Estudo de Atos 8:15 – Comentado e Explicado

Estes, assim que chegaram, fizeram oração pelos novos fiéis, a fim de receberem o Espírito Santo,
Atos 8:15

Comentário de Albert Barnes

Foram descidos – Para Samaria. Jerusalém era geralmente representada como “ascendente” ou “superior” ao resto da terra, Mateus 20:18; João 7: 8.

Orou por eles – Eles procuraram nas mãos de Deus as extraordinárias comunicações do Espírito Santo. Eles nem sequer fingiram ter o poder de fazê-lo sem a ajuda de Deus.

Para que eles possam receber o Espírito Santo – A questão principal aqui é: o que significava o Espírito Santo? Em Atos 8:20, é chamado “o presente de Deus”. As seguintes observações podem deixar isso claro:

(1) Não era esse dom do Espírito Santo pelo qual “a alma é convertida”, pois eles o tinham quando creram, Atos 8: 6. Em toda parte, a conversão do pecador é atribuída à sua influência. Compare João 1:13.

(2) não foram as influências comuns do Espírito pelas quais “a alma é santificada”; pois a santificação é um trabalho progressivo, e isso foi repentino.

(3) era algo discernível por “efeitos externos”; pois Simão viu Atos 8:18 que isso era feito pela imposição de mãos.

(4) a frase “o dom do Espírito Santo” e “a descida do Espírito Santo” significava não apenas suas influências “comuns” na conversão de pecadores, mas aquelas influências “extraordinárias” que assistiram à primeira pregação do evangelho. – o poder de falar em novas línguas Atos 19: 6.

(5) isso fica mais claro com o fato de que Simon desejava “adquirir” esse poder, evidentemente para manter sua influência entre o povo e manter sua ascensão como malabarista e feiticeiro. Mas certamente Simon não desejaria “comprar” as influências de conversão e santificação do Espírito Santo; era o poder de fazer milagres. Essas coisas deixaram claro que, pelo dom do Espírito Santo, aqui se entende o poder de falar em novas línguas (compare 1 Coríntios 14 ) e o poder de realizar milagres. E é ainda mais claro que “essa” passagem não deve ser aduzida em favor do “rito de confirmação” na igreja cristã. Pois, além do fato de que agora não há “apóstolos”, a coisa mencionada aqui é completamente diferente do rito de confirmação. “Isso” era conferir o extraordinário poder de realizar milagres; “Isso” é para um propósito diferente.

Se for perguntado “por que” esse poder foi conferido aos primeiros cristãos, pode-se responder que era para fornecer uma prova impressionante da verdade da religião cristã; impressionar as pessoas e, assim, conquistá-las para abraçar o evangelho. A igreja primitiva estava assim armada com o poder do Espírito Santo; e esse extraordinário atestado de Deus à sua mensagem foi uma causa da rápida propagação e estabelecimento permanente do evangelho.

Comentário de E.W. Bullinger

rezou. Grego. proseuchomai. App-134.

para = relativo. Grego. peri , como em Atos 8:12 .

o Espírito Santo = espírito santo. Grego. pneuma hagion. Nenhum artigo. App-101.

Comentário de John Calvin

15. Eles oraram . Sem dúvida, eles ensinaram primeiro, pois sabemos que não eram pessoas burras; mas Lucas passa por cima daquilo que era comum a eles e a Filipe, e declara apenas que coisa nova os samaritanos tinham por terem vindo, ou seja, que eles tinham o Espírito lhes dado então.

Comentário de Adam Clarke

Quando eles desceram – O mesmo modo de falar, em referência a Jerusalém anteriormente, obtém agora em referência a Londres. A metrópole em ambos os casos é considerada como o centro; e todas as partes, em todas as direções, não importa quão distantes ou situadas sejam representadas abaixo da metrópole. Por isso, ouvimos com muita frequência pessoas subindo a Jerusalém e descendo da mesma. Então, em Londres, o povo fala em ir ao país; e, no país, de ir para Londres. É necessário fazer esta observação, para que nenhuma pessoa seja levada com a noção de que Jerusalém estava situada no terreno mais alto da Palestina. É um modo de expressão usado para designar uma cidade real ou imperial.

Orou por eles, para que pudessem receber o Espírito Santo – Parece evidente neste caso, que mesmo os mais santos diáconos, embora cheios do próprio Espírito Santo, não pudessem conferir esse dom celestial a outros. Essa era a prerrogativa dos apóstolos, e eles eram apenas instrumentos; mas eles eram os únicos pelos quais o Senhor escolheu trabalhar. Eles oraram e impuseram as mãos sobre os discípulos, e Deus enviou o presente; então, a bênção veio de Deus pelos apóstolos, e não dos apóstolos para o povo. Mas para que propósito foi dado o Espírito Santo? Certamente não para a santificação das almas do povo: isso eles creram em Cristo Jesus; e isso os apóstolos nunca dispensaram. Foram os dons milagrosos do Espírito que foram assim comunicados: o falar em diferentes línguas e as qualificações extraordinárias necessárias para a pregação bem-sucedida do Evangelho; e, sem dúvida, muitos, se não todos, aqueles sobre os quais os apóstolos impuseram as mãos foram empregados mais ou menos na obra pública da Igreja.

Comentário de Thomas Coke

Atos 8: 15-17 . Quem, quando eles desceram, Portanto, parece muito provável que o Espírito, em alguns ou outros de seus poderes milagrosos, tivesse sido conferido a todos os cristãos convertidos até então; e era altamente apropriado que os samaritanos tivessem esse dom divino, tanto como uma confirmação da verdade da doutrina cristã em geral, como uma evidência para eles em particular, de que, no entanto, eles haviam sido odiados anteriormente pelos judeus, sob o evangelho, eles podem ser igualmente aceitáveis ??a Deus com os judeus, e ter o direito aberta e pleno de todos os privilégios da igreja e do povo de Deus. Pelo que se segue, é claro que o Espírito Santo foi aqui conferido em suas influências sobrenaturais e miraculosas; pois Simão, o mágico, viu imediatamente alguns dos efeitos maravilhosos desse dom divino, pelos novos convertidos que falavam línguas que nunca haviam aprendido, profetizando ou operando milagres; e foi isso que o fez cobiçar tão sinceramente esse poder apostólico. Aqueles que pensam que os apóstolos da época conferiram apenas aqueles que foram comumente chamados de posição, ou as influências santificadoras do Espírito, certamente não podem negar que, se seu poder fosse tão limitado, concederiam o dom do Espírito Santo teria sido expresso de outra forma; como toda a obra da graça, desde o primeiro amanhecer da luz divina até a perfeição dela, se origina nas influências do Espírito Santo. Tampouco esse mago, muito provavelmente, teria dado qualquer coisa, seja pelas influências santificadoras do Espírito, ou pelo poder de conferi-las a outros, supondo que Deus teria concedido um favor extraordinário a ele.

Os apóstolos, que sozinhos tinham o poder de transmiti-los, parecem ter conferido alguns ou outros dons milagrosos a todos os cristãos adultos, onde quer que eles viessem. Sobre os próprios apóstolos, e o restante dos cento e vinte, o Espírito foi derramado imediatamente do céu, e sem a imposição das mãos de qualquer homem; mas sobre os outros judeus convertidos, os apóstolos impuseram as mãos e, assim, conferiram esse dom divino. Como os samaritanos agora eram judeus por religião, e muitos deles até descendiam de pais judeus, e como nosso próprio Senhor durante seu ministério pessoal os tratou como judeus, não havia ocasião para o derramamento do Espírito Santo, em qualquer de seus dons miraculosos, sobre eles antes do batismo, para preparar o caminho para serem recebidos na igreja cristã: como manifestamente houve depois no caso das primícias dentre os gentios; e, por outro lado, supondo que Os samaritanos não tinham sido favorecidos com nenhum dom espiritual e poderes miraculosos; isto é, nem antes do batismo nem depois dele; eles estariam atrás de outras igrejas, e poderiam, então, estar prontos para questionar se aqueles que eram tão odiosos aos judeus, agora eram aceitos por Deus igualmente e gostavam de privilégios com os judeus, de onde veio o Salvador. e salvação para a humanidade. Os dois apóstolos, portanto, desceram e conferiram a eles os dons extraordinários do Espírito Santo. Assim, de acordo com o esquema sábio e belo de elevar a nova criação, os cristãos judeus e samaritanos eram tratados da mesma forma; e quão grande a aversão mútua havia sido, o espírito benigno do cristianismo lançou as bases para diminuir seus preconceitos mútuos, curar suas diferenças infelizes e fazê-los se olhar como irmãos em Cristo Jesus e igualmente aceitáveis ??a Deus; quem é mais claramente declarado no evangelho como Deus e Pai, em um sentido particularmente eminente, de todos os que acreditam e obedecem a Cristo, sejam judeus, samaritanos ou gentios.

Comentário de John Wesley

Quem, quando desceram, orou por eles, para que pudessem receber o Espírito Santo:

O Espírito Santo – Em seus dons miraculosos? Ou suas graças santificadoras? Provavelmente em ambos.

Referências Cruzadas

Mateus 18:19 – “Também lhes digo que se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus.

João 14:13 – E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho.

João 16:23 – Naquele dia vocês não me perguntarão mais nada. Eu lhes asseguro que meu Pai lhes dará tudo o que pedirem em meu nome.

Atos dos Apóstolos 2:38 – Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.

Filipenses 1:19 – pois sei que o que me aconteceu resultará em minha libertação, graças às orações de vocês e ao auxílio do Espírito de Jesus Cristo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *