Estudo de 2 Samuel 24:1 – Comentado e Explicado

A cólera do Senhor se inflamou novamente contra Israel e excitou Davi contra eles, dizendo-lhe: Vai recensear Israel e Judá.
2 Samuel 24:1

Comentário de Albert Barnes

E novamente a ira do Senhor se acendeu contra Israel – Esta frase é o cabeçalho de todo o capítulo, que continua descrevendo o pecado que acendeu essa ira, a saber, a numeração do povo 1 Crônicas 21: 7-8 ; 1 Crônicas 27:24 . Não há nota de tempo, exceto que a palavra “novamente” mostra que esses eventos ocorreram “depois” daqueles de 2 Samuel 24:25 ; 2 Samuel 21:14 .)

, 1 Kings 11:25 first Hadad, and then Rezon, is said to have been “an adversary” (Satan) to Solomon and to Israel. E ele moveu Davi – Em 1 Crônicas 21: 1, a afirmação é “e um adversário” (não “Satanás”, como a Versão King James, uma vez que não há artigo prefixado, como em Jó 1: 6 ; Jó 2: 1 , etc.) “levantou-se contra Israel e moveu Davi”, assim como 1 Reis 11:14 , 1 Reis 11:23 , 1 Reis 11:25 primeiro Hadade, e depois Rezon, é considerado “um adversário” ( Satanás) para Salomão e para Israel. Portanto, nosso texto deve ser traduzido: “Porque alguém moveu Davi contra eles”. Não nos dizem de quem foi esse conselho, mas alguém que se mostrou um inimigo dos melhores interesses de Davi e Israel, pediu ao rei que contasse o povo.

Comentário de Thomas Coke

2 Samuel 24: 1 . Ele moveu Davi contra eles, para dizer: Vai, número Este versículo pode ser traduzido assim: E novamente a ira do Senhor se acendeu contra Israel; pois ele moveu Davi, ou Davi foi movido contra eles, para dizer: Vai, número, etc. verbos ativos na terceira pessoa sendo frequentemente tornados impessoais, e não devem ser referidos aos substantivos imediatamente anteriores: e, portanto, o texto será totalmente reconciliável com o de Crônicas, que diz que Satanás o moveu a numerar o povo. Gênesis 16: 13-14 é exatamente paralelo a isso; onde se diz de Hagar: “Ela chamou o nome do Senhor, que lhe falou : Deus, me vê; porque ela disse: Eu aqui cuidei dele? por isso ele chamou o poço, o poço Lahai-roi. . “ Quem chamou assim? Não aquele Deus que a viu; e, portanto, as palavras devem ser traduzidas, como em nossa versão, o poço foi chamado. Mas há outra maneira de traduzir e entender essa passagem, viz. Pois ele moveu Davi, ou Davi foi movido contra eles, não como em nossa versão, para dizer, mas dizendo: Vai, número; qual durará então, não as palavras de Davi para seus oficiais, que seguem no versículo seguinte, mas aquele que aconselhou Davi a essa ação: e assim a numeração de Davi pelo povo não será nem pela inspiração de Deus, nem imediatamente pela instigação de Satanás, como essa palavra significa o diabo. Veja a passagem paralela, 1 Crônicas 21: 1 . E ainda assim alguém lhe disse: Vai, numere as pessoas; e essa pessoa parece ter sido um de seus cortesãos ou atendentes; alguém que, para dar a Davi uma noção mais alta de sua grandeza e do número e força de suas forças, colocou isso em sua mente, e o persuadiu a levar em conta eles; e em Crônicas é, portanto, chamado Satanás, ou adversário, intencional ou conseqüentemente, tanto para Davi quanto para o seu povo. E isso vai concordar exatamente com o que o autor do livro de Crônicas diz: Um adversário se levantou contra Israel e provocou, ou, como a palavra é traduzida aqui, moveu-o contra eles. A palavra Satan , Satanás, significa propriamente um adversário, seja por uma causa má ou boa. No primeiro sentido, é usado Números 22:23, onde se diz que o anjo do Senhor fica no caminho . ????? lesatan lo, como um adversário, um Satanás, para Balaão. Em um sentido ruim, é usado ch. 2 Samuel 19:22, onde Davi chama os filhos de Zeruia de Satanás ou adversário; e, portanto, no lugar diante de nós: “Um adversário da paz de Davi e Israel, levantou-se e o excitou a numerar o povo; ???? vaiiaset, excitou-o por sua persuasão e conselhos; na verdade, lhe disse: Vai, numera, etc. . ” Assim, “Jezabel, ???? hesattah, incitou o marido Acabe a fazer maldade;” estava continuamente solicitando e insistindo com ele. 1 Reis 21:25 . Veja também Jó 2: 3 . Deuteronômio 13: 6 . Houbigant é de opinião que essa passagem deve ser fornecida pelas Crônicas e, portanto, ele a traduz da mesma forma que naquele lugar.

Comentário de Joseph Benson

2 Samuel 24: 1 . E novamente – Depois dos antigos sinais de sua raiva, como a fome de três anos, mencionado cap. 21. A ira do Senhor se acendeu contra Israel – por seus pecados e por causa da seguinte ação de Davi. A ira do Senhor, deve ser bem observada, não foi a causa do pecado de Davi, nem dos pecados do povo; pois Deus não pode ser o autor do pecado; mas o pecado de Davi e os pecados de Israel foram a causa da ira de Deus. E ele moveu Davi contra eles – O leitor deve observar que, como não há nenhum caso nominativo antes do verbo aqui, no original, para expressar quem moveu Davi, a interpretação mais rigorosa da cláusula seria: Houve quem moveu Davi contra eles, etc. Pela nossa versão, o leitor é levado a supor que o Senhor, mencionado na parte anterior da sentença, levou Davi a cometer esse pecado de numerar o povo. Mas isso não é apenas completamente contrário à natureza e aos atributos de Deus, mas ao que nos dizem expressamente 1 Crônicas 21: 1 , onde aprendemos que foi Satanás, e não o Senhor, que levou Davi a fazer isso. Aqui, então, temos um exemplo muito notável, que não pode ser considerado em demasia, para nos advertir contra a construção de qualquer doutrina ou crença em particular, em determinadas expressões ou passagens destacadas das Escrituras, que não estão em harmonia com o teor geral dos oráculos de Deus; especialmente as doutrinas totalmente opostas à natureza ou atributos essenciais de Deus. Porque, se esse número de Davi não contasse o povo, através do cuidado da providência divina, por outro escritor sagrado, que liberta completamente Deus de ter qualquer preocupação em levar Davi ao pecado, poderia ter sido concluído a partir da passagem diante de nós que Deus impeliu Davi a esse ato; e, conseqüentemente, que é consistente com a natureza e o governo de Deus estimular a mente humana a atos pecaminosos: do que escassamente pode haver qualquer coisa mais ímpia imaginada. E, portanto, podemos ver claramente daqui que não devemos formar nossas noções a partir de passagens ou expressões particulares das Escrituras Sagradas, mas a partir do teor geral delas.

Comentário de E.W. Bullinger

E de novo. A história deste capítulo precede 2Sa 23, pela Figura do discurso Hysterologia (App-6). Veja nota em 23. i. o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4. Ele se moveu – Ele o fez sofrer. Pelo idioma de He-brew (e também pelo uso moderno), diz-se que uma pessoa faz o que permite que seja feito. Aqui temos o fato histórico. Em 1 Crônicas 21: 1 , temos o fato real do ponto de vista divino. Aqui o exotérico, em 1 Crônicas 21: 1, o esotérico. Para exemplos, veja Êxodo 4:21 ; Êxodo 5:22 . Jeremias 4:10 . Ezequiel 14: 9 ; Ezequiel 20:25 . Mateus 11:25 ; Mateus 13:11 . Romanos 9:18 ; Romanos 11: 7 , Romanos 11: 8 ; 2 Tessalonicenses 2:11 . A permissão de Deus, mas a sugestão de Satanás ( Tiago 1:13 , Tiago 1:14 ); ou, yasath pode ser tomado impessoalmente, “Davi ficou emocionado” .

Comentário de Adam Clarke

Ele moveu Davi contra eles – Deus não poderia ficar bravo com Davi por numerar o povo se ele o levasse a fazê-lo; mas no lugar paralelo ( 1 Crônicas 21: 1 😉 diz-se expressamente que Satanás se levantou contra Israel e provocou Davi a numerar Israel. Davi, com toda a probabilidade, diminuindo sua piedade e confiança em Deus e meditando alguma extensão de seus domínios sem o conselho ou comando divino, estava naturalmente curioso para saber se o número de combatentes em seu império era suficiente para o trabalho que ele havia projetado. Veja mais sobre 2 Samuel 24:10 ; (Nota). Ele, portanto, ordena que Joabe e os capitães tenham uma conta exata de todos os homens eficazes em Israel e Judá. Deus está justamente descontente com essa conduta e determina que os objetos de sua vã ambição serão retirados, seja por fome, guerra ou pestilência.

Referências Cruzadas

Gênesis 45:5 – Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês.

Gênesis 50:20 – Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.

Exodo 7:3 – Eu, porém, farei o coração do faraó resistir; e, embora multiplique meus sinais e maravilhas no Egito,

1 Samuel 26:19 – Que o rei, meu senhor, escute as palavras de seu servo. Se o Senhor o instigou contra mim, então que ele aceite uma oferta; se, porém, são homens que o fizeram, que sejam amaldiçoados perante o Senhor! Eles agora me afastaram de minha porção na herança do Senhor e disseram: ‘Vá, preste culto a outros deuses’.

2 Samuel 12:11 – “Assim diz o Senhor: ‘De sua própria família trarei desgraça sobre você. Tomarei as suas mulheres diante dos seus próprios olhos e as darei a outro; e ele se deitará com elas em plena luz do dia.

2 Samuel 16:10 – Mas o rei disse: “Que é que vocês têm com isso, filhos de Zeruia? Ele me amaldiçoa porque o Senhor lhe disse que amaldiçoasse Davi. Portanto, quem poderá questioná-lo? “

2 Samuel 21:1 – Durante o reinado de Davi, houve uma fome que durou três anos. Davi consultou o Senhor, que lhe disse: “A fome veio por causa de Saul e de sua família sanguinária, por terem matado os gibeonitas”.

1 Reis 22:20 – E o Senhor disse: ‘Quem enganará Acabe para que ataque Ramote-Gileade e morra lá? ’ “E um sugeria uma coisa, outro sugeria outra,

1 Crônicas 21:1 – Satanás levantou-se contra Israel e levou Davi a fazer um recenseamento do povo.

1 Crônicas 27:23 – Davi não contou os homens com menos de vinte anos, pois o Senhor havia prometido tornar Israel tão numeroso quanto as estrelas do céu.

Ezequiel 14:9 – ” ‘E, se o profeta for enganado e levado a proferir uma profecia, eu o Senhor terei enganado aquele profeta, e estenderei o meu braço contra ele e o destruirei, tirando-o do meio de Israel, meu povo.

Ezequiel 20:25 – Também os abandonei a decretos que não eram bons e a leis pelas quais não conseguiam viver;

Atos dos Apóstolos 4:28 – Fizeram o que o teu poder e a tua vontade haviam decidido de antemão que acontecesse.

2 Tessalonicenses 2:11 – Por essa razão Deus lhes envia um poder sedutor, a fim de que creiam na mentira,

Tiago 1:13 – Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: “Estou sendo tentado por Deus”. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *