Estudo de Atos 15:4 – Comentado e Explicado

Chegando a Jerusalém, foram recebidos pela comunidade, pelos apóstolos e anciãos, a quem contaram tudo o que Deus tinha feito com eles.
Atos 15:4

Comentário de Albert Barnes

Eles foram recebidos da igreja Pela igreja, de uma maneira hospitaleira e amigável. Eles foram reconhecidos como irmãos cristãos e recebidos com bondade cristã. Veja Gálatas 2: 9 .

E eles declararam – Paulo e Barnabé, e aqueles com eles. Ou seja, eles declararam o caso; a notável conversão dos gentios, a evidência de sua piedade e a origem da presente disputa.

Comentário de E.W. Bullinger

venha . Esta foi a terceira visita de Paulo. Não por revelação. Nenhuma ação divina.

recebido . Grego. apodechomai. Veja nota em Atos 2:41 .

de = por. Grego. hupo. App-104.

declarado = – relacionado. Grego. anangello, o mesmo que “ensaiado” ( Atos 14:27 ).

Deus App-98.

com . Grego. meta. App-104. como Seu instrumento ( Atos 15:12 ).

Comentário de John Calvin

4. Eles foram recebidos da Igreja. Com esta palavra Igreja, ele se refere à multidão em si e a todo o corpo; feito isso, ele atribui um lugar peculiar aos apóstolos e anciãos, pelos quais Paulo e Barnabé foram especialmente recebidos. Além disso, porque os apóstolos não tinham um lugar certo em Jerusalém, mas iam de vez em quando às vezes a um lugar e às vezes a outro, sempre que as chamavam, aquela igreja tinha anciãos a quem o governo comum da Igreja estava comprometido; e o que uma função difere da outra que declaramos anteriormente ( Atos 14:23 .) E por meio disso parece que cortesia fraternal havia nos apóstolos e anciãos, porque eles não apenas recebem com cortesia Paulo e Barnabé, mas tão cedo ao ouvirem o sucesso que tiveram com as dores que sofreram, magnificam a graça de Deus. Lucas repete novamente a forma de falar que tínhamos antes no capítulo seguinte, quando ele diz, que eles declaravam tudo o que Deus havia feito com eles. Em que devemos lembrar o que eu disse antes, que Deus não é feito cooperador, mas todo o louvor da obra é atribuído a ele. Portanto, é dito que ele fez isso com Paulo e Barnabé, o que ele fez por eles, como é dito que ele trata misericordiosamente conosco quando ajuda nossas misérias. –

Comentário de Adam Clarke

Eles foram recebidos da Igreja – Todo o corpo de crentes cristãos.

Os apóstolos – o todo ou parte dos doze; embora só lemos João, Pedro e Tiago. Veja Gálatas 2: 9 .

E anciãos – Aqueles que eram oficiais da Igreja, sob os apóstolos.

Eles declararam – A este concílio fizeram um relato sucinto da grande obra que Deus havia realizado por eles entre os gentios. Esta foi a terceira jornada de São Paulo a Jerusalém após sua conversão. Veja um relato de sua primeira jornada, Atos 9:26 , e de sua segunda em Atos 11:30 .

Comentário de John Wesley

E quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos da igreja, e dos apóstolos e anciãos, e declararam todas as coisas que Deus havia feito com eles.

Eles foram recebidos – Isso é solenemente bem-vindo.

Referências Cruzadas

Mateus 10:40 – “Quem recebe vocês, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.

Atos dos Apóstolos 14:27 – Chegando ali, reuniram a igreja e relataram tudo o que Deus tinha feito por meio deles e como abrira a porta da fé aos gentios.

Atos dos Apóstolos 15:3 – A igreja os enviou e, ao passarem pela Fenícia e por Samaria, contaram como os gentios tinham se convertido; essas notícias alegravam muito a todos os irmãos.

Atos dos Apóstolos 15:12 – Toda a assembléia ficou em silêncio, enquanto ouvia Barnabé e Paulo falando de todos os sinais e maravilhas que, por meio deles, Deus fizera entre os gentios.

Atos dos Apóstolos 18:27 – Querendo ele ir para a Acaia, os irmãos o encorajaram e escreveram aos discípulos que o recebessem. Ao chegar, ele auxiliou muito os que pela graça haviam crido,

Atos dos Apóstolos 21:17 – Quando chegamos em Jerusalém, os irmãos nos receberam com alegria.

Atos dos Apóstolos 21:19 – Paulo os saudou e relatou minuciosamente o que Deus havia feito entre os gentios por meio do seu ministério.

Romanos 15:7 – Portanto, aceitem-se uns aos outros, da mesma forma como Cristo os aceitou, a fim de que vocês glorifiquem a Deus.

Romanos 15:18 – Não me atrevo a falar de nada, exceto daquilo que Cristo realizou por meu intermédio em palavra e em ação, a fim de levar os gentios a obedecerem a Deus:

1 Coríntios 15:10 – Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi em vão; antes, trabalhei mais do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus comigo.

2 Coríntios 5:19 – ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação.

2 Coríntios 6:1 – Como cooperadores de Deus, insistimos com vocês para não receberem em vão a graça de Deus.

Colossenses 4:10 – Aristarco, meu companheiro de prisão, envia-lhes saudações, bem como Marcos, primo de Barnabé. Vocês receberam instruções a respeito de Marcos, e se ele for visitá-los, recebam-no.

2 João 1:10 – Se alguém chega a vocês e não trouxer esse ensino, não o recebam em casa nem o saúdem.

3 João 1:8 – É, pois, nosso dever receber com hospitalidade a irmãos como esses, para que nos tornemos cooperadores em favor da verdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *