Estudo de João 4:50 – Comentado e Explicado

Vai, disse-lhe Jesus, o teu filho está passando bem! O homem acreditou na palavra de Jesus e partiu.
João 4:50

Comentário de Albert Barnes

Siga o seu caminho Este foi um endereço gentil e terno. Foi projetado para convencê-lo de que ele poderia dizer um milagre, embora não estivesse presente pessoalmente.

Teu filho vive – Teu filho se recuperará; ou ele será restabelecido à saúde, de acordo com o seu pedido.

O homem acreditou – A maneira pela qual Jesus falou, e a garantia que ele deu, convenceu o homem de que ele poderia curá-lo ali, assim como ir a Cafarnaum para fazê-lo. Este é um exemplo do poder de Jesus para convencer a mente, acalmar dúvidas, confirmar a e satisfazer nossos desejos. Ele nem sempre abençoa da maneira que pedimos, mas nos concede o nosso principal desejo. O pai desejou que seu filho fosse curado por Jesus “descendo” a Cafarnaum. Jesus o curou, mas não da maneira como ele pediu que fosse feito. Deus ouvirá nossas orações e atenderá a nossos pedidos, mas muitas vezes não da maneira exata em que pedimos. É dele julgar a melhor maneira de nos fazer o bem.

Comentário de E.W. Bullinger

vive . Grego. zao. Uma palavra característica deste evangelho. Veja a pág. 1511 e compare o App-170.

Comentário de John Calvin

50. Teu filho vive. A primeira coisa que nos impressiona aqui é a bondade e a condescendência surpreendentes de Cristo, que ele suporta a ignorância do homem e estende seu poder além do esperado. Ele pediu que Cristo viesse ao local e curasse seu filho. Ele achava possível que seu filho pudesse ser libertado de enfermidades e enfermidades, mas não que ele pudesse ser levantado depois de morto; e, portanto, ele insta Cristo a se apressar, para que a recuperação de seu filho não seja impedida por sua morte. Consequentemente, quando Cristo perdoa as duas coisas, podemos concluir a partir de que ponto ele valoriza até uma pequena medida de fé. É digno de observação que Cristo, embora não cumpra seu desejo, concede muito mais do que ele havia solicitado; pois ele testemunha a saúde atual de seu filho. Assim, freqüentemente acontece que nosso Pai Celestial, embora não cumpra nossos desejos em todos os aspectos, passa a nos aliviar por métodos inesperados, para que possamos aprender a não lhe prescrever nada. Quando ele diz: Teu filho vive, ele quer dizer que foi resgatado do perigo da morte.

O homem creu na palavra que Jesus lhe falara. Tendo chegado com a convicção de que Cristo era um profeta de Deus, ele estava tão disposto a acreditar que, assim que ouviu uma única palavra, ele a agarrou e fixou em seu coração. Embora ele não tenha recebido todo o respeito que deveria pelo poder de Cristo, uma breve promessa despertou de repente uma nova confiança em sua mente, de modo que ele acreditava que a vida de seu filho estivesse contida em uma única palavra de Cristo. E é essa a rapidez com que devemos receber a palavra de Deus, mas está muito longe de produzir um efeito sempre tão imediato sobre os ouvintes. Por quantos você encontrará esse lucro em tantos sermões quanto esse homem, que era meio pagão, lucrando ao ouvir uma única palavra? Tanto mais devemos trabalhar com zelo para despertar nossa lentidão e, acima de tudo, rezar para que Deus toque nossos corações de tal maneira, para que não estejamos menos dispostos a acreditar do que Ele está pronto e gracioso para prometer .

Comentário de Adam Clarke

Siga o seu caminho; teu filho vive – Se nosso Senhor tivesse ido com ele, como ele desejava, sua incredulidade não poderia ter sido totalmente removida; como ele ainda pensaria que o poder de nosso Senhor não poderia alcançar Caná a Cafarnaum: para destruir sua incredulidade de uma vez e levá-lo à plenitude da fé de seu poder supremo, ele o cura, aparentemente ausente, por aquela energia através da qual ele preenche os céus e a terra. Aqui pode ser observado, nosso abençoado Senhor fez o que este homem pediu que ele fizesse, mas não da maneira em que ele desejava que fosse feito. Deus salvará todos os que o invocam, mas não da maneira que eles desejam. A vida eterna é o dom gratuito de Deus, e ele tem o direito de doá-lo como bem entender; e ele sempre dá seus dons daquela maneira em que sua glória é melhor promovida e nosso interesse eterno é garantido.

O homem creu na palavra – E, no entanto, parece que ele suspendeu sua fé sob uma certa condição: “Se eu voltar, quando meu filho estiver curado, crerei que Jesus é o Messias”.

Referências Cruzadas

1 Reis 17:13 – Elias, porém, lhe disse: “Não tenha medo. Vá para casa e faça o que disse. Mas primeiro faça um pequeno bolo com o que você tem e traga para mim, e depois faça algo para você e para o seu filho.

Mateus 8:13 – Então Jesus disse ao centurião: “Vá! Como você creu, assim lhe acontecerá! ” Na mesma hora o seu servo foi curado.

Marcos 7:29 – Então ele lhe disse: “Por causa desta resposta, você pode ir; o demônio já saiu da sua filha”.

Marcos 9:23 – “Se podes? “, disse Jesus. “Tudo é possível àquele que crê. “

Lucas 17:14 – Ao vê-los, ele disse: “Vão mostrar-se aos sacerdotes”. Enquanto eles iam, foram purificados.

João 11:40 – Disse-lhe Jesus: “Não lhe falei que, se você cresse, veria a glória de Deus? “

Atos dos Apóstolos 14:9 – Ele ouvira Paulo falar. Quando Paulo olhou diretamente para ele e viu que o homem tinha fé para ser curado,

Romanos 4:20 – Mesmo assim não duvidou nem foi incrédulo em relação à promessa de Deus, mas foi fortalecido em sua fé e deu glória a Deus,

Hebreus 11:19 – Abraão levou em conta que Deus pode ressuscitar os mortos; e, figuradamente, recebeu Isaque de volta dentre os mortos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *