Estudo de Mateus 14:31 – Comentado e Explicado

No mesmo instante, Jesus estendeu-lhe a mão, segurou-o e lhe disse: Homem de pouca fé, por que duvidaste?
Mateus 14:31

Comentário de E.W. Bullinger

Ó tu de pouca fé. Veja nota em Mateus 6:30 .

Wherefore = Why , ou para quê. Grego. eis.

dúvida = vacilar ou hesitar. Grego. distazo. Ocorre apenas aqui e Mateus 28:17 .

Comentário de John Calvin

31. Ó homem de pouca fé. Enquanto nosso Senhor gentilmente preserva Pedro, ele não coniva por culpa de Pedro. Esse é o objetivo do castigo administrado, quando Pedro é responsabilizado pela fraqueza de sua fé. Mas surge uma pergunta: todo tipo de medo evidencia uma fraqueza de fé? pois as palavras de Cristo parecem sugerir que, onde a fé reina, não há espaço para dúvidas. (384) Eu respondo: Cristo reprova aqui esse tipo de dúvida que se opunha diretamente à fé. Um homem pode às vezes duvidar sem qualquer falha de sua parte; e isto é, quando a palavra do Senhor não fala com certeza sobre o assunto. Mas o caso era bem diferente com Pedro, que havia recebido uma ordem expressa de Cristo, e já havia experimentado seu poder, e ainda deixa esse duplo apoio, e cai em medo tolo e perverso.

Comentário de Adam Clarke

Jesus estendeu a mão – A todo momento precisamos de Cristo; enquanto estamos – somos sustentados apenas por seu poder; e quando estamos caindo, ou caímos, podemos ser salvos apenas por sua misericórdia. Vamos sempre cuidar para que não consideremos tanto o perigo a que estamos expostos, como o poder de Cristo pelo qual devemos ser sustentados; e então nossa montanha provavelmente permanecerá forte.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 14:31 . Jesus estendeu a mão, etc. – Pedro não duvidou que fosse Jesus quem andou sobre a água; ele poderia estar convencido disso, como observamos na nota anterior, antes de ele deixar o navio; antes, deve ter sido convencido disso enquanto ele estava afundando, caso contrário ele não o teria chamado para pedir ajuda; mas ele tinha medo de que Jesus não pudesse ou não o apoiaria contra o vento, o que soprava mais ferozmente do que antes: uma dúvida muito irracional e culpável, pois era tão fácil apoiá-lo contra a tempestade quanto mantê-lo acima da água , que Jesus praticamente prometeu fazer com sua permissão e que ele realmente havia realizado quando Pedro deixou o navio pela primeira vez. Veja as Inferências.

Referências Cruzadas

Gênesis 22:14 – Abraão deu àquele lugar o nome de “O Senhor proverá”. Por isso até hoje se diz: “No monte do Senhor se proverá”.

Deuteronômio 32:36 – O Senhor julgará o seu povo e terá compaixão dos seus servos, quando vir que a força deles se esvaiu e que ninguém sobrou, nem escravo nem livre.

Salmos 138:7 – Ainda que eu passe por angústias, tu me preservas a vida da ira dos meus inimigos; estendes a tua mão direita e me livras.

Isaías 63:12 – que com o seu glorioso braço esteve à mão direita de Moisés, que dividiu as águas diante deles para alcançar renome eterno,

Mateus 8:26 – Ele perguntou: “Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé? ” Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se completa bonança.

Mateus 16:8 – Percebendo a discussão, Jesus lhes perguntou: “Homens de pequena fé, por que vocês estão discutindo entre si sobre não terem pão?

Mateus 17:20 – Ele respondeu: “Por que a fé que vocês têm é pequena. Eu lhes asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. Nada lhes será impossível.

Marcos 1:31 – Então ele se aproximou dela, tomou-a pela mão e ajudou-a a levantar-se. A febre a deixou, e ela começou a servi-los.

Marcos 1:41 – Cheio de compaixão, Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Quero. Seja purificado! “

Marcos 5:41 – Tomou-a pela mão e lhe disse: “Talita cumi! “, que significa: “Menina, eu lhe ordeno, levante-se! “.

Marcos 11:23 – Eu lhes asseguro que se alguém disser a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito.

Marcos 16:7 – Vão e digam aos discípulos dele e a Pedro: ‘Ele está indo adiante de vocês para a Galiléia. Lá vocês o verão, como ele lhes disse’ “.

Lucas 22:31 – “Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo.

Lucas 24:34 – que diziam: “É verdade! O Senhor ressuscitou e apareceu a Simão! “

Atos dos Apóstolos 4:30 – Estende a tua mão para curar e realizar sinais e maravilhas por meio do nome do teu santo servo Jesus”.

Romanos 4:18 – Abraão, contra toda esperança, em esperança creu, tornando-se assim pai de muitas nações, como foi dito a seu respeito: “Assim será a sua descendência”.

1 Timóteo 2:8 – Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem discussões.

Tiago 1:6 – Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento.

1 Pedro 1:5 – que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *