Estudo de Atos 16:23 – Comentado e Explicado

Depois de lhes terem feito muitas chagas, meteram-nos na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança.
Atos 16:23

Comentário de Albert Barnes

E quando eles colocaram muitas listras sobre eles – os judeus estavam proibidos por lei de infligir mais de 40 listras, e geralmente infligiam apenas 39, 2 Coríntios 11:24 . Mas não havia tal lei entre os romanos. Eles eram irrestritos em relação ao número de cílios e provavelmente infligiram muitos mais. Talvez Paulo se refira a isso quando diz 2 Coríntios 11:23 : “De maneira acima da medida”. isto é, além da medida usual entre os judeus, ou além da moderação.

Eles os lançaram na prisão – Os magistrados fizeram isso em parte como punição, e em parte com a perspectiva de vingar-se mais deles de acordo com as formas da lei.

Comentário de E.W. Bullinger

listras . Grego. plege. Quatro vezes traduzido como “ferida” , cinco vezes “listra” e doze vezes “praga”.

carregamento . O mesmo que “comando” em Atos 16:18 .

carcereiro . Grego. desmophulax, ou seja , detentor da prisão. Somente aqui e versículos: Atos 16:27 , Atos 16:36 .

mantenha . Grego. tereo. Compare Atos 12: 5 , Atos 12: 6 .

com segurança . Grego. asphalos. Veja nota em Marcos 14:44 .

Comentário de John Calvin

23. Que ele deve mantê-los seguros. Enquanto os magistrados ordenam que Paulo e Silas sejam mantidos com tanta diligência, isso foi feito para esse fim, para que eles pudessem saber mais sobre o assunto. Pois eles já os haviam espancado com varas para aplacar o tumulto. E é isso que eu disse ultimamente: que o mundo se enfurece com tanta fúria cega contra os ministros do evangelho, que não mantém a severidade. Mas, como é muito proveitoso para nós, por exemplo, saber como as testemunhas de Cristo foram sem graça e sem graça, em tempos passados; portanto, não é menos lucrativo saber o que Lucas acrescenta imediatamente a respeito de sua coragem e paciência. Pois mesmo quando eles se prendem aos grilhões, ele diz que, em oração, louvavam a Deus, pelo que parece que nem a reprovação com que sofreram, nem as listras que tornaram sua carne mais inteligente, nem o fedor da masmorra profunda, nem o perigo de a morte, que era difícil, poderia impedi-los de dar graças ao Senhor com alegria e com coração alegre. –

Devemos observar essa regra geral, que não podemos orar como devemos, mas devemos também louvar a Deus. Pois, embora o desejo de orar surja do sentimento de nossas vontades e misérias, e, portanto, é, na maioria das vezes, unido com tristeza e cuidado; – (209) contudo, os fiéis devem conter suas afeições de maneira que não murmurem contra Deus; de modo que a forma correta de oração une duas afeições, (para parecerem muito contrárias) [cuidado] e tristeza, devido à necessidade atual que nos impede, e alegria, devido à obediência pela qual submeta-nos a Deus e, por causa da esperança que, mostrando-nos o paraíso que está próximo, nos refresca mesmo no meio de um naufrágio. Essa forma que Paulo nos prescreve. Que suas orações (diz ele) sejam divulgadas a Deus com ação de graças ( Filipenses 4: 6 ). Mas nesta história devemos observar as circunstâncias. Embora a dor das riscas fosse grave, a prisão fosse problemática, e o perigo fosse grande, visto que Paulo e Silas deixam de não louvar a Deus, reunimos por isso o quanto eles foram incentivados a carregar a cruz. Assim, Lucas relatou antes que os apóstolos se regozijavam, porque eram considerados dignos de sofrerem reprovação pelo nome do Senhor ( Atos 5:41 ).

E aqueles que estão presos. Devemos saber que Paulo e Silas oraram em voz alta, para que pudessem dar a conhecer a ousadia de uma boa consciência a outras pessoas que foram trancadas na mesma prisão; pois eles poderiam ter feito suas orações com gemidos e suspiros secretos de coração, como costumavam fazer, ou poderiam ter orado ao Senhor calma e suavemente. Por que eles exaltam sua voz? Certamente, eles não o fazem por nenhuma ambição; mas para que professem que, confiando na bondade de sua causa, voem sem temor a Deus. Portanto, em suas orações estava incluída uma confissão de fé, que pertencia a um exemplo comum, e preparava tanto a casa do criminoso quanto a casa do carcereiro para considerar o milagre. –

Animi ansioso”, ansiedade mental.

Comentário de Adam Clarke

Colocou muitas listras sobre eles – os judeus nunca deram mais de trinta e nove listras a nenhum criminoso; mas os romanos não tinham lei em relação a isso: eles deram quantos quisessem; e os apóstolos tinham, sem dúvida, a medida mais completa. E talvez São Paulo se refira a isso, onde ele diz, 2 Coríntios 11:23 ; : e? p???a?? ?pe?ßa????t?? , em faixas além da medida ou moderação.

Comentário de John Wesley

E, tendo posto muitas listras sobre eles, os lançaram na prisão, ordenando ao carcereiro que os guardasse em segurança.

Eles colocaram muitas listras sobre eles – ou eles não disseram imediatamente que eram romanos, ou no tumulto não foi considerado.

Carregar o carcereiro – talvez mais para acalmar as pessoas do que porque as consideravam criminosas.

Referências Cruzadas

1 Samuel 23:22 – Vão e façam mais preparativos. Descubram aonde Davi geralmente vai e quem o tem visto ali. Dizem-me que ele é muito astuto.

Mateus 26:48 – O traidor havia combinado um sinal com eles, dizendo-lhes: “Aquele a quem eu saudar com um beijo, é ele; prendam-no”.

Mateus 27:63 – e disseram: “Senhor, lembramos que, enquanto ainda estava vivo, aquele impostor disse: ‘Depois de três dias ressuscitarei’.

Lucas 21:12 – “Mas antes de tudo isso, prenderão e perseguirão vocês. Então os entregarão às sinagogas e prisões, e vocês serão levados à presença de reis e governadores, tudo por causa do meu nome.

Atos dos Apóstolos 5:18 – Por isso, mandaram prender os apóstolos, colocando-os numa prisão pública.

Atos dos Apóstolos 5:23 – “Encontramos a prisão trancada com toda a segurança, com os guardas diante das portas; mas, quando as abrimos não havia ninguém”.

Atos dos Apóstolos 8:3 – Saulo, por sua vez, devastava a igreja. Indo de casa em casa, arrastava homens e mulheres e os lançava na prisão.

Atos dos Apóstolos 9:2 – pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, de maneira que, caso encontrasse ali homens ou mulheres que pertencessem ao Caminho, pudesse levá-los presos para Jerusalém.

Atos dos Apóstolos 12:4 – Tendo-o prendido, lançou-o no cárcere, entregando-o para ser guardado por quatro escoltas de quatro soldados cada uma. Herodes pretendia submetê-lo a julgamento público depois da Páscoa.

Atos dos Apóstolos 12:18 – De manhã, não foi pequeno o alvoroço entre os soldados quanto ao que tinha acontecido a Pedro.

Efésios 3:1 – Por essa razão, eu, Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus por amor de vocês, gentios —

Efésios 4:1 – Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam.

2 Timóteo 2:9 – pelo qual sofro a ponto de estar preso como criminoso; contudo a palavra de Deus não está presa.

Filemom 1:9 – prefiro fazer um apelo com base no amor. Eu, Paulo, já velho, e agora também prisioneiro de Cristo Jesus,

Apocalipse 1:9 – Eu, João, irmão e companheiro de vocês no sofrimento, no Reino e na perseverança em Jesus, estava na ilha de Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.

Apocalipse 2:10 – Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. Saibam que o diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *