, esperavam eles uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial. Por essa razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles, pois preparou-lhes uma cidade.

Apocalipse 7:15 – Por isso, eles estão diante do trono de Deus e o servem dia e noite em seu santuário; e aquele que está assentado no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo.

Apocalipse 22:1 – Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *