Estudo de Deuteronômio 26:10 – Comentado e Explicado

Por isso trago agora as primícias dos frutos do solo que me destes, ó Senhor. Dito isto, deporás o cesto diante do Senhor, teu Deus, prostrando-te em sua presença.
Deuteronômio 26:10

Comentário de Thomas Coke

Ver. 10. Pôrás diante do Senhor isto é, diante do santuário onde Deus estava especialmente presente. Parece que a pessoa que fez a antiga profissão segurou a cesta na mão durante o tempo; que feito, ele colocou diante do altar, como no primeiro ver. 4 e adorado diante do Senhor; isto é, como a palavra hebraica importa, inclinou seu corpo em direção ao lugar sagrado; e, como isso era um sinal de adoração interior, sem dúvida foi acompanhado, em todos os homens bons, com humilde agradecimento a Deus por seus benefícios, e com orações pela continuação deles. Veja Outram de Sacrif. lic 8. e Vossius de Idolol. eu. ii. c. 79

REFLEXÕES. – Temos aqui a cerimônia e a oração prescritas na oferta das primícias, quando o ofertante fez a seguinte profissão e humilde reconhecimento: 1. Da fidelidade de Deus em dar-lhes a terra que ele havia prometido a seus pais. . A gratidão por sua bondade é o tributo que Deus espera justamente de nós. 2. Ele confessou sua própria indignidade de tão grande misericórdia, como sendo originário de ancestrais de origem tão ignóbil. Quanto mais indignos somos, mais a graça divina é ampliada em nossa salvação. Não podemos pensar muito humildemente em nós mesmos, nem muito bem na bondade de Deus. 3. Ele se lembrou com gratidão da libertação que Deus operou por eles e da terra feliz a que agora os trouxera. Nota; (1.) As libertações passadas nunca devem ser esquecidas, especialmente aquelas que Deus operou por nossas almas. (2) A misericórdia de outras pessoas é nossa, e devemos ser gratos pelas bênçãos que elas desfrutam em comum conosco. 4. Ele então ofereceu a cesta, como um reconhecimento devido ao grande Senhor da terra, contendo um pouco do primeiro e do melhor, e que santificou o restante para seu próprio uso. Nota; (1.) Todos os nossos dons da Providência devem ser reconhecidos como vindos das mãos de Deus. (2) O auge da nossa vida deve ser oferecido ao seu serviço. (3.) Nossas bênçãos terrenas serão então duplamente doces para nós, quando as recebermos e as usarmos como provenientes da misericórdia e do amor de Deus. 5. O culto foi concluído com outros atos de adoração solene e um banquete de santa alegria diante do Senhor. Não foi tanto o presente, mas a gratidão do coração do ofertante, que tornou a oferta aceitável; e embora Deus tenha sido honrado por esse culto e serviço, o ofertante deve ser feliz e se alegrar diante dele.

Comentário de John Wesley

E agora, eis que eu trouxe as primícias da terra, que tu, ó Senhor, me deste. E o porás diante do SENHOR teu Deus, e adorarás diante do SENHOR teu Deus.

It – A cesta de primícias, Deuteronômio 26: 2 .

Comentário de Joseph Benson

Deuteronômio 26: 10-11 . Tu a pôrás – A cesta de primícias; diante do Senhor – isto é, diante do santuário, onde Deus estava mais presente. Isso mostra que a pessoa que oferecia essa oferta devia segurar a cesta na mão enquanto fazia o reconhecimento anterior. E adorar diante do Senhor – Curvar seu corpo, como a palavra original importa, em direção ao lugar santo, que sinal externo de adoração interior, em todos os homens verdadeiramente piedosos, foi acompanhado com gratidão de coração a Deus por seus benefícios e com oração por sua continuidade. E tu te alegrarás – Deste modo, serás capaz de consolar-te em todos os teus prazeres, quando os santificares, dando a sua parte a Deus. É a vontade de Deus que sejamos alegres, não apenas em nossa participação em Suas sagradas ordenanças, mas em nosso gozo dos dons de Sua providência. Qualquer coisa boa que Deus nos dê, devemos fazer o uso mais confortável possível, ainda seguindo as correntes até a fonte de todo consolo.

Comentário de E.W. Bullinger

terra. Hebraico. “adamah = solo ou solo, como nas referências sobre ” terra “ em Deuteronômio 26: 2 .

Referências Cruzadas

Exodo 22:29 – “Não retenham as ofertas de suas colheitas. “Consagrem-me o primeiro filho de vocês

Números 18:11 – “Também dou a você, e a seus filhos e filhas, por decreto perpétuo, as contribuições de todas as ofertas ritualmente movidas apresentadas pelos israelitas. Todos os da sua família que estiverem cerimonialmente puros poderão comê-las.

Deuteronômio 6:10 – O Senhor, o seu Deus, os conduzirá à terra que jurou aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó, que daria a vocês, terra com grandes e boas cidades que vocês não construíram,

Deuteronômio 18:4 – Vocês terão que dar-lhes as primícias do trigo, do vinho e do azeite, e a primeira lã da tosquia das ovelhas,

Deuteronômio 26:2 – apanhem alguns dos primeiros frutos de tudo o que produzirem na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá e ponha tudo numa cesta. Depois vocês deverão ir ao local que o Senhor, o seu Deus, escolher para habitação do seu Nome

Deuteronômio 26:4 – O sacerdote apanhará a cesta das suas mãos e a colocará em frente do altar do Senhor, do seu Deus.

Deuteronômio 26:17 – Hoje vocês declararam que o Senhor é o seu Deus e que vocês andarão nos seus caminhos, que guardarão os seus decretos, os seus mandamentos e as suas ordenanças, e que vocês lhe obedecerão.

1 Crônicas 29:14 – “Mas quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos contribuir tão generosamente como fizemos? Tudo vem de ti, e nós apenas te demos o que vem das tuas mãos.

Salmos 22:27 – Todos os confins da terra se lembrarão e se voltarão para o Senhor, e todas as famílias das nações se prostrarão diante dele,

Salmos 22:29 – Todos os ricos da terra se banquetearão e o adorarão; haverão de ajoelhar-se diante dele todos os que descem ao pó, cuja vida se esvai.

Salmos 86:9 – Todas as nações que tu formaste virão e te adorarão, Senhor, glorificarão o teu nome.

Salmos 95:6 – Venham! Adoremos prostrados e ajoelhemos diante do Senhor, o nosso Criador;

Provérbios 3:9 – Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações;

Isaías 66:23 – De uma lua nova a outra e de um sábado a outro, toda a humanidade virá e se inclinará diante de mim”, diz o Senhor.

Romanos 2:1 – Portanto, você, que julga, os outros é indesculpável; pois está condenando a si mesmo naquilo em que julga, visto que você, que julga, pratica as mesmas coisas.

1 Coríntios 10:31 – Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.

1 Pedro 4:10 – Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.

Apocalipse 22:9 – Mas ele me disse: “Não faça isso! Sou servo como você e seus irmãos, os profetas, e como os que guardam as palavras deste livro. Adore a Deus! “

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *