Estudo de Juízes 1:19 – Comentado e Explicado

O Senhor estava com Judá, e ele conquistou a montanha; porém, não pôde despojar os habitantes da planície que possuíam carros de ferro.
Juízes 1:19

Comentário de Thomas Coke

Juízes 1:19 . Mas não pôde expulsar os habitantes, etc. – Mas passou a não expulsar, etc. Jun. Tremel. Wat. Esta versão nos dá o verdadeiro sentido da passagem. Não devemos supor que carros de ferro tornassem os habitantes do vale invencíveis para um povo auxiliado e protegido pelo Deus Todo-Poderoso; mas apenas que essas tribos, contentes com suas vitórias anteriores, e aterrorizadas com a aparência formidável do inimigo, queriam confiança no Senhor e não ousavam atacar os filisteus; de modo que, sendo indignos do socorro de Deus, foram deixados a si mesmos, à sua política falsa e timidez vergonhosa; e, portanto, talvez tenham abandonado Gaza, Askelon e Ekron, que haviam tomado antes. Veja cap. Juízes 3: 3 .

Nota; (1.) Aqueles que fazem a obra do Senhor infiel certamente sofrerão por ela. (2.) Uma oportunidade favorável negligenciada raramente pode ser recuperada. (3.) A descrença nas promessas de Deus é a causa de todas as nossas queixas.

Comentário de Joseph Benson

1:19 . Não podiam expulsar os habitantes do vale – Por causa de sua incredulidade, através da qual desconfiavam do poder de Deus para destruir aqueles que tinham carros de ferro, e assim deram lugar ao seu próprio medo e preguiça, pelos quais Deus foi provocado a retirar sua mão amiga .

Comentário de E.W. Bullinger

ele sai = ele possui. (Omita itálico.)

montanha = região montanhosa.

vale = planícies.

carros de ferro. Compare Juízes 4: 3 .

Comentário de Adam Clarke

, and he drave out the inhabitants of the mountain ; E o Senhor estava com Judá , e expulsou os habitantes do monte ; inhabitants of the valley , because they had chariots of iron – Strange! mas não podiam expulsar os habitantes do vale , porque tinham carros de ferro – Estranho! as carruagens de ferro eram fortes demais para a onipotência? Todo esse versículo é traduzido incorretamente. A primeira cláusula: O Senhor estava com Judá deveria terminar o versículo 18, e isso explica o sucesso dessa tribo: O Senhor estava com Judá e, portanto, matou os cananeus que habitavam Zefate, etc. é um período completo: a parte restante do versículo refere-se a um tempo diferente ou à rebelião de Judá contra o Senhor, que o levou a retirar seu apoio. Portanto, o Senhor estava com Judá, e estes foram os efeitos de sua proteção; mas depois, quando os filhos de Israel fizeram o mal aos olhos do Senhor, e serviram a Baalim etc., Deus não estava mais com eles, e seus inimigos foram deixados como espetadas aos seus olhos e espinhos ao seu lado, como Deus mesmo havia dito. Esta é a vez dada ao verso por Jonathan ben Uzziel, o parafrast de Chaldee: “E a Palavra de Jeová estava no apoio da casa de Judá, e eles extirparam os habitantes das montanhas; mas depois, quando pecaram, eles não foram capazes de extirpar os habitantes da planície, porque tinham carros de ferro “. Eles agora foram deixados com suas próprias forças, e seus adversários prevaleceram contra eles. De um trabalho chamado Dhunoor Veda, parece que os hindus antigos tinham carros de guerra semelhantes aos dos cananeus. Eles são descritos como tendo muitas rodas e continham vários quartos. – Alfândega de Ward.

Comentário de John Wesley

E o SENHOR estava com Judá; e ele expulsou os habitantes da montanha; mas não puderam expulsar os habitantes do vale, porque tinham carros de ferro.

Não podiam dirigir – Por causa de sua incredulidade, pela qual desconfiavam do poder de Deus de destruir aqueles que tinham carros de ferro, e assim deram lugar ao seu próprio medo e preguiça, pelo qual Deus foi provocado a retirar sua mão amiga.

Referências Cruzadas

Gênesis 39:2 – O Senhor estava com José, de modo que este prosperou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio.

Gênesis 39:21 – mas o Senhor estava com ele e o tratou com bondade, concedendo-lhe a simpatia do carcereiro.

Exodo 14:7 – Levou todos os carros de guerra do Egito, inclusive seiscentos dos melhores desses carros, cada um com um oficial no seu comando.

Josué 1:5 – Ninguém conseguirá resistir a você, todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei.

Josué 1:9 – Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.

Josué 7:12 – Por isso os israelitas não conseguem resistir aos inimigos; fogem deles porque se tornaram merecedores da sua destruição. Não estarei mais com vocês, se não destruírem do meio de vocês o que foi consagrado à destruição.

Josué 11:1 – Quando Jabim, rei de Hazor, soube disso, enviou mensagem a Jobabe, rei de Madom, aos reis de Sinrom e Acsafe,

Josué 14:12 – Dê-me, pois, a região montanhosa que naquela ocasião o Senhor me prometeu. Na época, você ficou sabendo que os enaquins lá viviam com suas cidades grandes e fortificadas; mas, se o Senhor estiver comigo, eu os expulsarei de lá, como ele prometeu”.

Josué 17:16 – Os descendentes de José responderam: “Os montes não são suficientes para nós; além disso todos os cananeus que vivem na planície possuem carros de ferro, tanto os que vivem em Bete-Seã e seus povoados como os que vivem no vale de Jezreel”.

Juízes 1:2 – O Senhor respondeu: “Judá será o primeiro; eu entreguei a terra em suas mãos”.

Juízes 1:27 – Manassés, porém, não expulsou o povo de Bete-Seã nem o de Taanaque nem o de Dor nem o de Ibleã nem o de Megido, nem tampouco o dos povoados ao redor dessas cidades, pois os cananeus estavam decididos a permanecer naquela terra.

Juízes 6:12 – Então o anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: “O Senhor está com você, poderoso guerreiro”.

2 Samuel 5:10 – E foi se tornando cada vez mais poderoso, pois o Senhor Deus dos Exércitos estava com ele.

2 Reis 18:7 – E o Senhor estava com ele; era bem sucedido em tudo o que fazia. Rebelou-se contra o rei da Assíria e deixou de submeter-se a ele.

Salmos 46:7 – O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. Pausa

Salmos 46:9 – Ele dá fim às guerras até os confins da terra; quebra o arco e despedaça a lança, destrói os escudos com fogo.

Salmos 46:11 – O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. Pausa

Salmos 60:12 – Com Deus conquistaremos a vitória, e ele pisoteará os nossos adversários.

Eclesiastes 9:11 – Percebi ainda outra coisa debaixo do sol: Os velozes nem sempre vencem a corrida; os fortes nem sempre triunfam na guerra; os sábios nem sempre têm comida; os prudentes nem sempre são ricos; os instruídos nem sempre têm prestígio; pois o tempo e o acaso afetam a todos.

Isaías 7:14 – Por isso o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel.

Isaías 8:10 – Mesmo que vocês criem estratégias, elas serão frustradas; mesmo que façam planos, não terão sucesso, pois Deus está conosco!

Isaías 41:10 – Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.

Isaías 41:14 – Não tenha medo, ó verme Jacó, ó pequeno Israel, pois eu mesmo o ajudarei”, declara o Senhor, seu Redentor, o Santo de Israel.

Mateus 1:23 – “A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel” que significa “Deus conosco”.

Mateus 14:30 – Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me! “

Mateus 17:19 – Então os discípulos aproximaram-se de Jesus em particular e perguntaram: “Por que não conseguimos expulsá-lo? “

Romanos 8:31 – Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Filipenses 4:13 – Tudo posso naquele que me fortalece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *