3 benefícios inesperados de ser vulnerável

Como você se sente em relação à vulnerabilidade? 

Você adotou uma visão errada da vulnerabilidade, vendo-a como algo a ser evitado a todo custo, porque é negativo e leva ao arrependimento?

Se essa é a nossa visão de ser vulnerável, manteremos nossa vida interior oculta, o que levará a sentimentos consistentes de frustração, angústia e miséria. Vamos nos concentrar em nossa aparência externa, pensando que isso trará segurança enquanto negligenciamos nossa vida interior ( 2 Coríntios 5:11-12 ). 

No entanto, a espiritualidade e a Bíblia podem nos ajudar a redefinir o que ser vulnerável deve ser e nos mostrar como isso pode nos levar a um grande poder.  

Durante a maior parte da minha vida, evitei a vulnerabilidade como uma praga. Cresci pensando que precisava manter minha compostura, mantendo as coisas perto do colete e não deixando as pessoas saberem como as coisas realmente me afetavam. No entanto, como diz esta escritura, a desonestidade de viver dessa maneira “devastou minha vida interior”.

Como estou constantemente sob pressão do estresse e da ansiedade que vem da insegurança, muitas vezes sou incapaz de aproveitar a vida e os relacionamentos. Isso pode tornar a vida cansativa. Felizmente, a Bíblia nos mostra outra maneira de viver, redefinindo o que realmente é vulnerabilidade.

1 – A vulnerabilidade torna você poderoso 

“[9] Mas ele me respondeu: “Minha graça é sempre mais que suficiente para você, e meu poder encontra sua plena expressão em sua fraqueza”. Então vou celebrar minhas fraquezas , pois quando estou fraco sinto mais profundamente o grande poder de Cristo vivendo em mim.[10] Então não estou derrotado pela minha fraqueza , mas encantado! Pois quando sinto minha fraqueza e suporto maus-tratos – quando estou cercado de problemas por todos os lados e enfrento perseguição por causa do meu amor por Cristo – fico ainda mais forte. 

Pois minha fraqueza se torna um portal para o poder de Deus .”2 Coríntios 12:9-10

Paulo estava ansioso para se livrar do que ele via como uma fraqueza (veja 2 Coríntios 12:8 ). Mas Deus queria ensiná-lo que a fraqueza de Paulo era na verdade um portal para o poder de Deus.

Em vez de permitir que suas fraquezas o derrotassem, Paulo escolheu admitir e abraçar suas fraquezas . Isso permitiu que Deus o usasse para um impacto imenso sobre aqueles ao seu redor. 

Eu vivi muito da minha vida frustrado, desencorajado ou envergonhado por minhas fraquezas porque acreditei que elas me impediriam de alcançar as metas ou construir as amizades que desejo.  

Muitas vezes tentei evitar, consertar ou superar minhas fraquezas porque as via como uma razão para Deus e outros me rejeitarem. Isso levou a muito medo, ansiedade e insegurança do que os outros pensam de mim e do meu desempenho.

Em vez disso, Deus quer que eu e cada um de nós vejamos as possibilidades do que ele pode fazer por meio de nossas vidas quando aprendemos a ser vulneráveis. Ao admitir e abraçar nossas fraquezas, podemos escolher confiar no poder dele em vez do nosso.

2 – Vulnerabilidade leva à clareza 

“Portanto , ele é capaz de salvar completamente aqueles que chegam a Deus por meio dele, porque vive sempre para interceder por eles. [26] Tal sumo sacerdote realmente supre nossas necessidades — alguém que é santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus.”

Hebreus 7:25-26

Hebreus 7 nos diz que Jesus é capaz de nos salvar completamente e vive sempre para interceder por nós. Isso significa que não precisamos ter medo de ser vulneráveis ​​em relação aos nossos pecados, erros e fracassos. 

O pecado não é um scorecard em nosso valor. Mas quando vemos o pecado dessa maneira, não estamos dispostos a vê-lo, muito menos admiti-lo a Deus ou a outras pessoas. 

Na verdade, o pecado é uma indicação de que temos necessidades que não levamos a Deus. Talvez precisemos de alívio do medo ou da garantia de que somos amados.

Se não levarmos essas necessidades a Deus orando e ouvindo o que ele diz em sua Palavra, nos voltaremos para o pecado para tentar satisfazer essas necessidades. A vulnerabilidade leva à clareza porque quando somos vulneráveis ​​em relação ao nosso pecado, entenderemos melhor as necessidades mais profundas do nosso coração.  

Um pecado com o qual sempre lutei, mas odeio admitir, é o orgulho. Eu respondo com orgulho tão facilmente quanto alguém respira. Tornou-se uma segunda natureza para mim; Eu faço isso sem pensar. Meu medo da vulnerabilidade me mantém distante e desapegado das pessoas ao meu redor.

Por baixo do meu orgulho há uma profunda necessidade de ser aceito e um medo de não ser. Quando estou ciente disso e vulnerável com Deus sobre minha necessidade de ser aceito, fico muito mais seguro e calmo em meus relacionamentos.

3 – Vulnerabilidade leva à humildade 

Ele levou consigo Pedro, Jacó e João. No entanto, um intenso sentimento de grande tristeza mergulhou sua alma em profunda tristeza e agonia. [38] E ele lhes disse: “Meu coração está sobrecarregado e esmagado de tristeza. Parece que estou morrendo. Fique aqui e vigie comigo.”[39] Então ele caminhou um pouco mais longe e, tomado de dor, jogou-se de bruços no chão e orou: “Meu Pai, se há alguma maneira de me livrar deste sofrimento, por favor, tire-o de mim. 

No entanto, o que eu quero não é importante, pois só desejo cumprir seu plano para mim.

Mateus 26:37-39

Jesus nos mostra que há um grande poder na vulnerabilidade. Ele não tinha medo de admitir que precisava de seus amigos, nem tinha medo de admitir a necessidade de Deus naquele mesmo momento. Sua vulnerabilidade levou à humildade.

Jesus também foi honesto sobre o que queria. E em sua vulnerabilidade honesta, a vontade de Deus para ele ficou clara. Jesus teve a humildade de escolher e confiar na vontade de Deus sobre a sua.  

Quando sou emocionalmente honesto e decepcionado com Deus, muitas vezes quero que ele fique do meu lado e me dê o que eu quero. Posso pensar que minha “vulnerabilidade” deve ser recompensada e, se não for, estou propenso a ficar cínico e amargurado.

No entanto, ao olharmos para Jesus, nossa vulnerabilidade com Deus deve levar à humildade. Quando estamos vulneráveis ​​com ele, podemos ver a vontade de Deus e devemos decidir acreditar e confiar nela com nosso futuro, relacionamentos, escolaridade/carreira e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *