Estudo de Esdras 9:8 – Comentado e Explicado

Entretanto, o Senhor, nosso Deus, testemunhou-nos por um momento a sua misericórdia, permitindo que subsistisse um resto dentre nós, e concedeu-nos um abrigo em seu lugar santo. Nosso Deus quis assim fazer brilhar a nossos olhos a sua luz, e nos dar um pouco de vida no meio de nossa servidão.
Esdras 9:8

Comentário de Albert Barnes

O “pequeno espaço” estava acima de 60 anos, contando desde o segundo ano de Dario Esdras 4:24 , ou cerca de 80 anos, contando desde o primeiro ano de Ciro Esdras 1: 1 . Esdras não parece muito na “vida” de uma nação.

Um remanescente para escapar – Antes, “um remanescente que escapou”. O “remanescente” é a nova comunidade que retornou do cativeiro.

Uma unha – Compare a nota marginal e a referência. A metáfora é provavelmente extraída de um pino de tenda, que é empurrado para a terra para tornar a tenda firme e segura.

Comentário de Thomas Coke

Ver. 8. Para nos dar uma unha em seu lugar santo Para nos dar um assento, etc. Houbigant. Veja Pilkington, p. 200. A idéia parece ter sido tirada das unhas ou alfinetes com os quais o tabernáculo foi preso ao chão.

Comentário de E.W. Bullinger

um pouco de espaço = um pouco de tempo. Hebraico. kim “em. Veja nota em ” quase “ ( Provérbios 5:14 ). Referindo-se à trégua que havia sido iniciada pelos reis da Assíria ( Esdras 6:22 . Neemias 9:32 ) e continuada pelos reis da Pérsia.

remanescente para escapar. O mesmo que Neemias já havia perguntado ( Neemias 1: 2 , Neemias 1: 3 ).

um prego = um pino certamente cravado. Colocado pela figura do discurso Metonímia (do adjunto), App-6, para a habitação protegida por ele.

lugar santo = Jerusalém, ou santuário. Compare Salmos 24: 3 . Isaías 56: 7 , etc.

Comentário de Adam Clarke

– This interval in which they were returning from servitude to their own land. E agora por um pouco de espaço – Esse intervalo em que eles estavam voltando da servidão para sua própria terra.

A graça foi demonstrada – Deus dispôs o coração dos reis persas para publicar decretos em nosso favor.

escape – The ten tribes are gone irrecoverably into captivity; Para nos deixar um remanescente para escapar – As dez tribos foram irrecuperavelmente para o cativeiro; grande parte de Judá e Benjamim havia continuado além do Eufrates: para que Esdras pudesse dizer, havia apenas um remanescente que havia escapado.

– Even so much ground as to fix our tent-poles in. Um prego em seu lugar sagrado – Mesmo o suficiente para fixar nossos bastões.

Que ilumine nossos olhos – Para nos dar um conhecimento profundo de nós mesmos e de nosso maior interesse, e para nos permitir restabelecer sua adoração, é a razão pela qual Deus nos trouxe de volta a este lugar.

Um pouco revivendo – Estávamos perecendo, e nossas esperanças estavam quase mortas; e, por causa de nossos pecados, fomos condenados à morte; mas Deus, em sua grande misericórdia, nos deu uma nova provação; e ele começa com pouco, para ver se faremos uso sábio e fiel disso.

Comentário de John Wesley

E agora, por um pouco de espaço, foi demonstrada graça do SENHOR nosso Deus, para nos deixar um remanescente para escapar e nos dar um prego em seu lugar santo, para que nosso Deus ilumine nossos olhos e nos dê um pouco de revivificação. nossa servidão.

Um pouco de espaço – Faz pouco tempo que Deus nos libertou e, no entanto, já voltamos ao nosso pecado.

Um remanescente – A maior parte da nação israelita ainda estava em cativeiro.

Uma unha – Algum tipo de solução; ao passo que antes fomos jogados e removidos de um lugar para outro como nossos mestres quiseram. É uma metáfora de tendas, que são presas por cordões e pregos ou alfinetes.

Lugar santo – Em Jerusalém, chamada cidade santa, Neemias 11: 1,18 Daniel 9:24 , que é particularmente mencionada, por causa do templo, que era o prego que prendia suas tendas e lhes dava algumas esperanças de continuar em sua terra .

Para aliviarPara que ele possa reviver e consolar nossos corações. Pois, como as trevas são frequentemente colocadas em estado de tristeza e aflição, a luz é posta em alegria e conforto.

Em servidão – Pois não somos completamente libertos, estando aqui mesmo sujeitos a nossos antigos senhores.

Referências Cruzadas

1 Samuel 14:27 – Jônatas, porém, não sabia do juramento que seu pai havia imposto ao exército de modo que estendeu a ponta da vara que tinha na mão e a molhou no favo de mel. Quando comeu seus olhos brilharam.

1 Samuel 14:29 – Jônatas disse: “Meu pai trouxe desgraça para nós. Veja como meus olhos brilham desde que provei um pouco deste mel.

2 Reis 19:4 – Talvez o Senhor seu Deus ouça todas as palavras do comandante de campo, a quem o senhor dele, o rei da Assíria, enviou para zombar do Deus vivo. E que o Senhor seu Deus o repreenda pelas palavras que ouviu. Portanto, suplique a Deus pelo remanescente que ainda sobrevive”.

2 Reis 19:30 – Mais uma vez, um remanescente da tribo de Judá sobreviverá, lançará raízes na terra e se encherão de frutos os seus ramos.

Esdras 9:9 – Somos escravos, mas o nosso Deus não nos abandonou na escravidão. Ele tem sido bondoso para conosco diante dos reis da Pérsia: Ele nos deu vida nova para reconstruir o templo do nosso Deus e levantar suas ruínas, e nos deu um muro de proteção em Judá e em Jerusalém.

Esdras 9:14 – como podemos voltar a quebrar os teus mandamentos e a realizar casamentos mistos com esses povos de práticas repugnantes? Como não ficarias irado conosco, não nos destruirias, e não nos deixarias sem remanescente ou sobrevivente algum?

Neemias 1:11 – Senhor, que os teus ouvidos estejam atentos à oração deste teu servo e à oração dos teus servos que têm prazer em temer o teu nome. Faze que hoje este teu servo seja bem sucedido, concedendo-lhe a benevolência deste homem. Nessa época, eu era o copeiro do rei.

Neemias 9:31 – Graças, porém, à tua grande misericórdia, não os destruíste nem os abandonaste, pois és Deus bondoso e misericordioso.

Jó 33:30 – para recuperar sua alma da cova, a fim de que refulja sobre ele a luz da vida.

Salmos 13:3 – Olha para mim e responde, Senhor meu Deus. Ilumina os meus olhos, do contrário dormirei o sono da morte;

Salmos 34:5 – Os que olham para ele estão radiantes de alegria; seus rostos jamais mostrarão decepção.

Salmos 85:6 – Acaso não nos renovarás a vida, a fim de que o teu povo se alegre em ti?

Salmos 138:7 – Ainda que eu passe por angústias, tu me preservas a vida da ira dos meus inimigos; estendes a tua mão direita e me livras.

Eclesiastes 12:11 – As palavras dos sábios são como aguilhões, a coleção dos seus ditos como pregos bem fixados, provenientes do único Pastor.

Isaías 1:9 – Se o Senhor dos Exércitos não tivesse poupado alguns de nós, já estaríamos como Sodoma e semelhantes a Gomorra.

Isaías 22:23 – Eu o fincarei como uma estaca em terreno firme; ele será para o reino de seu pai um trono de glória.

Isaías 56:5 – a eles darei, dentro de meu templo e dos seus muros, um memorial e um nome melhor do que filhos e filhas, um nome eterno, que não será eliminado.

Isaías 57:15 – Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: “Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito.

Jeremias 42:2 – do profeta Jeremias e lhe disseram: “Por favor, ouça a nossa petição e ore ao Senhor, ao seu Deus, por nós e em favor de todo este remanescente; pois, como você vê, embora fôssemos muitos, agora só restam poucos de nós.

Jeremias 44:14 – Ninguém dentre o remanescente de Judá que foi morar no Egito escapará ou sobreviverá para voltar à terra de Judá, para a qual anseiam voltar e nela anseiam viver; nenhum voltará, exceto uns poucos fugitivos”.

Ezequiel 6:8 – ” ‘Mas pouparei alguns; alguns de vocês escaparão da espada quando forem espalhados entre as terras e nações.

Ezequiel 14:22 – Contudo, haverá alguns sobreviventes; filhos e filhas que serão retirados dela. Eles virão a vocês, e, quando vocês virem a conduta e as ações deles, vocês se sentirão consolados com relação à desgraça que eu trouxe sobre Jerusalém.

Ezequiel 37:11 – Então ele me disse: “Filho do homem, esses ossos são toda a nação de Israel. Eles dizem: ‘Nossos ossos se secaram e nossa esperança se foi; fomos exterminados’.

Oséias 6:2 – Depois de dois dias ele nos dará vida novamente; ao terceiro dia nos restaurará, para que vivamos em sua presença.

Habacuque 3:2 – Senhor, ouvi falar da tua fama; temo diante dos teus atos, Senhor. Realiza de novo, em nossa época, as mesmas obras, faze-as conhecidas em nosso tempo; em tua ira, lembra-te da misericórdia.

Zacarias 8:6 – Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Mesmo que isso pareça impossível para o remanescente deste povo naquela época, será impossível para mim? “, declara o Senhor dos Exércitos.

Zacarias 8:12 – “Haverá uma rica semeadura, a videira dará o seu fruto, a terra produzirá suas colheitas e o céu derramará o orvalho. E darei todas essas coisas como uma herança ao remanescente deste povo.

Zacarias 10:4 – Dele virão a pedra fundamental, e a estaca da tenda, o arco da batalha e os governantes.

Romanos 9:27 – Isaías exclama com relação a Israel: “Embora o número dos israelitas seja como a areia do mar, apenas o remanescente será salvo.

Romanos 11:5 – Assim, hoje também há um remanescente escolhido pela graça.

Apocalipse 3:12 – Farei do vencedor uma coluna no santuário do meu Deus, e dali ele jamais sairá. Escreverei nele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu da parte de Deus; e também escreverei nele o meu novo nome.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *