Estudo de Atos 17:13 – Comentado e Explicado

Mas os judeus de Tessalônica, sabendo que também em Beréia tinha sido pregada por Paulo a palavra de Deus, foram para lá agitar e sublevar o povo.
Atos 17:13

Comentário de Albert Barnes

Agitou o povo – A palavra usada aqui sa?e?e?? saleueindenota corretamente “agitar” ou “excitar”, à medida que as ondas do mar são agitadas pelo vento. É com grande beleza usada para denotar a “agitação e excitação de um tumulto popular”, de sua semelhança com as ondas perturbadas do oceano. A figura é frequentemente empregada pelos escritores clássicos e também ocorre nas Escrituras. Ver Salmo 65: 7 ; Isaías 17: 12-13 ; Jeremias 46: 7-8 .

Comentário de E.W. Bullinger

de = de. Grego. apo. App-104.

tinha conhecimento = conhecia. Grego. ginosko. App-132.

Deus App-98.

pregado . Grego. Katangello. App-121.

at = in. grego. en.

e agitado = agitando. Grego. saleuo. Compare Atos 4: 3 ; Atos 16:26 . Os textos acrescentam “e perturbadores”, como em Atos 17: 8 .

Comentário de John Calvin

13. E quando os judeus. Vemos como os judeus foram levados para lá e para cá com ódio ao evangelho que nunca poderia ser apaziguado. Pois eles não apenas expulsam Cristo furiosamente quando lhes é oferecido em casa; mas quando ouvem que ele é pregado em outro lugar, correm para lá como loucos. Mas não devemos considerar tanto a fúria da nação como a malícia desesperada de Satanás, que incita aqueles que são seus para perturbar o reino de Cristo e destruir a salvação do homem; e ele os usa como fãs para aumentar a sedição. Portanto, saibamos que quando hoje em dia tantos inimigos furiosos se colocam contra os fiéis ministros de Cristo, não são os homens que provocam a guerra, mas é Satanás, o pai da mentira, que faz tudo isso. coisas que ele pode derrubar o reino de Cristo. ( João 8:44 .) E embora nem sempre haja a mesma forma na luta e no encontro, Satanás nunca deixará de cansar aqueles a quem ele sabe servir fielmente a Cristo, seja em guerra aberta ou em segredo, ou combates domésticos.

Comentário de Adam Clarke

Os judeus de Tessalônica – incitaram o povo – com que malícia implacável esses homens perseguiram o Evangelho! E no mesmo espírito eles continuam até os dias atuais, embora seja evidentemente a única causa de sua miséria.

Comentário de Thomas Coke

Atos 17:13 . E agitou o povo. a palavra sa?e???te?, rendido agitado, significa principalmente levantar uma tempestade. Expressa uma agitação violenta do mar e ilustra admiravelmente a raiva e a fúria de uma multidão sediciosa. Comp. Salmos 90: 3-4 . Isaías 17: 12-13 . Jeremias 46: 7-8 .

Referências Cruzadas

1 Reis 21:25 – ( Nunca existiu ninguém como Acabe, que se vendeu para fazer o que o Senhor reprova, pressionado por sua mulher Jezabel.

Provérbios 15:18 – O homem irritável provoca dissensão, mas quem é paciente acalma a discussão.

Provérbios 28:25 – O ganancioso provoca brigas, mas quem confia no Senhor prosperará.

Mateus 23:13 – “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês fecham o Reino dos céus diante dos homens! Vocês mesmos não entram, nem deixam entrar aqueles que gostariam de fazê-lo.

Lucas 12:51 – Vocês pensam que vim trazer paz à terra? Não, eu lhes digo. Pelo contrário, vim trazer divisão!

Atos dos Apóstolos 6:12 – Com isso agitaram o povo, os líderes religiosos e os mestres da lei. E, prendendo Estêvão, levaram-no ao Sinédrio.

Atos dos Apóstolos 14:2 – Mas os judeus que se tinham recusado a crer incitaram os gentios e irritaram-lhes os ânimos contra os irmãos.

Atos dos Apóstolos 17:5 – Mas os judeus ficaram com inveja. Reuniram alguns homens perversos dentre os desocupados e, com a multidão, iniciaram um tumulto na cidade. Invadiram a casa de Jasom, em busca de Paulo e Silas, a fim de trazê-los para o meio da multidão.

Atos dos Apóstolos 21:27 – Quando já estavam para terminar os sete dias, alguns judeus da Província da Ásia, vendo Paulo no templo, agitaram toda a multidão e o agarraram,

1 Tessalonicenses 2:14 – Porque vocês, irmãos, tornaram-se imitadores das igrejas de Deus em Cristo Jesus que estão na Judéia. Vocês sofreram da parte dos seus próprios conterrâneos as mesmas coisas que aquelas igrejas sofreram da parte dos judeus,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *