Estudo de 1 Timóteo 4:5 – Comentado e Explicado

Porque se torna santificado pela palavra de Deus e pela oração.
1 Timóteo 4:5

Comentário de Albert Barnes

Pois é santificado pela palavra de Deus – Pela autoridade ou permissão de Deus. Seria profano ou profano se ele a proibisse; é tornado santo ou apropriado para o nosso uso por sua permissão, e nenhum comando do “homem” pode torná-lo profano ou impróprio; compare Gênesis 1:29 ; Gênesis 9: 3 .

E oração – se é compartilhada com oração. Pela oração, somos capacitados a recebê-lo com gratidão, e tudo o que comemos ou bebemos pode ser assim um meio de graça.

Comentário de E.W. Bullinger

por . App-104. 1 Timóteo 4: 1 .

palavra . App-121.,

oração App-134.

Comentário de John Calvin

5 Pois é santificada pela palavra de Deus e pela oração. Esta é a confirmação da cláusula anterior, se for recebida com Ação de Graças . E é um argumento extraído do contraste; pois “santo” e “profano” são coisas contrárias uma à outra. Vamos agora ver o que é a santificação de todas as coisas boas, que pertencem ao sustento da vida presente. Paulo testifica que consiste na “palavra de Deus e na oração”. Mas deve-se observar que essa palavra deve ser adotada pela , a fim de ser vantajosa; pois, embora o próprio Deus santifique todas as coisas pelo Espírito de sua boca, ainda não obtemos esse benefício, mas pela fé. A isto se acrescenta “oração”; pois, por um lado, pedimos a Deus nosso pão diário, de acordo com o mandamento de Cristo ( Mateus 6:11 😉 e, por outro, oferecemos ações de graças a Ele por Sua bondade.

Agora, a doutrina de Paulo prossegue com esse princípio, de que não há coisa boa, cuja posse é lícita, a menos que a consciência testemunhe que é legalmente nossa. E qual de nós se arriscaria a reivindicar para si um único grão de trigo, se não fosse ensinado pela palavra de Deus que ele é o herdeiro do mundo? O senso comum, de fato, pronuncia que a riqueza do mundo é naturalmente destinada ao nosso uso; mas, desde que o domínio do mundo foi tirado de nós em Adão, tudo o que tocamos nos dons de Deus é contaminado pela nossa poluição; e, por outro lado, é impuro para nós, até que Deus graciosamente venha em nosso auxílio, e ao nos introduzir em seu Filho, nos constitua novamente como senhores do mundo, para que possamos usar legalmente como nossa toda a riqueza. com o qual ele nos fornece.

Justamente, portanto, Paulo relaciona gozo legal com “a palavra”, pela qual somente recuperamos o que foi perdido em Adão; pois devemos reconhecer Deus como nosso Pai, para que possamos ser seus herdeiros, e Cristo como nossa cabeça, para que as coisas dele sejam nossas. Portanto, deve-se inferir que o uso de todos os dons de Deus é impuro, a menos que seja acompanhado pelo verdadeiro conhecimento e invocação do nome de Deus; e que é uma maneira bestial de comer, quando nos sentamos à mesa sem nenhuma oração; e, quando tivermos comido ao máximo, parta em completo esquecimento de Deus.

E se tal santificação é exigida em relação à comida comum, que, juntamente com a barriga, está sujeita à corrupção, o que devemos pensar sobre os sacramentos espirituais? Se “a palavra”, e invocando Deus pela fé, não está lá, o que resta é que não é profano? Aqui devemos atender à distinção entre a bênção da mesa sacramental e a bênção de uma mesa comum; pois, quanto ao alimento que comemos para nutrir nosso corpo, o abençoamos com esse propósito, para que possamos recebê-lo de maneira pura e lícita; mas consagramos, de maneira mais solene, o pão e o vinho na Ceia do Senhor, para que nos constituam penhor do corpo e sangue de Cristo.

Comentário de Adam Clarke

Pois é santificado pela palavra de Deus – ??a ????? Te?? · Pelo mandamento de Deus; provavelmente se referindo a Gênesis 1:29 ; : E Deus disse: Eu te dei toda erva – e toda árvore – para você ser para carne; e a Gênesis 9: 3 ; : Toda coisa móvel que vive será carne para ti; assim como a erva verde te dei todas as coisas; ou seja, eu lhe dei todo animal que é adequado para a alimentação, assim como eu lhe dei todas as ervas e frutos apropriados para a nutrição. Portanto, tudo isso foi santificado, separado e apropriado para esse uso por este comando. E quando o homem está prestes a usá-lo, ele deve santificar ou separar esse uso pela oração a Deus,

  1. Para que possa nos responder para o fim para o qual foi projetado;
  • Que possamos usá-lo com gratidão e moderação;
  • Que toda a força dela derivada possa ser dedicada a Deus, preenchendo os deveres daquelas situações em que Sua providência nos colocou.
  • Aqueles que não agradecem a Deus por sua comida, e não oram por sua bênção no uso dela, são indignos mesmo de um pedaço de pão e da respiração que respiram. A opinião do bispo Newton sobre essa profecia eu reservei para o final deste capítulo.

    Comentário de John Wesley

    Pois é santificado pela palavra de Deus e pela oração.

    É santificado pela palavra de Deus – Criando tudo, e dando ao homem como alimento.

    E pela oração – Os filhos de Deus devem orar pela santificação de todas as criaturas que eles usam. E não apenas os cristãos, mas até os judeus, sim, os próprios pagãos costumavam consagrar sua mesa pela oração.

    Referências Cruzadas

    Lucas 4:4 – Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem’ “.

    Lucas 11:41 – Mas dêem o que está dentro do prato como esmola, e verão que tudo lhes ficará limpo.

    1 Coríntios 7:14 – Pois o marido descrente é santificado por meio da mulher, e a mulher descrente é santificada por meio do marido. Se assim não fosse, seus filhos seriam impuros, mas agora são santos.

    1 Timóteo 4:3 – e proíbem o casamento e o consumo de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que crêem e conhecem a verdade.

    Tito 1:15 – Para os puros, todas as coisas são puras; mas para os impuros e descrentes, nada é puro. De fato, tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *