Estudo de Isaías 28:5 – Comentado e Explicado

Naquele dia o Senhor dos exércitos será uma coroa resplandecente, um diadema esplêndido para o resto do seu povo,
Isaías 28:5

Comentário de Albert Barnes

Naquele dia – Este versículo começa um novo assunto e afirma que, embora o reino de Israel fosse destruído, o reino de Judá seria preservado e restaurado (compare Isaías 28: 1 , Isaías 28: 3 como adornando o reino e a capital. de Yahweh e seu governo lhes seria sua principal glória e ornamento.

Para o resíduo de seu povo – Para o reino de Judá, compreendendo as duas tribos de Judá e Benjamim. Isso sem dúvida se refere aos tempos relativamente prósperos e felizes do reinado de Ezequias.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 28: 5-6 . Naquele dia Esses versículos contêm uma promessa da preservação dos fiéis e da restauração e defesa do estado. Ver cap. Isaías 4: 2 . O significado é que, após o retorno do cativeiro babilônico, Deus se revelaria mais claramente ao seu povo e concederia a eles as bênçãos espirituais reservadas para os tempos do Messias. Compare Jeremias 31: 1 ; Jeremias 30:22 e Ezequiel 36:28 . A última cláusula do sexto verso parece se referir mais particularmente aos macabeus heróicos. Ver Zacarias 9:13 ; Zacarias 10: 5-6 . Justino, falando do estado da nação judaica, restaurado pelos Macabeus, diz que seu poder era tal que não se submetia a nenhum rei dos macedônios depois de Demétrio; mas, sujeitos a seus próprios governantes, subjugaram a Síria em muitas batalhas. Veja Hist. lib. xxxvi. c. 1

Comentário de Joseph Benson

Isaías 28: 5-6 . “Até agora”, diz o bispo Lowth, “a profecia se refere aos israelitas e denuncia manifestamente sua destruição por Shalmaneser. Aqui se refere às duas tribos de Judá e Benjamim, o remanescente do povo de Deus, que deveriam continuar um reino após o cativeiro final dos israelitas. Começa com um prognóstico favorável de seus negócios sob Ezequias: mas logo muda para reprovações e ameaças, por sua intemperança, desobediência e profanação. ” Naquele dia – Quando o reino de Israel for totalmente destruído; o Senhor dos exércitos será para uma coroa de glória, etc. – Dará eminente glória e beleza ao resíduo de seu povo – Ao reino de Judá, que continuará em seu próprio país, quando Israel for levado em cativeiro. E por um espírito de julgamento, etc. – Ele explica como ou onde Deus os glorificaria e embelezaria, mesmo dando sabedoria aos seus governantes e coragem aos seus soldados; quais duas coisas contribuem muito para a força, segurança e glória de uma nação. Para aqueles que dirigem a batalha para o portão – que não apenas expulsam seus inimigos de suas terras, mas os perseguem em suas próprias terras e os cercam em suas próprias cidades.

Comentário de Adam Clarke

Naquele dia – Até agora, a profecia se relaciona com os israelitas e denuncia manifestamente sua destruição por Shalmaneser. Aqui se refere às duas tribos de Judá e Benjamim, o remanescente do povo de Deus que continuaria um reino após o cativeiro final dos israelitas. Começa com um prognóstico favorável de seus assuntos sob Ezequias; mas logo muda para reprovações e ameaças por sua intemperança, desobediência e profanação.

O Targum de Jônatas neste versículo é digno de nota: “Naquele tempo, o Messias, o Senhor dos exércitos, meshicha dayai tsebaoth , será uma coroa de alegria e um diadema de louvor ao resíduo de seu povo”. Kimchi diz que os coelhos em geral são desta opinião. Aqui, então, os coelhos, e seu Targum mais famoso, dão o nome incomunicável, ????? ???? Yehová tsebaoth , o Senhor dos Exércitos, ao nosso sempre abençoado Redentor, Jesus Cristo.

Comentário de John Calvin

5. Naquele dia o Senhor dos exércitos. Depois de falar do reino de Israel, ele passa para a tribo de Judá e mostra que, em meio a essa severa vingança de Deus, ainda haverá espaço para compaixão e que, apesar de dez tribos perecerem, o Senhor preservará alguns remanescente , que ele consagrará a si mesmo; para que haja nela uma coroa de glória e diadema de excelência, ou seja, que a Igreja nunca seja desfigurada de tal maneira que o Senhor não a adorne com beleza e esplendor.

No entanto, não estendo essa profecia indiscriminadamente a todos os judeus, mas aos eleitos que foram maravilhosamente resgatados da morte; pois, embora ele chame a tribo e a meia tribo de remanescente , em comparação com as outras dez tribos, ainda assim, à medida que avançamos, veremos que ele faz uma distinção entre a tribo de Judá em si e as outras. Também não devemos nos perguntar que o Profeta fala de maneira diferente sobre as mesmas pessoas, direcionando seu discurso, algumas vezes para um corpo corrompido por crimes e outras para os eleitos. Certamente, em comparação com as dez tribos que se revoltaram da adoração a Deus e da unidade da fé, ele justamente chama os judeus de remanescentes do povo; mas, quando deixa de lado essa comparação e considera o que eles são em si, ele reclama com igual justiça contra suas corrupções.

Estou ciente de que alguns a expõem de maneira diferente, por causa do que é dito imediatamente depois sobre vinho e bebida forte ( Isaías 28: 7 ), e acho que essa afirmação deve ser vista em conexão com o início do capítulo. No entanto, talvez o Senhor poupe os judeus. Mas como ele os pouparia? Eles não são melhores que os outros; pois eles são igualmente culpados (215) e também devem ser expostos aos mesmos castigos. Mas esses comentaristas não consideram que o Profeta sustenta um exemplo da extraordinária bondade de Deus, ao não exercer sua vingança ao mesmo tempo contra toda a família de Abraão, mas, depois de ter derrubado o reino de Israel, concedendo uma trégua a os judeus, para ver se em algum grau se arrependeriam. Tampouco consideram que, pelos mesmos meios, ele emprega a circunstância que declarou para colocar sob uma luz mais forte a ingratidão do povo, isto é, que eles deveriam ter sido instruídos pelo exemplo de seus irmãos; (216) porque a calamidade de Israel deveria ter despertado e excitado o arrependimento, mas isso não causou nenhuma impressão neles e não os tornou melhores. Embora, portanto, fossem indignos de tantos benefícios, o Senhor teve o prazer de preservar sua Igreja no meio deles; por essa razão, ele resgatou a tribo de Judá e a meia tribo de Benjamim daquela calamidade.

Agora, como a tribo de Judá era uma pequena porção da nação e, portanto, era desprezada pelos arrogantes israelitas, o Profeta declara que somente em Deus há riquezas e glória suficientes para suprir todos os defeitos terrestres. E, portanto, ele mostra qual é o verdadeiro método de nossa salvação, a saber, se colocarmos nossa felicidade em Deus; pois assim que chegamos ao mundo, reunimos flores desbotadas, que imediatamente murcham e apodrecem. Essa loucura reina em toda parte, e mais do que deveria estar entre nós, que desejamos ser felizes sem Deus, isto é, sem a própria felicidade. Além disso, Isaías mostra que nenhuma calamidade, por mais grave que seja, pode impedir Deus de adornar sua Igreja; pois quando parecer que tudo está às vésperas da destruição, Deus ainda será uma coroa de glória para o seu povo. Também é digno de observação que Isaías promete novo esplendor à Igreja somente quando a multidão diminuir, para que os crentes não percam a coragem por causa da terrível calamidade que estava à mão.

Comentário de John Wesley

Naquele dia o SENHOR dos Exércitos será por coroa de glória e por diadema de formosura, para o restante do seu povo,

Naquele dia – Quando o reino de Israel será destruído.

Um diadema – Deus dará glória e beleza eminentes ao reino de Judá.

Referências Cruzadas

Jó 29:14 – A retidão era a minha roupa; a justiça era o meu manto e o meu turbante.

Salmos 90:16 – Sejam manifestos os teus feitos aos teus servos, e aos filhos deles o teu esplendor!

Isaías 10:20 – Naquele dia o remanescente de Israel, os sobreviventes da descendência de Jacó, já não confiarão naquele que os feriu, antes confiarão no Senhor, no Santo de Israel, com toda a fidelidade.

Isaías 11:16 – Haverá uma estrada para o remanescente do seu povo que for deixado na Assíria, como houve para Israel quando saiu do Egito.

Isaías 37:31 – Mais uma vez um remanescente da tribo de Judá lançará raízes na terra e encherão de frutos os seus ramos.

Isaías 41:16 – Você irá peneirá-los, o vento os levará, e uma ventania os espalhará. Mas você se regozijará no Senhor e no Santo de Israel se gloriará.

Isaías 45:25 – Mas no Senhor todos os descendentes de Israel serão considerados justos e exultarão.

Isaías 60:1 – “Levante-se, refulja! Porque chegou a sua luz, e a glória do Senhor raia sobre você.

Isaías 60:19 – O sol não será mais a sua luz de dia, e você não terá mais o brilho do luar, pois o Senhor será a sua luz para sempre; o seu Deus será a sua glória.

Isaías 62:3 – Será uma esplêndida coroa na mão do Senhor, um diadema real na mão do seu Deus.

Jeremias 9:23 – Assim diz o Senhor: “Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza,

Zacarias 6:13 – Ele construirá o templo do Senhor, será revestido de majestade e se assentará em seu trono para governar. E ele será sacerdote no trono. E haverá harmonia entre os dois’.

Lucas 2:32 – luz para revelação aos gentios e para a glória de Israel, teu povo”.

Romanos 11:5 – Assim, hoje também há um remanescente escolhido pela graça.

1 Coríntios 1:30 – É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,

2 Coríntios 4:17 – pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.

1 Pedro 5:4 – Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da glória.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *