Estudo de João 18:23 – Comentado e Explicado

Replicou-lhe Jesus: Se falei mal, prova-o, mas se falei bem, por que me bates?
João 18:23

Comentário de Albert Barnes

Pode ser aperfeiçoado em um – Para que sua união seja completa. Que pode não haver jarros, discórdias ou contendas. Uma máquina é perfeita ou completa quando tem todas as suas peças e está em boas condições quando não há parte dela em falta. Assim, a união dos cristãos, pela qual o Salvador orava, seria completa ou perfeita se não houvesse controvérsias, inveja, contendas e sem queimaduras de coração e ciúmes. É digno de nota aqui como inteiramente a união de seu povo ocupou a mente de Jesus quando ele se aproximou da morte. Ele viu o perigo de contendas e contendas na igreja. Ele conhecia as imperfeições até dos melhores homens. Ele viu como eles seriam propensos à paixão e ambição; quão pronto para confundir amor de seita ou zelo por religião pura; como homens egoístas e mundanos na igreja podem dividir seus seguidores e produzir sentimentos e contendas profanos; e ele viu também o quanto isso faria para desonrar a religião.

Por isso, ele aproveitou a ocasião, quando estava prestes a morrer, para impressionar a importância da união em seus discípulos. Por admoestação solene e por apelos mais ternos e afetantes a Deus em súplica, ele mostrou seu senso do valor dessa união. Ele usou a ilustração mais sublime e impressionante; ele advertiu para a união eterna entre o Pai e ele próprio; ele os lembrou de seu amor e do efeito que sua união teria no mundo, para fixá-lo mais profundamente em seus corações. O efeito mostrou a infinita sabedoria do Salvador. As contendas e disputas dos cristãos mostraram seu conhecimento ao prever isso. O efeito de tudo isso na religião mostrou que ele entendeu o valor da união. Os cristãos já lutaram por tempo suficiente. Está na hora de ouvirem as advertências de despedida de seu Redentor e seguirem unidas contra seu inimigo comum. O mundo ainda está na maldade; e os amigos de Jesus, presos pelos cordões do amor eterno, devem avançar juntos contra o inimigo comum e espalhar os triunfos do evangelho ao redor do mundo. Tudo o que é necessário agora, sob a bênção de Deus, para convencer o mundo “de que Deus enviou o Senhor Jesus, é a mesma união entre todos os cristãos pelos quais ele orou”; e quando essa união de sentimento, propósito e ação ocorrer, a tarefa de enviar o evangelho a todas as nações será cumprida em breve, e a manhã da glória milenar surgirá sobre o mundo.

Comentário de E.W. Bullinger

falou = falou.

mal = maldosamente. Grego. kakos, advérbio de kakos (App-128.) na próxima cláusula.

mais smitest . Grego. dero. Ocorre quinze vezes. Traduzido “beat”, exceto aqui, Lucas 22:63 , e 2 Coríntios 11:20 . Foi alegado contra o Senhor que Ele não cumpriu Seu próprio preceito em Mateus 5:39 . Mas essas palavras foram ditas durante a primeira parte de Seu ministério, quando o reino estava sendo proclamado. Veja App-119. Foi quando o reino foi rejeitado e o rei estava prestes a ser crucificado. Compare Lucas 22: 35-38 .

Comentário de John Calvin

23. Se eu falei mal. Ou seja: “Se eu pequei, me acuse, que, quando a causa for julgada, eu possa ser punido de acordo com a ofensa; pois esse não é um modo legal de procedimento, mas uma ordem e modéstia muito diferentes devem ser mantidas nos tribunais judiciais. ” Cristo reclama, portanto, que um ferimento grave foi clonado para ele, se ele não cometeu nenhum crime, e que, mesmo que ele tenha cometido um crime, eles ainda devem proceder de maneira legal, e não com raiva e violência.

Mas Cristo parece não observar, no presente caso, a regra que ele estabelece em outros lugares a seus seguidores; pois ele não

estenda a bochecha direita àquele que o atingiu à esquerda,
( Mateus 5:39 .)

Eu respondo, na paciência cristã, nem sempre é o dever daquele que foi atingido sofrer o dano que lhe foi causado, sem dizer uma palavra, mas, primeiro, suportá-lo com paciência e, em segundo lugar, abandonar todos os pensamentos sobre vingança e esforçar-se para vencer o mal pelo bem ( Romanos 12:21 ). Os homens ímpios já são demasiadamente impelidos pelo espírito de Satanás a ferir os outros, a fim de que ninguém os possa provocar. É uma exposição tola das palavras de Cristo, portanto, que é dada por aqueles que as veem de tal maneira como se fôssemos ordenados a oferecer novos incentivos para aqueles que já estão dispostos demais a fazer travessuras; pois ele não significa nada além de que cada um de nós esteja mais preparado para sofrer uma segunda lesão do que se vingar pela primeira; de modo que não há nada que impeça um cristão de expor, quando ele foi injustamente tratado, desde que sua mente esteja livre de rancor e sua mão de vingança.

Referências Cruzadas

2 Coríntios 10:1 – Eu, Paulo, pela mansidão e pela bondade de Cristo, apelo para vocês; eu, que sou “humilde” quando estou face a face com vocês, mas “audaz” quando ausente!

1 Pedro 2:20 – Pois que vantagem há em suportar açoites recebidos por terem cometido o mal? Mas se vocês suportam o sofrimento por terem feito o bem, isso é louvável diante de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *